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Sucesso do Cliente e Marketing: como as áreas podem trabalhar em conjunto

Sumário

As áreas de sucesso do cliente e marketing podem e devem trabalhar em conjunto para que se tenha resultados que sejam acima da média.

No entanto, a cooperação entre os profissionais dos dois setores ainda não é uma realidade comum nas mais variadas empresas. Pensando nisso, trouxemos algumas informações que
vão ajudar a entender a importância do trabalho cooperativo entre os setores.

De modo que, seja possível estabelecer uma parceria satisfatória entre as equipes e com isso, alcançarem melhores resultados. Confira tudo a seguir.

Sucesso do cliente e marketing não deveriam ser divisíveis

Muitas empresas já estão habituadas a trabalhar continuamente na busca por novos clientes. Todavia, se esquecem que o sucesso do cliente é a próxima etapa para que após uma aquisição esse consumidor continue sendo seu cliente.

Portanto, se na rotina da sua empresa sucesso do cliente e marketing não caminham em conjunto, é preciso investir massivamente na aquisição de clientes.

E o que acontece é que, em algum momento a conta deixará de fechar. Afinal, investir para captar novos clientes requer recursos, esforços e demanda tempo.

E por não investir na retenção, é possível e provável que a maior parte dos consumidores façam uma compra, esqueçam da marca e conheçam concorrentes da empresa.

Fazendo com que o negócio se torne insustentável no longo prazo. O ideal é que toda empresa tenha o cuidado de investir no ciclo como um todo, desde a captação até o sucesso do cliente para que tenha uma base sólida de apaixonados pela marca.

Marketing no relacionamento com o cliente

O marketing também é importante no relacionamento com o cliente, afinal, quem conhece melhor o cliente que o time de marketing?

Eles são responsáveis por atrair esse público então acabam conhecendo uma série de fatores como: o que eles buscam nas redes sociais, suas preferências, objetivos, desejos e muito mais.

Tudo isso são fatores que possuem influência diretamente no comportamento das pessoas!

Portanto, o time de marketing tem um panorama geral e sabe exatamente o que o time de sucesso do cliente poderia fazer para melhorar a experiência de cada consumidor.

Percebe como a fusão entre os times gera poderosos insights em que as duas equipes conseguem se unir e ter resultados otimizados?

Quando as equipes conhecem bem os clientes e sabem o que eles estão buscando, é natural que a empresa opere com a máxima eficiência entregando o que essas pessoas desejam.

Além disso, é comum que a equipe de marketing entregue tanto conteúdo para atrair público que se torna o primeiro ponto de contato entre possíveis clientes e a marca.

Portanto, é necessário que o time de sucesso do cliente esteja afiado junto ao time de marketing,
para que do primeiro ao último ponto de contato, absolutamente tudo encante o consumidor.

Marketing também é essencial no relacionamento de cliente B2B

Muitos empresários não se dão conta que, a união de sucesso do cliente e marketing é vital para empresas que trabalham no B2B.

O mercado de empresas que vendem para outras empresas exige o fornecimento de conteúdo voltado para tirar dúvidas, fornecer informações e manter o cliente a par de tudo que está ocorrendo no mercado.

Diante disso, é importantíssimo que a relação comercial seja de parceria. A empresa que deseja atuar como fornecedora precisa dar apoio, orientação e até mesmo estudos de mercado sobre o seu produto.

Para tal, é necessário ter a equipe de sucesso do cliente e marketing atuando em perfeita sintonia. De modo que, seja possível alcançar as empresas que são potenciais compradoras com a máxima eficiência e poder de convencimento.

Contribuindo para que o processo de venda se torne muito mais fácil e natural. Afinal, as informações fornecidas pelo time de marketing são suficientemente convincentes para gerar o desejo de compra e o
pós-vendas continua o processo de encantamento do cliente.

YouTube video

O social media da empresa precisa entender de sucesso do cliente

Outro ponto para o qual é necessário se atentar é que,
o social media da empresa é responsável por lidar todos os dias com comentários nas redes sociais.

O ponto chave é que, dificilmente um cliente da empresa não está online. Atualmente, milhões de brasileiros acessam as redes sociais ao menos uma vez por semana. Enquanto uma significativa parcela da população acessa todos os dias.

Diante disso, é importante perceber que é natural que um cliente insatisfeito deixe um comentário sobre o que ocorreu.

E se a equipe de marketing não tem preparo algum para lidar, dificilmente o sucesso desse cliente será alcançado.

Perceba que, sucesso do cliente e marketing possuem uma relação simbiótica, muito embora não seja percebido assim na maior parte das empresas.

E é justamente por isso que, todos os negócios que compreendem a simbiose dos setores conseguem se destacar.

Afinal, as equipes passam a trabalhar completamente alinhadas e isso possibilita o alcance de resultados nunca vistos antes. Melhorando significativamente a satisfação e consequentemente a fidelização dos clientes.

Alinhamento possibilita o alcance de resultados acima da média

O alinhamento do marketing e CS é responsável por potencializar as vendas, garantir o sucesso dos clientes e proporcionar a experiência que a marca idealiza para cada consumidor.

É necessário perceber que, a atuação em conjunto permitirá que o time de marketing seja sincero em suas propostas. De modo que, deixe claro para o cliente o que esperar de cada produto.

Dessa forma, é possível garantir que o time de sucesso do cliente cumpra suas demandas fazendo o pós-venda sem precisar lidar com frustrações que foram ocasionadas por propagandas pouco transparentes.

Além disso, o alinhamento permite que os dois times trabalhem com transparência junto ao cliente.
Aspecto que trará como resultado maior satisfação do público.

Com reuniões periódicas e alinhamento a partir do entendimento de que os dois times são um só e buscam os mesmos objetivos, todo o processo de conquista e retenção do cliente é otimizado.

Portanto, os resultados que podem ser alcançados se tornam muito mais expressivos, fazendo com que os clientes e a empresa possam usufruir de um alto grau de sucesso. Que tal fazer uma experiência de união dos setores em sua empresa?

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