Glossário de Customer Success e Customer Experience

A maior biblioteca gratuita de conteúdo Customer Centric na América Latina!

Key Account Manager

Dentro de uma estrutura empresarial, existem alguns cargos que se tornam essenciais para manter uma boa relação com os clientes. É, por exemplo, o caso de um Key Account Manager. 

Esse profissional exerce papel fundamental para estreitar os laços e criar uma proximidade com clientes que são considerados fundamentais para a empresa. 

O que faz um Key Account Manager?

Especialmente interessantes para empresas que atuam no mercado B2B, o Key Account Manager, ou Gerente de Contas-Chave, é o profissional que atua dando atenção especial para as contas mais importantes da empresa. 

A ideia é assegurar um atendimento personalizado e especial, dando suporte e prestando total atenção nas demandas de determinados clientes.

O seu papel principal é garantir a boa relação com essas contas, evitando assim uma interrupção de contrato. 

Para isso, ele deve prestar um excelente atendimento, garantir soluções ágeis e eficientes e manter um diálogo frequente com a clientela que atende.

Ele acompanha a jornada do cliente e assegura uma experiência plena e satisfatória, garantindo sucesso em todas as etapas e após a negociação, de modo que o cliente volte a consumir.

Leia mais: O que faz um profissional Customer Success Manager 

Benefícios do cargo para uma empresa

Em um mercado cada vez mais competitivo, destaca-se quem consegue fugir do básico e oferecer além de um bom atendimento. É justamente aqui que um Key Account Manager entra. 

Esse profissional consegue focar sua atenção em algumas contas que são consideradas chave para a empresa. 

Seja pela fidelidade, pelos anos de parceria ou mesmo pelo alto valor consumido, alguns clientes acabam ganhando o selo de “preferenciais” pela boa relação e pela fidelidade com a marca. 

Nada mais justo do que dar a eles um atendimento diferenciado e qualificado, certo? É esse o papel do Key Account Manager. 

Leia mais:  Customer Success: conceitos, objetivos, quanto ganha um CSM

Vendedor Key Account

Você pode encontrar esse cargo definido como vendedor Key Account, pois também há um apelo para vendas nessa relação. No entanto, é preciso que esse profissional desempenhe um excelente potencial negociador, sempre garantindo a satisfação do cliente atendido. 

Quanto ganha um Key Account Manager?

Uma das coisas que faz com que o cargo de Key Account Manager pareça tão interessante é a sua excelente remuneração. Ela pode chegar a uma média de 6 mil reais ao mês, de acordo com o Glassdoor. 

Para isso, porém, é preciso ter um bom currículo e um preparo excepcional para lidar com as necessidades de uma carteira de clientes considerada mais do que especial. 

Um bom gerente de contas pode trazer autoridade e qualidade para a sua empresa, fazendo com que se destaque perante a concorrência e cative ainda mais o público.

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter