Um analista de atendimento ao cliente é um profissional de grande importância na empresa. Sua atuação garante que a equipe de atendimento seja eficiente e forme um elo com os clientes, aumentando a retenção e fidelização.
Portanto, ter uma boa equipe de atendimento perpassa a contratação de um analista que seja capacitado e eficiente.
Nós trouxemos algumas dicas e informações sobre o perfil ideal, tarefas e salários da profissão. Confira tudo a seguir e entenda mais a respeito.
O que é um analista de atendimento ao cliente?
O profissional que atua como analista de atendimento ao cliente é responsável por acompanhar os indicadores da equipe de atendimento ao consumidor.
Dessa forma, seu trabalho analisa chamados que são abertos pelos clientes, visando garantir que a equipe de atendimento faça a execução correta dos procedimentos.
O analista agrega qualidade ao atendimento que a empresa oferece, uma vez que, monitora todo o processo.
Ao perceber que a equipe não está agindo conforme o orientado, o analista poderá fazer interferências e propor treinamento. Justamente com o intuito de garantir a qualidade de atendimento.
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O que faz um analista de atendimento?
O analista de atendimento ao cliente monitora indicadores de eficiência que façam sentido para o negócio.
Além disso, implementa melhorias no processo com o intuito de garantir que a equipe seja eficaz no atendimento oferecido. O profissional também faz uma série de outras tarefas relevantes, como:
- Esclarece dúvidas e recebe sugestões;
- Acompanha planilhas;
- Realiza os lançamentos de dados de clientes referentes aos contratos;
- Participa de treinamentos para garantir a efetividade da equipe de SAC;
- Faz relatórios de suas atividades mensais.
Quanto ganha um analista de atendimento ao cliente?
Segundo o Vagas.com, o analista de atendimento ganha em média R$2.022. Todavia, dependendo da região o profissional poderá ganhar até R$3.033 dependendo do nível de experiência do analista.
Quando se tem experiência e boa capacitação, é natural que o profissional consiga ter um salário relativamente mais alto que a média.
Qual o perfil ideal para um analista de atendimento
É importante perceber que geralmente o profissional é formado em comunicação social ou administração. Mas além disso, o analista de atendimento é um profissional que deve ter algumas habilidades específicas, que são:
01. Boa comunicação
Uma habilidade indispensável para quem quer lidar com atendimento ao cliente é a comunicação. Tendo em vista que, é preciso ser claro e conciso em sua fala.
Se a pessoa adota uma fala ambígua ou que dá margem para que o cliente entenda uma mensagem diferente da correta, é problemático.
Portanto, o profissional precisa ser capaz de se comunicar com eficiência com a equipe de SAC e com os clientes. Aspecto que fará com que sua performance no cotidiano de trabalho seja a melhor possível.
02. Capacidade de analisar dados
O analista precisa ter capacidade de acompanhar diferentes KPI’s e correlacionar os dados. Portanto, é fundamental ter uma boa capacidade de análise, com o intuito de garantir que seus apontamentos sejam precisos.
Com base nos dados coletados, o analista poderá observar o que está funcionando e o que precisa ser corrigido. Justamente visando garantir que se tenha resultados potencializados por eventuais melhorias implementadas.
Portanto, é um trabalho que requer bastante dedicação, para que o analista consiga compreender o que se passa na empresa e implementar melhorias.
Com base em métricas definidas de acordo com o mercado em que atua, o profissional poderá avaliar o mercado, correlacionar dados e implementar ações estratégicas.
Mesmo quando tudo está aparentemente bem, o analista deve continuar buscando o aperfeiçoamento continuamente.
03. Ser eficiente em propor soluções
O profissional precisa apontar soluções que sejam eficazes para a rotina do negócio. Sejam soluções pontuais ou que precisam de mais tempo para implementação.
Estar disposto a avaliar o mercado, buscar melhorias contínuas e fazer ajustes estratégicos é fundamental.
Justamente com o intuito de que as ações sejam estratégicas para o negócio, trazendo resultados que devem ser avaliados continuamente.
O processo de propor soluções para o negócio é importante, visando garantir que o setor de atendimento seja cada vez melhor.
Trata-se de um processo contínuo, visando garantir o aperfeiçoamento do setor de atendimento ao cliente. Portanto, é um trabalho que demanda grande capacidade criativa e muita dedicação, para trazer sugestões que impactem positivamente o cotidiano de atendimento.
04. Empatia e resiliência
Um profissional que vai lidar com o cotidiano de atendimento ao cliente precisa ter a capacidade de se colocar no lugar do consumidor, e isso só é possível através da empatia.
Além disso, o profissional lidará com clientes insatisfeitos todos os dias. Portanto, é necessário ser resiliente, por ser necessário oferecer soluções para problemas difíceis.
Afinal, o profissional precisa lidar com a insatisfação do cliente e ser resiliente para converter a insatisfação em confiança.
O objetivo é sempre que o profissional contribua para a fidelização dos consumidores, oferecendo um atendimento cada vez melhor. Melhorando o time de atendimento, é possível trazer diferenciais competitivos para o negócio.
05. Ser capaz de lidar com conflitos
O profissional precisa ser capaz de lidar com conflitos, que são parte do cotidiano do atendimento ao cliente.
Portanto, é fundamental que o profissional se mostre capacitado para resolver questões problemáticas.
Afinal, o cliente normalmente está insatisfeito quando o problema chega até o analista. E se a equipe não conseguiu resolver o problema antes que ele chegue ao analista, a situação é por si só conflituosa.
Portanto, é fundamental ser um profissional resiliente, calmo e centrado na resolução da questão. Justamente com o intuito de que a equipe tenha suporte e possa ser orientada quanto às ações previamente estabelecidas não funcionam para solucionar a questão.
Tenha uma carreira de sucesso como analista
Agora que já sabe mais a respeito da carreira de analista de atendimento ao cliente, aproveite as informações para identificar se é o que deseja fazer.
Investir em sua formação, se qualificar e se preparar para o mercado é fundamental. Portanto, é interessante se preparar para ocupar o cargo.
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