logo CS Academy branco

Glossário de Customer Success e Customer Experience

A maior biblioteca gratuita de conteúdo Customer Centric na América Latina!

Enterprise

Embora seja muito utilizado para definir empresas de grandes operações, o termo Enterprise também pode ser aplicado a um perfil específico de cliente.

Afinal, se a sua empresa atua no ramo B2B então o seu cliente pode ter um perfil Enterprise. Mas, o que isso significa?

Na prática, um cliente Enterprise é aquele cliente que possui um potencial financeiro alto, que vai gerar uma boa receita para o seu negócio, mas existem outras características que podem ajudar a identificar esse perfil.

Principais características de um cliente Enterprise

Se considerarmos apenas o potencial monetário como fator para determinar se o cliente é ou não é Enterprise, podemos cometer erros. Afinal, nem sempre há acesso a esse dado específico.

Então, podemos considerar outros fatores, tais como:

1. Marca reconhecida:

Se a marca é reconhecida e considerada uma autoridade em seu nicho de atuação, pode ser um cliente Enterprise. 

2. Credibilidade no mercado:

O mesmo vale para esse caso em que o que se destaca é a credibilidade, ou seja, a relevância dessa marca para o setor em que ela está inserida. Se a credibilidade é alta, a negociação é com um perfil Enterprise. 

3. Complexidade Do Fluxo Operacional:

Uma terceira característica que podemos identificar facilmente nesse perfil é a complexidade de seu fluxo operacional. Por isso que nem sempre o tamanho é que conta. 

Pode ser que uma empresa de médio ou pequeno porte tenha uma complexidade que demande um investimento alto para resolver determinado problema.

Leia mais: Guia completo da Jornada de Cliente

Como atender esse cliente?

Um dos diferenciais de uma Enterprise empresa para clientes de outras categorias é que se trata de um atendimento que requer maior conhecimento e aprofundamento no problema. 

Essa é uma transação que costuma ter uma complexidade maior, e por isso requer experiência para tratá-la. Veja algumas dicas:

Entenda a dor do cliente

Primeiro, entenda exatamente qual é a dor e a demanda desse cliente. Isso é importante para que ele seja atendido com a maestria que exige e precisa. 

Selecione uma equipe:

É interessante selecionar uma equipe específica para lidar com clientes Enterprise. Assim, esses atendentes recebem treinamento específico para lidar com esse perfil e para atender a demanda dessa classe. 

Direcione o marketing:

Também é importante pensar em estratégias de marketing que atendam especificamente a esse público. Defina muito bem a persona e trabalhe esse perfil a fundo para que as ações surtam os efeitos esperados. 

Clientes Enterprise podem aumentar a receita e trazer ainda mais reconhecimento para a sua marca. Por isso, vale a pena investir num atendimento exemplar.

Leia mais: O que é Customer Success?



Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter