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Glossário de Customer Success e Customer Experience

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Recorrência

Você sabia que existem empresas que nunca param de faturar? Esses são negócios que geram receita de recorrência, ou seja, uma receita constante e segura, que garante um determinado valor mensal para o caixa.

Podemos dizer que esse é um modelo que representa uma espécie de fenômeno no mundo dos negócios. Além de garantir o fluxo de caixa, a recorrência fideliza clientes e permite um crescimento escalonável. 

O que é recorrência?

Recorrência nada mais é do que uma venda que acontece de maneira contínua. Ela se dá através de assinatura ou planos e mensalidades de determinados serviços. Portanto, se a sua empresa trabalha com contratos de longo prazo ela também atua com economia recorrente. 

Inovação/tecnologia na receita recorrente

É praticamente desatrelar a recorrência de artefatos tecnológicos e um perfil inovador. Afinal, esse tipo de serviço baseado em contratos de longo prazo ou assinaturas têm como finalidade facilitar a vida do consumidor e proporcionar mais conforto. 

É simples: se o cliente gosta do serviço e tem certeza de que quer consumi-lo por um período grande, não há necessidade de dar a ele o trabalho de renovar frequentemente. Basta oferecer um pacote de assinatura ou um plano que garanta o uso pelo período estipulado.

Isso é feito através de softwares que permitem esse acesso continuo, garantem as atualizações necessárias para uso e, além disso, proporcionam novas experiências durante esse período de uso, mantendo assim o usuário interessado pela marca. 

Também podemos destacar a importância de adotar um software de cobrança que seja seguro e que garanta esse pagamento mensal, mantendo a assinatura do cliente ativa pelo tempo contratado.

Métricas de Recurring

O faturamento recorrente requer um acompanhamento assíduo de seu desempenho. Afinal, a empresa já conta com esse valor pelo período contratado e é importante ter certeza de que tudo ocorre bem durante esse tempo. As principais métricas para esse tipo de negócio são:

MRR (Monthly Recurring Revenue) – Receita Recorrente Mensal: métrica que analisa quais são os ganhos recorrentes de uma empresa no período mensal;

ARR (Anual Recurring Revenue) – Receita Recorrente Anual: já nesse caso o cálculo é feito para analisar o ganho recorrente no período de um ano. 

Exemplos de empresas nesse modelo

Existem muitas empresas que atualmente trabalham com o serviço de Receita de recorrência. Alguns exemplos vice com certeza conhece e provavelmente também consome. São eles:

Netflix;

Spotify;

SmartFit;

Adobe;

TAG livros, entre outras. 

São empresas que oferecem serviços de assinatura, contratos de longo prazo e que com isso garantem o esses clientes pagantes por um determinado período. A recorrência é um caminho moderno, rentável e cada vez mais interessante para os negócios. 

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