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Glossário de Customer Success e Customer Experience

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Workflow

Workflow é o termo em inglês para “fluxo de trabalho”. Ao pesquisar sobre estratégias de marketing e planejamento administrativo você frequentemente encontrará essa palavra por aí. 

Na teoria, fluxo de trabalho se refere a todos os passos que são necessários para que uma tarefa seja cumprida. 

A ideia é organizar a rotina e tornar o trabalho mais eficiente, podendo o workflow ser aplicado em qualquer empresa de qualquer segmento. 

Passos para implantar workflow

Mas, para além da teoria, a ideia de um fluxo de trabalho se baseia principalmente no conceito de automatização e otimização. 

Isso contribui para que todas as tarefas – desde as menores até as mais complexas – sejam realizadas de forma mais eficiente. 

Veja quais são os 5 passos essenciais do Workflow:

1. Análise de processos: 

Tudo começa com uma análise minuciosa a respeito dos processos internos hoje. Como as coisas acontecem em sua empresa? Quais são os passos essenciais?

2. Delegue responsáveis:

Em seguida, escolha líderes de setores que serão responsáveis por garantir que o fluxo de trabalho seguirá conforme planejado, incentivando e estimulando a equipe no cumprimento de metas.

3. Determine o “start”:

Todos precisam saber exatamente quando o workflow deve ser posto em prática. Você pode, por exemplo, estipular o início no primeiro contato de um novo cliente, ou na chegada de uma nova demanda. 

Leia mais:  Customer Success – o que é? 

4. Liste as tarefas e ações:

Agora é hora de listar quais tarefas e ações devem ser postas em prática para que o fluxo de trabalhos seja devidamente otimizado. Identifique os gargalos e sugira soluções. 

5. Determine o final:

Determine também qual é o ponto final, aquele que, quando alcançado, indica o sucesso da estratégia de workflow. Pode ser a publicação de uma pesquisa, o lançamento de um produto etc.

Impacto do Workflow na produtividade

A grande questão a ser analisada é o impacto do workflow na produtividade. Com a melhoria do fluxo de trabalho, tarefas que antes levavam um tempão para serem concluídas tendem a se tornar muito mais práticas. 

Com isso, a sua equipe será desafogada, o que resulta em mais tempo para captação e retenção de clientes. 

Além disso, a automatização de algumas tarefas acaba gerando um padrão de trabalho e diminui consideravelmente os riscos de erros durante as atividades. 

Enfim, Workflow é mais uma estratégia que tem como finalidade otimizar a rotina e auxiliar na entrega de resultados cada vez melhores. Uma estratégia fácil de ser implementada e que pode revolucionar a sua empresa. 

Leia mais: Como desenvolver a autonomia em equipes remotas

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