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Como a área de Vendas pode trabalhar em conjunto com a área de Customer Success?

Sumário

As áreas de Customer Success e vendas podem e devem trabalhar em conjunto com o objetivo de alcançar os melhores resultados possíveis para a empresa.

No entanto, essa não é a realidade da maior parte dos negócios e por isso mesmo, nós trouxemos informações valiosas que vão ajudar na integração.

De modo que, os dois setores possam atuar sempre de forma estratégica e conjunta para que os clientes se tornem fãs da empresa e consumidores fiéis. Confira tudo a seguir.

Customer Success e vendas entenda a relação intrínseca

Muito embora o mais comum seja lidar com os dois times separadamente, na prática, eles não deveriam se desassociar.

Tendo em vista que, o customer success é o setor da empresa responsável pelo relacionamento do cliente, visando alcançar sua satisfação.

O objetivo é sempre traçar uma estratégia que possa maximizar a lucratividade da empresa de forma eficiente e sustentável, focada na retenção do cliente conquistado.

Por isso mesmo, o customer success é um setor que está intimamente ligado com o pós-vendas e todas as estratégias viáveis para que esse cliente se mantenha apaixonado pelo produto ou serviço que adquiriu.

Pensando assim, é natural imaginar que após a venda o customer success entra em campo e não precisa de integração alguma com o time de vendas, mas isso é um erro.

Afinal, o seu setor de vendas conhece intimamente o cliente, por isso, foi eficaz em conquistá-lo e gerar a venda. Agora o customer success precisa de todos esses dados para que possa ter uma estratégia mais eficiente, visando continuar o processo de encantamento.

O trabalho entre os dois setores é um ciclo

Quando o customer success faz um excelente trabalho, o ciclo se reinicia, deixando o cliente apto para começar novamente a jornada de compras onde o setor de vendas atua.

Portanto, é claro que uma área influencia diretamente a outra. E isso significa dizer que ambas precisam estar continuamente atuando em parceria.

De modo que, a comunicação entre os times possa contribuir para o fortalecimento de estratégias que são muito mais eficientes.

O que vai proporcionar fortalecimento da marca, fidelização de clientes e uma série de outros resultados que são muito positivos para a empresa.

Por isso mesmo, os dois setores devem preferencialmente ser integrados, trabalhando com a mesma base de dados e comunicação facilitada.

Aspectos que vão contribuir para que seja possível manter uma base sólida de clientes que compram com regularidade de sua empresa. Afinal, com a sincronia correta sempre vão existir clientes iniciando e outros reiniciando o ciclo de compras em seu negócio.

Garantindo que a base de clientes fiéis da empresa cresça a cada novo consumidor conquistado pelo time de vendas e fidelizado pelo time de sucesso do cliente.

Quais os benefícios de manter os dois times alinhados?

Ter os dois times alinhados trará uma série de benefícios para a administração da empresa no dia a dia, como:

1. Fortalecimento de marca

Quando a empresa tem uma equipe altamente eficiente em fidelizar clientes, é natural que ocorra um fortalecimento da marca na memória do público.

Dessa forma, a empresa tem mais chances de ser lembrada sempre que o público consumidor necessita do produto ou serviço que a empresa oferece ao mercado.

2. Crescimento saudável da empresa

Com clientes cada vez mais satisfeitos em relação à marca, é natural que ocorra um crescimento saudável do negócio.

Afinal, os clientes estão satisfeitos e voltam a fazer novos negócios com a empresa. Com isso, é natural que o crescimento do negócio ocorra, mantendo uma base de clientes fiéis que garantem previsibilidade de receita.

Ao mesmo tempo em que o negócio tem uma base forte de clientes, é possível investir para atrair novos consumidores para a marca e potencializar todos os resultados que poderão ser alcançados.

3. Redução de churn

Clientes felizes e satisfeitos não cancelam suas assinaturas ou deixam de comprar seus produtos regularmente.

Por isso, a parceria entre time de vendas e de sucesso do cliente é extremamente saudável para o crescimento dos resultados.

Portanto, vale muito a pena investir na relação entre customer success e vendas, para que os dois setores atuem sincronizados, gerando mais oportunidades para a empresa.

Como viabilizar a atuação em conjunto de customer success e vendas

Sabendo quais são os benefícios e a importância da atuação conjunta, é hora de traçar planos para que essa união comece a ocorrer em sua empresa. O ideal é adotar alguns cuidados simples, como:

Fortalecer a imagem de time

Os colaboradores precisam perceber que são membros de uma única equipe. Isso significa dizer que
não pode haver concorrência entre a equipe de vendas e o time de customer success.

Afinal, eles precisam trabalhar em conjunto para que todas as metas da empresa possam ser alcançadas.

Por isso mesmo, é importante atuar de modo que os dois times se vejam como parceiros no crescimento do negócio.

Adotar o mesmo banco de dados

É interessante que os dois times consigam alimentar o mesmo banco de dados na empresa.

De modo que, possam ter facilidade de acessar as informações pertinentes dos clientes, incluir anotações e compartilhar detalhes sobre o processo de cada consumidor.

Dessa forma, é possível que as vendas sejam personalizadas, com uma abordagem muito mais assertiva. Afinal, cada contato gera informações para que o próximo contato seja ainda melhor e possa propiciar uma venda.

Trocar informações através de um sistema onde os dois times conseguem acesso, é importante para uma comunicação facilitada. Contribuindo para que seja possível ter resultados positivos na interação e integração dos times.

Manter reuniões regulares

É importante realizar reuniões periódicas para o alinhamento do time. De modo que, todos possam interagir, trocar sugestões e se perceberem como um time de fato.

As reuniões regulares ajudam os líderes a trocar informações e estabelecer metas. A partir de então, ocorre uma integração mais natural entre customer success e vendas e os resultados dos dois times começam a ser percebidos por toda a empresa.

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