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Glossário de Customer Success e Customer Experience

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Customer Experience

Tudo o que vivemos se torna experiência, e elas podem ser divididas entre as boas, as ruins e aquelas que sequer marcam a nossa memória. No mundo dos negócios não é diferente: as interações com o seu cliente também geram experiências diversas. 

Customer Experience é justamente o entendimento de que essas experiências ajudam a definir a relação da empresa com o cliente. Por isso é tão importante conduzir corretamente essa jornada de relacionamento, para que a marca consiga gerar valor e se tornar verdadeiramente importante na vida da clientela. 

Conceito de Customer Experience

O conceito de Customer Experience é muito amplo e detalhado. Mas, como o próprio nome sugere a “Experiência do Cliente” é o ponto fundamental dessa estratégia.

Durante a jornada do cliente – que começa antes da compra e persiste até após ela – o cliente passa por diversos estágios e diferentes contatos com a sua marca. 

O que uma estratégia de CX propõe é justamente olhar para essa jornada de forma ampla, garantindo que todas as etapas sejam prazerosas e positivas – mesmo quando alguma coisa não sair como o esperado. 

Relação de CX com inovação e tecnologia

O Customer Experience é um conceito baseado em dados, assim como o CS. Portanto, ferramentas que auxiliam na medição da satisfação e engajamento do cliente são fundamentais para que essas estratégias funcionem. 

Contar com softwares de qualidade e aproveitar métricas diversas são algumas das relações que podemos fazer entre CX e tecnologia. 

Pilares do CX

Existem 6 pilares que são considerados essenciais na hora de estruturar a sua estratégia de Customer Experience. Eles ajudam a conduzir a ação de CX e a criar um plano de abordagem que seja verdadeiramente eficaz. São:

  • Personalização: focar em aspectos personalizados e individuais para que o cliente se sinta acolhido.
  • Integridade: criar um relacionamento pautado na confiança e transparência;
  • Expectativas: alinhar as expectativas e entender o que o seu cliente espera da empresa;
  • Resolução: aprender a gerenciar crises e problemas e propor sempre a melhor solução;
  • Tempo e esforço: simplificar a experiência do cliente quanto for possível;
  • Empatia: criar uma relação empática, pautada na escuta e no entendimento da dor do seu cliente. 

Como ingressar na área

Para ingressar na área de CX é importante que você se prepare, procure por cursos especializados e que garantam todo o conhecimento e a experiência que você precisa para assumir esse posto no mercado. 

Na CS Academy você encontra cursos tanto de Customer Epxerience quanto outras áreas para quem deseja estruturar uma cultura de Customer Centric. Clique aqui e saiba mais.

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