Glossário de Customer Success e Customer Experience

A maior biblioteca gratuita de conteúdo Customer Centric na América Latina!

Recorrência

Você sabia que existem empresas que nunca param de faturar? Esses são negócios que geram receita de recorrência, ou seja, uma receita constante e segura, que garante um determinado valor mensal para o caixa.

Podemos dizer que esse é um modelo que representa uma espécie de fenômeno no mundo dos negócios. Além de garantir o fluxo de caixa, a recorrência fideliza clientes e permite um crescimento escalonável. 

O que é recorrência?

Recorrência nada mais é do que uma venda que acontece de maneira contínua. Ela se dá através de assinatura ou planos e mensalidades de determinados serviços. Portanto, se a sua empresa trabalha com contratos de longo prazo ela também atua com economia recorrente. 

Inovação/tecnologia na receita recorrente

É praticamente desatrelar a recorrência de artefatos tecnológicos e um perfil inovador. Afinal, esse tipo de serviço baseado em contratos de longo prazo ou assinaturas têm como finalidade facilitar a vida do consumidor e proporcionar mais conforto. 

É simples: se o cliente gosta do serviço e tem certeza de que quer consumi-lo por um período grande, não há necessidade de dar a ele o trabalho de renovar frequentemente. Basta oferecer um pacote de assinatura ou um plano que garanta o uso pelo período estipulado.

Isso é feito através de softwares que permitem esse acesso continuo, garantem as atualizações necessárias para uso e, além disso, proporcionam novas experiências durante esse período de uso, mantendo assim o usuário interessado pela marca. 

Também podemos destacar a importância de adotar um software de cobrança que seja seguro e que garanta esse pagamento mensal, mantendo a assinatura do cliente ativa pelo tempo contratado.

Métricas de Recurring

O faturamento recorrente requer um acompanhamento assíduo de seu desempenho. Afinal, a empresa já conta com esse valor pelo período contratado e é importante ter certeza de que tudo ocorre bem durante esse tempo. As principais métricas para esse tipo de negócio são:

MRR (Monthly Recurring Revenue) – Receita Recorrente Mensal: métrica que analisa quais são os ganhos recorrentes de uma empresa no período mensal;

ARR (Anual Recurring Revenue) – Receita Recorrente Anual: já nesse caso o cálculo é feito para analisar o ganho recorrente no período de um ano. 

Exemplos de empresas nesse modelo

Existem muitas empresas que atualmente trabalham com o serviço de Receita de recorrência. Alguns exemplos vice com certeza conhece e provavelmente também consome. São eles:

Netflix;

Spotify;

SmartFit;

Adobe;

TAG livros, entre outras. 

São empresas que oferecem serviços de assinatura, contratos de longo prazo e que com isso garantem o esses clientes pagantes por um determinado período. A recorrência é um caminho moderno, rentável e cada vez mais interessante para os negócios. 

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter