Glossário de Customer Success e Customer Experience

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Rapport

Rapport é uma palavra de origem francesa que significa “criar relação”. No mundo dos negócios, ela vem justamente para nomear a importância de manter uma relação com o cliente que vá além da transação comercial. 

O rapport surgiu dentro dos consultórios de psicologia. Terapeutas chegaram a esse conceito quando entenderam que era necessário gerar uma conexão com seus pacientes para conseguir travar uma comunicação mais clara, sem resistência. 

E essa é justamente uma das maiores dificuldades das empresas: estabelecer um diálogo fluído e simples que possa ser resultado de uma conversão.

Para que serve o rapport?

O rapport é um dos pilares de uma estratégia de Customer Success. Ele existe justamente para que as empresas consigam sair de uma relação rasa e mergulhem em uma relação de confiança e fidelidade com a clientela. 

Principais benefícios

Existem muitos benefícios associados ao rapport. Eles impactam diretamente na relação com a audiência, imagem da empresa no mercado e, inclusive, em sua receita. Alguns dos principais benefícios são:

Aumento da confiança:

O rapport pretende criar uma sintonia entre a marca e o seu público. Quando isso acontece automaticamente, surge uma sensação de confiança. Em uma negociação comercial a confiança é um dos elementos-chave para que se tenha sucesso. 

Respeito e autoridade:

Quando o cliente sente essa ligação com a marca, ele se sente acolhido e seguro, o que faz com que a sua marca seja elevada ao patamar de respeito e autoridade no nicho de atuação. 

Aumento das vendas

Para além das questões emocionais, o rapport tem como finalidade também aumentar a receita. Isso acontece porque o público se sente confiante em consumir a marca com a qual se identificam, muitas vezes preferindo essa relação a qualquer oferta mais barata da concorrência. 

Por que criar uma conexão emocional com um cliente?

Manter clientes fiéis é muito mais barato e rentável para a empresa do que investir constantemente na prospecção de novos clientes. Por isso que criar uma conexão é tão importante. 

Com ela você fideliza cliente e, mais do que isso, consegue convertê-los em advogados da sua empresa. Ou seja, esses clientes é que serão responsáveis por trazer novas pessoas para consumir com a sua marca. 

Isso pode causar um impacto positivo gigante em seu orçamento, já que esse marketing espontâneo é muito eficiente e não custa absolutamente nada. É assim que o rapport ajuda a sua empresa a crescer e se consolidar no mercado. 

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