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Glossário de Customer Success e Customer Experience

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Call To Action (Chamada para ação)

Call to Action é, literalmente, uma “chamada para ação”. Trata-se de uma estratégia que aparece em diferentes conteúdos – textos, vídeos, tutoriais – e tem como finalidade principal induzir o internauta a uma ação específica. 

Se trata de uma ação simples e muito eficaz que pode guiar o seu cliente para o próximo passo, ajudando-o a alcançar um determinado objetivo. O CTA – como é conhecido o Call To Action – pode lhe ajudar a criar estratégias mais eficazes.

AIDA: Atenção, Interesse, Desejo e Ação

Se você pesquisar um pouco sobre CTAs encontrará um conceito amplamente difundido chamado AIDA. A sigla se refere a junção das iniciais de 4 etapas que precisam ser concluídas para que um cliente realize uma ação. São elas:

– Atenção;

– Interesse;

– Desejo;

– Ação. 

Não é difícil compreender essa sequência. É preciso chamar a atenção do cliente para que ele abra o anúncio. Em seguida ele deve se interessar para prosseguir lendo. É importante despertar o desejo para que ele queria saber mais e, por fim, realizar a ação proposta. 

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O Call To Action, por sua vez, costuma auxiliar em três dessas etapas: Atenção e interesse – de forma mais moderada – e ação – que é o CTA propriamente dito. 

Quais são os tipos de CTAs?

Existem diferentes tipos de CTA que podem ser utilizados em um conteúdo. O importante é definir qual deles melhor se encaixa ao seu caso, utilizando um formato que realmente chame a atenção da sua clientela. Os mais comuns são:

Botões:

O mais utilizado é o modelo de botão. Nesse caso, há um botão específico na página, em local de destaque, que indica uma ação. “Compre agora”, “faça o seu orçamento”, “Converse com um vendedor” etc.

O botão deve vir depois de um texto de apresentação ou em uma landing page. É importante que o leitor saiba claramente qual é a razão para clicar ali. 

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Banner:

Um formato um pouco diferente é o banner com CTA. Nesse caso o Call To Action vem acompanhado de um texto um pouco mais elaborado que faz esse convite ao clique. Por exemplo, algo como “Participe da maior feira de negócios da América da Latina. Cadastre-se”. 

Links em textos:

Por fim é possível usar o Call To Action em formato de link num texto. Não se engane pensando que só serve para blogs. Você pode fazer isso em e-mails, tutoriais e até mesmo em um e-book. 

Um bom Call To Action deve ser atrativo e objetivo. Ele precisa chamar a atenção do leitor, fazendo com que aquela ação pretendida seja concluída com sucesso. 

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