Atendimento personalizado: O que é e 5 dicas para realizar

O atendimento personalizado é uma tendência que está cada vez mais forte no mercado. Afinal, é uma forma de demonstrar atenção com o cliente e estabelecer laços durante a interação.

Entender o que é e como utilizar a estratégia é fundamental para que sua equipe possa melhorar a qualidade do atendimento oferecido ao seu cliente. 

Nós trouxemos informações e dicas, para que a partir de agora possa implementar a personalização do atendimento ao cliente em seu negócio. Confira tudo a seguir.

O que é um atendimento personalizado?

O atendimento personalizado consiste em um conjunto de técnicas que possuem como objetivo gerar a sensação de que o cliente é único durante a interação.

É importante perceber que o atendimento personalizado não se restringe a falar ou escrever o nome do cliente durante a interação. 

Uma empresa de telecom que oferece suporte técnico, por exemplo, personaliza o atendimento ao usar termos que o cliente é capaz de compreender.

Dessa forma, a equipe consegue viabilizar um atendimento qualificado, garantindo que o cliente tenha boa experiência e consiga ter a solução de seu problema. Perceba que, o atendimento personalizado vai muito além de chamar a pessoa pelo nome.

Qual a importância do atendimento personalizado?

O cliente que vivencia um atendimento personalizado consegue ter uma experiência de interação que é muito mais agradável. De modo que, a empresa consiga demonstrar sua preocupação com o consumidor e sua satisfação.

Portanto, é de extrema importância fazer o atendimento ao cliente focando em personalização, para que se tenha uma boa impressão da marca.

Quando se faz um atendimento de qualidade e que é capaz de manter o cliente satisfeito, é natural que a empresa alcance a fidelização desejada. Aspecto que faz a diferença para ter uma boa base de clientes, que permite o crescimento do negócio.

Quais os benefícios de fazer o atendimento personalizado

Existem inúmeros benefícios atrelados ao atendimento personalizado de seus consumidores, nós listamos alguns, confira:

  • Satisfação do cliente;
  • Aumento na fidelização do público;
  • Criar a cultura de um negócio centrado no cliente;
  • Flexibilização do processo de atendimento;
  • Aumenta a credibilidade da marca;
  • Melhora a percepção da marca;
  • Possibilita o crescimento sustentável da base de clientes.

Os clientes satisfeitos são os principais defensores de uma marca. Além disso, eles se tornam verdadeiros divulgadores da empresa. O que é excelente para converter novos clientes e possibilitar o crescimento saudável do negócio no curto e longo prazo.

Outro ponto muito relevante, é que um cliente satisfeito tende a ter um ticket médio maior. Afinal, ele já conhece a empresa, está feliz e naturalmente está disposto a comprar novas soluções oferecidas pela marca.

O que faz com que a empresa possa ter excelentes resultados a partir de uma estratégia que funciona de forma eficaz e contínua. Tendo em vista que, atendimento de qualidade nunca deixa de ser relevante para uma marca.

5 dicas para fazer um atendimento personalizado

Uma vez compreendida a importância do atendimento personalizado para sua empresa, é hora de compreender como aplicar na prática, confira:

01. Tenha um banco de dados sobre seus clientes

É preciso conhecer seus clientes com detalhes para que você consiga ter um banco de dados atualizado e relevante.

Entenda e registre as solicitações, compras, reclamações e frequência de contatos. Dessa forma, o atendente terá um perfil do cliente que é rápido de acessar e dá clareza para personalizar o atendimento.

Entendendo o perfil do consumidor também é possível aumentar seu ticket médio de forma estratégica. Uma vez que, será possível oferecer ao cliente o que é compatível com o perfil dele. Evitando que as tentativas de oferecer upgrades e novas soluções da empresa sejam em vão.

02. Foque em atendimento humanizado

O atendimento ao cliente não pode ser meramente um script que é colado em todas as conversas. Seu cliente entra em contato buscando soluções reais para os problemas que está enfrentando.

Por isso, a equipe sempre precisa ter a habilidade de se colocar no lugar do cliente e prestar um atendimento de excelência. De modo que, seja possível evitar que o envio de mensagens automatizadas seja responsável por irritar o seu cliente.

Afinal, a pessoa já está com um problema e não ser atendido com soluções eficientes naturalmente trará a sensação de maior irritação.

As mensagens automáticas não devem ser vistas como um problema. Todavia, ao optar por falar com um humano o processo precisa ser eficaz.

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03. Foque em construir um relacionamento com o cliente

É importante perceber que a empresa que oferece as soluções adequadas para cada cliente se faz presente na vida do consumidor. A marca fica associada na memória do cliente como uma solução eficaz.

Por isso, é importante manter contato contínuo, interagindo com seus clientes para que eles se mantenham satisfeitos. O contato sempre lembrará ao consumidor sobre como aquela marca é importante para a rotina dele. Aspecto que faz toda a diferença para que o cliente se mantenha fiel e satisfeito.

04. Crie experiências exclusivas

Para aqueles clientes com ticket médio alto ou para aquele consumidor que indica a marca para os amigos, crie experiências exclusivas.

Seja a participação em um evento da empresa, o envio de kits de lançamento de produtos ou qualquer outro mimo que demonstre ao cliente que ele é importante.

O objetivo é sempre proporcionar ao cliente a sensação de que ele é especial para a marca. Dessa forma, haverá um interesse maior em continuar contando com a empresa.

05. Invista continuamente no treinamento da equipe

Quando o assunto é personalização, é indispensável treinar a equipe continuamente para que possa ter qualidade. Afinal, não há um script único, mas os colaboradores precisam saber o que podem oferecer ao cliente durante a interação.

Um atendimento jamais pode criar expectativas irreais. Portanto, é indispensável que a equipe esteja bem treinada para oferecer todo o suporte necessário. De modo que, o consumidor possa se sentir acolhido e tenha soluções eficientes e realistas.

O atendimento personalizado é fundamental na jornada do customer success. Aproveite nossas formações para desenvolver sua expertise em customer experience e customer success.

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