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Glossário de Customer Success e Customer Experience

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PSM – Partner Success Manager (Gerente do Sucesso do Parceiro)

Para entender o que significa PSM (Partner Success Manager) é importante compreender como funciona um modelo de vendas de canais de parceiros. 

Como o nome sugere, canais de parceiros é uma estratégia em que parte de sua operação é terceirizada. Isso pode ocorrer dentro de qualquer departamento, incluído setores como marketing, vendas, ou até Customer Experience

Nesse caso, buscando melhorar os resultados, a empresa repassa alguns serviços bem específicos para uma equipe especializada.

Leia mais: 3 Frameworks de Vendas aplicados ao Customer Success

O que faz um PSM (Partner Success Manager)

Dentro desse contexto temos o PSM (Partner Success Manager). Esse é o profissional responsável por alinhar os serviços prestados por esses canais parceiros com aqueles oferecidos pela sua marca. 

Afinal, para o cliente não há diferenciação: vocês são todos parte de uma mesma equipe a quem ele confiou algum tipo de serviço. Alinhar isso requer também que você alinhe à cultura de Customer Success.

Mais do que isso, o Partner Success Manager tem como finalidade garantir o sucesso do próprio parceiro também. Ele deve gerenciar essa relação para que todos obtenham sucesso, o que trará resultados em diferentes instâncias. 

Leia mais: Customer Success Vs Customer Experience quais as diferenças?

Quais são os benefícios de uma estratégia de PSM

Trabalhar com parceiros têm inúmeros benefícios. O principal deles é a economia, já que terceirizar serviços custa bem menos do que manter profissionais contratados em sua empresa. 

Porém, uma das maiores dificuldades com parcerias e terceirização é garantir uma qualidade nivelada de serviços e manter uma boa relação com os contratos.

Afinal, você está lidando com outra empresa, outros profissionais e outras culturas empresariais. É isso que o profissional de PSM (Partner Success Manager) soluciona. 

Ele identifica quais parceiros podem ter o mesmo cuidado que a sua empresa e podem adotar estratégias de Customer Success para melhorar a experiência do cliente. 

Além disso, ele media negociações e garante a boa relação com o parceiro, evitando conflitos e sempre tentando equilibrar os ideais para que se construa uma convivência sólida e duradoura. 

Leia mais: O que faz um profissional Customer Success Manager

Mais benefícios para o cliente

Com esse alinhamento de pensamentos, o cliente tem o conforto e a garantia de ter o melhor atendimento e o melhor serviço em qualquer circunstância. 

Uma gestão adequada focada no sucesso de parceiros eleva a experiência de clientes internos e externos de maneira ágil e eficiente. 

É justamente o que fez o blog ContaAzul ao criar um programa de parcerias que presta mentoria para que os contadores do Blog tenham o sucesso almejado e, consequentemente, ofereçam serviços cada vez melhores ao cliente final. 

É assim que atua um PSM (Partner Success Manager).

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