3 passos para se tornar Customer Success Manager

Sumário

Você sabia que atualmente, somente no LinkedIn, existem mais de 1.400 vagas na área de Customer Success, somente no Brasil? Quem se prepara para se tornar um Customer Success Manager pode conseguir excelentes oportunidades nesse e em outros sites de empregos.

Mas, é claro que a concorrência é assídua. No entanto, os recrutadores estão de olho nos perfis que se destacam.

Sai na frente aqueles que demonstram interesse em evolução, foco em desenvolvimento e, claro, um bom embasamento técnico. Leia até o final para saber como cumprir com os requisitos.

3 passos para conseguir um próximo emprego como Customer Success Manager (CSM)

Se você quer mudar de carreira ou simplesmente conseguir um novo emprego como CSM (Customer Success Manager) , veja os três passos mais importantes para se destacar no mercado e conquistar as melhores oportunidades.

1) Tenha um bom currículo

O currículo é o cartão de visitas de qualquer profissional que está em busca de novas oportunidades. Ele deve conter mais do que o seu histórico escolar e informações sobre o último emprego.

Quando falamos sobre o mercado Customer Centric, é importante que você reflita suas habilidades pessoais, potencial comunicativo, pensamento crítico etc.

É interessante também destacar trabalhos anteriores em que você tenha atuado em parceria com outros departamentos, como Produto, Vendas e Marketing.

Se possível, inclua dados referentes às ações que você realizou e que trouxeram bons resultados, como informações de valores, retenção de clientes etc.

2) Estude sobre a empresa

Essa é uma dica que vale para qualquer pessoa que está em busca de novas oportunidades, mas mais ainda para quem quer migrar para a carreira de gerente de CS.

Conhecer a empresa em que pretende trabalhar e o produto principal que ela comercializa, é fundamental.

Ao ser chamado para uma entrevista, pesquise sobre a empresa. A melhor forma de fazer isso é acessando o website da marca, mas não somente. Existem outros sites em que pode conseguir informações valiosas.

Procure, por exemplo, pelo perfil da empresa no LinkedIn para saber mais sobre o que eles buscam nos profissionais. Também vale a pena dar uma olhada nos concorrentes diretos, saber quais marcas dividem o mercado etc.

Se tiver tempo e houver a possibilidade, inscreva-se como cliente para receber a newsletter e para testar o produto antes da entrevista. Assim você se prepara com mais profundidade e se destaca no processo seletivo.

Uma vez que você esteja sabendo tudo sobre a empresa, é hora de entender quais são os seus próprios desejos profissionais. Identifique seus objetivos e trace uma meta: se conquistar essa vaga, o que fará a partir de então?

É interessante pensar nisso com antecedência para perceber se o cargo oferecido é realmente o que você procura. Também é um meio de identificar um potencial de crescimento na empresa.

3) Identifique oportunidades ao seu redor

Para evoluir como profissional é interessante buscar oportunidades de aprendizado ao seu redor.

Converse com as pessoas, inclusive com profissionais da área, para saber mais sobre a profissão e até mesmo descobrir vagas que condizem com seu perfil.

Use também as redes sociais para se conectar com profissionais que já trabalham como CSM e peça conselhos e dicas para ingressar no mercado.

Dicas para se dar bem na entrevista de emprego

Chegou o grande dia. Depois de tanto esperar você finalmente foi convidado para uma entrevista na área de Customer Succes. Então, é importante se preparar conhecendo um pouco das perguntas que podem surgir nesse momento.

Identifique o seu “porquê”:

A entrevista para uma vaga de CSM pode partir justamente dessa pergunta: qual é o seu porquê? Ou seja, quais são seus valores e paixões, o que realmente te move.

Embora não haja uma resposta exata para isso, nem certa ou errada, tente não ser muito abstrato nem evasivo. Busque falar de seus valores, ideias que fazem com que persista em seus ideais profissionais e pessoais.

Pense em como lidar com situações adversas:

Como você lida com clientes insatisfeitos e expectativas não alcançadas? Essa é outra questão que pode conduzir a sua entrevista, pois ela ajuda o recrutador a entender como você age diante de uma situação como essas.

Aqui, lembre-se de deixar claro que seu objetivo é garantir que o cliente se sinta acolhido, ainda que ele esteja infeliz. Depois, explique como você conduziria a conversa.

Alguns exemplos são: buscaria saber se o cliente está fazendo uso correto da solução e identificaria lacunas e necessidades de melhorias que seriam repassadas para a equipe de produto.

Seja responsável pelo seu próprio sucesso:

O recrutador está em busca de uma pessoa profissional que tenha autonomia e capacidade de desenvolvimento. Por isso, deixe claro que você está interessado em seu próprio crescimento.

Isso quer dizer que para além dos treinamentos oferecidos pela empresa, você deve buscar conhecimento em livros, sites, cursos e outras ferramentas que o ajudem a evoluir como Customer Success Manager.

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3 principais habilidades de uma pessoa que trabalho como Customer Success Manager

A pessoa que ocupa o cargo de CSM deve prestar atenção em suas habilidades e buscar sempre formas de evoluir e melhorar como profissional. Dentre as muitas skills (habilidades) fundamentais, destacamos 3 principais:

1) Comunicação

A comunicação é o pilar desse trabalho. Você terá de se comunicar com a empresa, com os clientes, com diferentes níveis hierárquicos. É fundamental expandir o seu vocabulário e aprender a falar claramente sobre suas ideias.

2) Inteligência emocional

A pessoa CSM precisa lidar com clientes muitas vezes desmotivados, chateados e insatisfeitos. Isso requer uma grande inteligência emocional e capacidade de empatia.

3) Pensamento crítico

Seja um solucionador nato. Desenvolva seu feeling para identificar e antecipar problemas, propondo as melhores soluções antes que a bomba estoure. Seja sempre ativo e nunca reativo!

O cargo de Customer Success Manager carrega consigo muitas responsabilidades e atribuições. Mas é uma área que está em pleno crescimento, que é importantíssima para as metas de receita da empresa e que ainda é carente de bons profissionais.

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