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Empatia

O conceito de empatia é frequentemente confundido com simpatia. Mas, assim como na vida social, ter esses conceitos bastante definidos e diferenciados é fundamental para o atendimento ao cliente. 

A empatia é um dos pilares fundamentais para quem deseja implantar uma cultura de Customer Centric. Afinal, se você pretende colocar o seu cliente como cetro das atenções, então há que se desenvolver também uma visão empática e cuidadosa sobre suas dores e necessidades. 

O que é a empatia?

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do próximo, de acolher e ouvir as suas dores e, além disso, propor soluções que ajudem a amenizar isso. É justamente aqui que empatia se diferencia de simpatia. 

A simpatia, muitas das vezes é seguida por frases de conforto e uma falsa compreensão que tem como finalidade apenas “acalmar” a outra parte. 

A empatia cumpre um papel mais ativo, onde a empresa realmente se compadece da dor do cliente e procura a melhor forma de remediar isso. 

A empatia como estratégia empresarial

Dentro de uma empresa, se há intenção de promover uma excelente experiência do cliente, uma das coisas mais importantes e justamente entregar um atendimento empático. 

Isso garantirá que a audiência conte com uma boa experiência em todas as etapas de jornada de compra e até após ela. 

Mas uma das principais serventias da empatia com o cliente é ajudar a gerar relações de fidelidade. Se o cliente percebe esse acolhimento tão cuidadoso, ele tende a se sentir ainda mais encantado com a empresa. 

Importância e benefícios

A importância da empatia para os negócios é imensa, uma vez que ela é capaz de gerar relações mais duradouras com os clientes. 

Ou seja, você pode fazer com que aquele cliente que tinha um problema, que apresentava uma dor, termine a experiência encantado e fascinado pelo seu atendimento. 

Nesse sentido, um dos principais benefícios é justamente essa possibilidade de fidelizar a sua clientela, fazendo com que ela se torne mais apaixonada pelas soluções propostas por sua marca. 

A empatia também torna a comunicação mais clara e objetiva, ajudando a alinhar expectativas e compreender melhor o que o seu cliente precisa para se sentir satisfeito e plenamente atendido por sua empresa. 

Uma das formas de desenvolver a empatia é praticar a escuta. Entender qual é a queixa e desvendar a necessidade é fundamental. Além disso, invista em um atendimento humanizado, personalizado e de alta qualidade para surpreender o seu público.

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