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Glossário de Customer Success e Customer Experience

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Feedback

Dentro de uma empresa, seja ela de qualquer tamanho, garantir um bom clima organizacional e boa convivência entre os colaboradores é crucial. Nesse sentido, o feedback chega como uma solução que garante tanto a qualidade profissional quanto de convivência das pessoas. 

De maneira bastante simplificada, o feedback consiste em uma reunião entre duas ou mais pessoas em que uma delas – ou uma equipe – é avaliada pelos demais a respeito de suas ações, cumprimento de tarefas e comportamento. 

Mas, diferentemente do que muitas pessoas pensam, o feedback não ocorre apenas de líderes para subordinados. O caminho pode ser inverso, partindo da equipe para a sua liderança, ou ainda do cliente para a empresa. 

Entendendo os diferentes tipos de feedback

Para entender melhor o quão abrangente e importante um feedback pode ser, vamos apontar algumas particularidades de cada tipo. 

Feedback do cliente:

O feedback do cliente ocorre quando a sua audiência envia uma mensagem ou utiliza algum dos meios de contato da empresa para dar um retorno sobre a experiência que teve. 

Nem sempre o feedback do cliente é óbvio, é direto. Ou seja, ainda que ele não diga especificamente “gostei” ou “não gostei”, é possível, através da coleta de dados diversos, entender a opinião. 

É importante considerar que o cliente não compartilha a sua opinião apenas com a empresa.

Pesquisas apontam que eles tendem a falar com mais 11 pessoas sobre suas impressões a respeito de uma empresa. 

Feedback de líderes para colaboradores:

Também existe o feedback de líderes para colaboradores. Eles devem acontecer com certa frequência, e existem para que os líderes façam críticas construtivas a respeito do trabalho de cada profissional. 

O feedback deve ser objetivo, apontando claramente quais foram os pontos positivos e aqueles que demandam melhorias. Também deve-se aproveitar para oferecer um feedback positivo, apontando os melhores desempenhos.

Feedback de colaboradores para líderes:

O feedback deve ser uma estratégia usada por toda a equipe para estimular melhorias e crescimentos pessoais e profissionais. Um bom líder também deve saber receber feedbacks.

Por parte da equipe, cabe estruturar uma crítica que aponte possibilidades de melhoria seja no diálogo, na condução das tarefas e outros pontos pertinentes ao chefe. 

O feedback é uma importante ferramenta de aprimoramento profissional. Através dele é possível identificar aquilo que pode ser melhorado e aquilo que está indo pelo caminho correto. 

O mais importante é que ele seja dado de maneira profissional, sem julgamentos ofensivos ou pessoais, restringindo-se as assuntos relacionados a empresa e à convivência com os colegas.

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