logo CS Academy branco

Como impulsionar o sucesso através da Educação de Clientes

Sumário

A educação de clientes ainda não é a prioridade de muitas empresas, mas deveria ser! 

Os clientes demonstram maior confiança quando passam por processos de educação. Além disso, o atendimento educado e atencioso contribui positivamente para que a empresa feche negócio com esse cliente que foi qualificado após passar pela estratégia de educação de clientes.

Por este motivo, trouxemos mais sobre o que é educação de clientes e como fazê-lo na prática, com o intuito de te auxiliar a identificar se é um bom investimento para seu negócio.

O que é educação de clientes? 

Educação de clientes é um processo no qual a empresa propositalmente fornece informações para acelerar e estimular a obtenção de novos conhecimentos.

O objetivo da estratégia é atrair novos clientes, incentivar comportamentos específicos, quebrar barreiras que impedem a aquisição dos serviços ou produtos e aumentar a taxa de renovação de clientes.

Portanto, é uma estratégia que ajuda a empresa a mudar o que o cliente pensa sobre um determinado produto. Contribuindo para incentivar a adoção do comportamento de compra.

Por que educar os seus clientes? 

Após ser submetido ao processo de educação, o cliente terá mais informações reais, fornecidas pela própria marca sobre o que os produtos ou serviços podem oferecer.

Segundo estudo do MITSloan Management Review, que pesquisou 1200 clientes de varejo, demonstrou resultados muito positivos quando os clientes passam por um processo de educação idealizado pela empresa antes da tomada de decisão de compra.

Dessa forma, o cliente toma a decisão de aquisição com bastante consciência, evitando altas expectativas que não serão cumpridas.

Além disso, o processo de educação do cliente elimina eventuais barreiras de resistência em relação ao produto ou serviço oferecido. Uma vez que, o consumidor passou por diversas etapas de contato com o produto ou serviço, gerando a obtenção das informações necessárias para que se possa tomar uma decisão assertiva.

Quais são as vantagens de investir em estratégias para educar o público?

É importante perceber que existem muitos benefícios de educar os clientes, como:

  • Melhorar o relacionamento com o consumidor;
  • A experiência do cliente é beneficiada em relação ao produto ou serviço oferecido pela empresa;
  • A marca se torna capaz de atrair o consumidor que realmente tem interesse no produto/serviço oferecido;
  • Aumenta a credibilidade da empresa no mercado;
  • O público da empresa tem maior engajamento com a proposta da empresa;
  • O cliente aprende o que esperar de fato do seu produto ou serviço. 

Portanto, são vantagens muito significativas, que beneficiam não só o cliente que foi educado, como também a empresa que realizou o investimento na educação de seu público.

Em resumo, toda empresa que deseja se tornar líder de mercado deveria investir em educar seu público, com o intuito de obter os melhores resultados possíveis a partir disso. 

Como montar um plano de educação de clientes?

O mais importante para montar um plano de educação de clientes é considerar o que sua empresa espera obter como resultado e o que o cliente precisa aprender.

A partir de então, é possível traçar quais são as melhores estratégias para produzir e difundir o conteúdo educativo.

Existem múltiplas abordagens que podem ser adotadas. No entanto, é importante ter o cuidado de observar que montar um plano de educação de clientes não consiste em estruturar uma estratégia de produção e disseminação de conteúdo.

A realidade é que, muito embora seja preciso produzir conteúdo educativo, é importante perceber que isso deve ser feito de forma estratégica, com o intuito de direcionar o conteúdo personalizado para a fatia do público da empresa que deverá ser educado.

Muitas vezes, a empresa só disponibiliza material educativo para quem demonstra interesse em se aprofundar. Enquanto alguns produtos exigem a educação de todo o público.

Portanto, é importante analisar seus objetivos, o perfil de seu público e traçar um processo personalizado, compatível com as metas que a empresa deseja alcançar. Não há fórmula pronta!

É possível contar com os especialistas da empresa para fazer webinars, é possível desenvolver e-books e uma série de outras estratégias que tenham como objetivo alcançar bons resultados.

Mensurar e acompanhar de perto são as melhores maneiras de identificar eventuais necessidades de ajustes na estratégia adotada.

Banner Template Customer Success Plan

A educação de clientes é fundamental para produtos disruptivos

Um ponto importante de perceber é que produtos inovadores praticamente exigem a educação do mercado. Tendo em vista que, não basta apenas apresentar o produto.

É preciso explicar seus diferenciais, o que ele promove e com base em uma série de informações, educar o cliente para incentivar a compra.

Um ótimo exemplo são os coletores menstruais, um produto que é significativamente inovador e exigiu das empresas uma forte campanha de educação do mercado.

Somente a partir da educação, esclarecimento de dúvidas e campanhas massivas o produto conseguiu entrar no mercado e obter sucesso nas vendas.

Este é apenas um dos exemplos de como a educação de clientes é importante, possibilitando que a empresa venda mais e os clientes comprem produtos que realmente se encaixam nas expectativas que o consumidor criou.

Leia mais em nosso blog:

Como impulsionar o sucesso dos clientes através da sua educação? 

Para impulsionar o sucesso dos clientes através da educação é importante conhecer o seu público! Aspecto que vai fazer toda a diferença para que seja possível entender suas necessidades e limitações.

Uma vez que, tais informações vão possibilitar que a equipe entenda como traçar um caminho de conhecimento e protagonismo no aprendizado, para que se possa ter um resultado acima da média. 

Crie conteúdos com verdadeira qualidade, que permitam ao cliente entender detalhes sobre o tema que ele tem curiosidade e está buscando conhecimento. Compartilhe experiências de clientes reais e estabeleça uma relação de confiança.

Dessa forma, é possível impulsionar o sucesso do cliente, garantindo que ele tome decisões bem informadas e das quais não terá arrependimento posterior.

Portanto, é interessante pensar na educação de clientes como parte da estratégia de seu negócio, visando liderar o mercado e obter ótimos resultados.

Afinal, por todos os motivos que foram expostos se mostra como uma estratégia eficiente e que permitirá impulsionar o sucesso dos clientes e alcançar bons resultados para a empresa. 

Descubra como a CS Academy pode ajudar você a alavancar sua carreira

Aqui na CS Academy nós nos orgulhamos em dizer que já mudamos a vida e a carreira de milhares de pessoas através da educação Customer Centric. Em nossa plataforma, oferecemos trilhas de aprendizagem que vão de conteúdos básicos a especializações.

Além disso, em nossa comunidade, você pode trocar experiências de carreira com especialistas e ter acesso a diversas vagas exclusivas.

Venha se juntar a maior comunidade customer centric do Brasil, e alavancar a sua carreira com a CS Academy!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados