Histórias com Dados: Como analisar dados e interpretá-los por meio de técnicas de Data Storytelling

Sumário

Em um momento em que a cultura voltada para dados está cada vez mais presente dentro das empresas, saber transformá-los em uma boa narrativa faz uma enorme diferença na hora de montar as estratégias do negócio.


As histórias cativam o público, trazem maior engajamento e criam um laço que pode evoluir e gerar a fidelidade do seu cliente, é por isso que hoje vamos descobrir como o data storytelling vai te ajudar nessa missão.

O que é Data Storytelling?

Quando falamos em data storytelling, nos referimos a uma técnica que busca criar uma narrativa de forma simples e bem objetiva utilizando diferentes formatos de visualização de dados , tais como, quadros, gráficos, mapas, dentre outros elementos narrativos.


O principal objetivo dessa técnica é aumentar a capacidade de comunicação efetiva através dos dados, envolvendo a persona e fortalecendo a sua credibilidade. O data storytelling também faz com que a vida útil da sua história seja maior, e consequentemente gere mais engajamento a longo prazo.


Na prática o data storytelling tenta traduzir a análise de dados para uma linguagem mais cotidiana, a fim de contextualizar e explicar de forma mais simplificada os fatos, auxiliando assim nas tomadas de ações e decisões da empresa.

Diagrama Data Storytelling


Como aplicar Data Storytelling?

O grande fluxo de informações torna a narrativa uma das melhores alternativas para apresentar os dados de maneira mais acessível e efetiva.

Hoje nós já descobrimos o que é o data storytelling e como essa técnica pode melhorar a análise dos seus dados , mas como aplicá-la dentro da sua empresa? Isso você descobre abaixo.


Obtenha os dados

Antes de fazer qualquer coisa com os dados é necessário coletá-los. Existem diversas maneiras de se fazer isso, seja por meio de pesquisas , ou utilizando recursos tecnológicos para a obtenção dessas informações.


Inclusive, falamos um pouco mais sobre análise e coleta de dados

aqui.


Visualize a história contida neles

Observe os dados obtidos e tente enxergar neles as discrepâncias existentes, os pontos interessantes, as possíveis tendências e busque insights que possam te ajudar a trazer uma boa narrativa.


Crie narrativas atraentes

Transforme todos os insights descritos anteriormente e crie uma narrativa atraente a partir deles. Esses dados têm que contar histórias que tenham valor, inspirem ações, e ampliem as perspectivas.


Mostre diferentes formatos de apresentar a narrativa

Quando criar uma narrativa que seja atraente, não caia no erro de apresentá-la de forma igual. Não se limite apenas a textos, traga também vídeos, áudios e outros novos formatos que aumentem o alcance da sua história com dados.


Como analisar e interpretar dados a partir dessa técnica

Nós já falamos sobre como a técnica de data storytelling é importante quando falamos de engajar o público e montar boas estratégias para o negócio. Agora vamos aprender a analisar e interpretar os dados a partir dessa técnica, criando uma melhor narrativa e uma boa história a partir deles.


Seja sempre claro e objetivo

Quanto mais objetiva for a sua narrativa, mais fácil será entendê-la. É isso que devemos buscar na hora da interpretação dos dados, fazer com que o storytelling seja de fácil leitura e acessível para sua persona.


Combine palavras e imagens

Para melhor entendimento da sua narrativa é necessário utilizar outros artifícios além do texto. Combinar imagens e outros elementos junto ao texto vão deixar os dados mais escaneáveis e de fácil análise.


Deixe-o Acessível

Tornar o data storytelling mais acessível, parte muito da forma que apresentamos essa narrativa. Seguir os passos anteriores ajudam a fazer isso acontecer, mas além

de tudo isso é necessário saber o gosto do seu público.


Saber o que o seu cliente gosta, quais os formatos e padrões que mais agradam a sua persona e estruturar isso no seu data storytelling, vai efetivamente deixá-lo mais acessível a todos.


Utilizar a técnica data storytelling vai te ajudar não só a apresentar melhor os seus dados, os tornando mais atrativos e menos massivos, mas também a analisá-los e interpretá-los de forma mais eficiente.

Esperamos que com esse artigo, tenhamos conseguido te ensinar como contar histórias através dos dados. E então, vamos pôr em prática?

Se você tem interesse em aprender mais sobre o mundo de dados e análises, nós da
CS Academy temos o curso perfeito para você!

O
Customer Data Analytics vai tornar as suas tomadas de decisões muito mais assertivas através da utilização de dados e da cultura data driven para melhorar ainda mais a experiência do seu cliente.

Tá esperando o quê? Se
inscreva aqui!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados