Você sabia que existem empresas que nunca param de faturar? Esses são negócios que geram receita de recorrência, ou seja, uma receita constante e segura, que garante um determinado valor mensal para o caixa.
Podemos dizer que esse é um modelo que representa uma espécie de fenômeno no mundo dos negócios. Além de garantir o fluxo de caixa, a recorrência fideliza clientes e permite um crescimento escalonável.
O que é recorrência?
Recorrência nada mais é do que uma venda que acontece de maneira contínua. Ela se dá através de assinatura ou planos e mensalidades de determinados serviços. Portanto, se a sua empresa trabalha com contratos de longo prazo ela também atua com economia recorrente.
Inovação/tecnologia na receita recorrente
É praticamente desatrelar a recorrência de artefatos tecnológicos e um perfil inovador. Afinal, esse tipo de serviço baseado em contratos de longo prazo ou assinaturas têm como finalidade facilitar a vida do consumidor e proporcionar mais conforto.
É simples: se o cliente gosta do serviço e tem certeza de que quer consumi-lo por um período grande, não há necessidade de dar a ele o trabalho de renovar frequentemente. Basta oferecer um pacote de assinatura ou um plano que garanta o uso pelo período estipulado.
Isso é feito através de softwares que permitem esse acesso continuo, garantem as atualizações necessárias para uso e, além disso, proporcionam novas experiências durante esse período de uso, mantendo assim o usuário interessado pela marca.
Também podemos destacar a importância de adotar um software de cobrança que seja seguro e que garanta esse pagamento mensal, mantendo a assinatura do cliente ativa pelo tempo contratado.
Métricas de Recurring
O faturamento recorrente requer um acompanhamento assíduo de seu desempenho. Afinal, a empresa já conta com esse valor pelo período contratado e é importante ter certeza de que tudo ocorre bem durante esse tempo. As principais métricas para esse tipo de negócio são:
MRR (Monthly Recurring Revenue) – Receita Recorrente Mensal: métrica que analisa quais são os ganhos recorrentes de uma empresa no período mensal;
ARR (Anual Recurring Revenue) – Receita Recorrente Anual: já nesse caso o cálculo é feito para analisar o ganho recorrente no período de um ano.
Exemplos de empresas nesse modelo
Existem muitas empresas que atualmente trabalham com o serviço de Receita de recorrência. Alguns exemplos vice com certeza conhece e provavelmente também consome. São eles:
Netflix;
Spotify;
SmartFit;
Adobe;
TAG livros, entre outras.
São empresas que oferecem serviços de assinatura, contratos de longo prazo e que com isso garantem o esses clientes pagantes por um determinado período. A recorrência é um caminho moderno, rentável e cada vez mais interessante para os negócios.