Glossário de Customer Success e Customer Experience

A maior biblioteca gratuita de conteúdo Customer Centric na América Latina!

TTV – Time To Value

Time To Value é o termo em inglês para “tempo de Valorizar”. Ele diz respeito justamente ao tempo médio que leva para que um novo lead identifique o valor de seu produto/ serviço.

Quando uma pessoa adquire algo novo, ela precisa experimentar e obter uma certa conexão com aquilo para compreender o valor que carrega. 

Por isso, o TTV – Time to Value – considera não somente a etapa da compra como crucial. Na verdade, essa métrica pretende entender o tempo de valorização durante a prospecção e qualificação dos leads até o onboarding – no início do período de uso da solução.

A importância do Time to Value para SaaS

No mercado de SaaS o Time to value é especialmente importante. Isso porque nesses negócios muitas vezes o cliente inicia a experiência com modelos gratuitos. 

Nesse caso, há uma corrida contra o tempo para que o cliente aprenda a usar a ferramenta e desfrute de todos os seus melhores benefícios antes do vencimento da assinatura gratuita. Assim aumentam as chances de um upgrade para a versão paga. 

Tipos de TTV

Existem diferentes tipos de TTV que você pode analisar. Aqui listamos alguns com base no conteúdo original publicado pelo UserGuiding. 

Tempo de Valor Básico:

O primeiro Time to Value que vamos apresentar é o tempo de valor básico. Ele se refere aquele primeiro contato do cliente com a solução e o tempo que ele leva para entender o valor básico de seu produto. 

Geralmente isso ocorre durante a experiência free. Então, o período entre a inscrição de interesse e o recebimento do material para uso precisa ser reduzido para que o TTV básico também diminua. 

1. Tempo para aumentar o valor:

O segundo tempo medido é aquele que o lead leva para experimentar o pacote básico ou gratuito e entender que há mais a ser extraído, partindo assim para a versão para do serviço. 

2. Tempo elevado de valorização:

Nesse caso o Time To Value leva mais tempo para ocorrer porque a própria experiência do cliente requer semanas ou meses para ser completamente integrada à sua solução. 

3. Tempo curto ou imediato de valorização:

Por fim, há o TTV curto ou imediato. Ele ocorre em situações em que o produto ou serviço oferecido é aproveitado integralmente imediatamente.

A grande questão a respeito do Time To Value é que a sua empresa precisa ser mais ágil que a concorrência nesse despertar de valorização. Afinal, o cliente escolherá aquele serviço que atingir e exceder as suas expectativas mais rapidamente. 

Saiba mais sobre Sucesso do Cliente no curso gratuito de Introdução ao Customer Success. 

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter