Como Implementar uma Estratégia de Customer Success em Pequenas Empresas

duas mulheres em uma loja de costura fazendo estratégia de customer success em pequenas empresas

Implementar estratégia de customer success em pequenas empresas é muito mais vital do que a maior parte das pessoas imagina. Afinal, é por meio do sucesso do cliente que se alcança a retenção de clientes e possibilita o crescimento do negócio.

Contudo, para que a estratégia de CS funcione, é preciso ser assertivo no processo de implementação. E é justamente sobre isso que iremos te orientar hoje, com o intuito de que seu negócio alcance um excelente grau de fidelização.

O que é Customer Success e sua Importância para Pequenas Empresas

Customer success ou sucesso do cliente, é um conjunto de práticas que tem como objetivo que o cliente tenha sucesso na compra. Seja de um produto ou serviço oferecido pela empresa, o objetivo é que o consumidor tenha aquilo que esperava.

O que é de extrema importância implementar estratégias de customer success em pequenas empresas, afinal, quando o cliente fica satisfeito ele se fideliza. E isso faz com que o negócio possa vender mais, ter uma base de clientes fiéis e consiga crescer.

O mercado de sucesso do cliente é tão importante que segundo a KBV Research, somente plataformas e softwares voltados para CS devem movimentar US$ 3,1 bilhões até 2026.

Afinal, negócios que investem no sucesso de seus clientes avançam, enquanto aqueles que não se preocupam com a satisfação do consumidor perdem espaço.

Etapas para Implementação de uma Estratégia de Customer Success em Pequenas Empresas

Segundo o levantamento da Super Office, manter um cliente é de 5 a 25 vezes mais barato que atrair um novo consumidor. Por isso, investir para implantar estratégias de customer success em pequenas empresas é inteligente. Confira como fazer esse processo:

1.     Faça pesquisas de satisfação

É indispensável fazer pesquisas de satisfação para entender quais são as impressões com relação ao seu produto ou serviço. Afinal, não basta acreditar que seus clientes estão satisfeitos e gostam de suas soluções, é preciso ter certeza.

2.     Disponibilize mais de um canal de atendimento

Ter mais de um canal de atendimento é essencial para que seu cliente possa buscar suporte com facilidade caso necessite.

Dessa forma, o cliente evitará desgastes em sua experiência com a marca, tendo todo o auxílio necessário para alcançar o sucesso com a solução adquirida.

3.     Ofereça suporte adequado

Seus clientes necessitam de suporte para alcançar o sucesso com a experiência de compra. Por isso mesmo, é interessante oferecer suporte por WhatsApp, chat no site da empresa, central telefônica e sempre com profissionais bem treinados e experientes.

O intuito é justamente que o cliente tire as dúvidas, aproveite o suporte e consiga extrair a melhor experiência do produto ou serviço comercializado pela marca.

4.     Realize um monitoramento contínuo

Acompanhe métricas como churn, net promoter score, lifetime value, health Score, vendas adicionais e ativação. Esses dados revelam como está o sucesso de seu cliente, indicando se as medidas adotadas em CS estão sendo eficientes para sua empresa.

5.     Invista em treinamento

É indispensável investir em treinamento para que a equipe da empresa seja capaz de dar o melhor suporte para o consumidor.

Justamente com o intuito de garantir que se possa auxiliar os clientes a alcançarem o sucesso com suas compras, viabilizando a fidelização do consumidor.

Principais Desafios e Soluções no CS para Pequenos Negócios

Sem dúvidas, um dos principais desafios de implementar estratégias de customer success em pequenas empresas é a falta de um setor dedicado ao processo. Bem como, a falta de mão de obra disponível para auxiliar o consumidor.

Muitas vezes, os profissionais atuam em diferentes setores da empresa e não são especializados. Por isso mesmo, é indispensável pensar em treinamento, para que seja possível fazer uma implementação de CS eficaz em pequenos negócios.

Quando o profissional consegue dar o devido suporte ao cliente é natural que o pequeno negócio possa crescer. O que faz com que o investimento em treinamento de CS seja uma decisão extremamente assertiva.

Estratégias de Retenção de Clientes

Para criar uma estratégia de retenção de clientes, é importante seguir um passo a passo simples, entenda:

  1. Tenha profissionais bem treinados, capazes de alavancar seus resultados;
  2. Faça um monitoramento constante do grau de satisfação de seus clientes;
  3. Seja proativo na resolução de problemas dos consumidores;
  4. Organize os processos no setor de CS;
  5. Acompanhe diariamente os resultados de retenção.

Não adianta apenas oferecer desconto quando o cliente liga para cancelar os serviços de sua empresa. É preciso atuar antes, quando o cliente ainda não está plenamente insatisfeito e seu problema pode ser revertido.

Portanto, principalmente para empresas que vendem serviços de assinatura, o monitoramento é a principal ferramenta de retenção. 

Como Aumentar a Fidelização através do CS

O segredo para aumentar a fidelização através do CS é entender profundamente as necessidades de seus clientes.

Dessa forma, é possível compreender quais são as medidas necessárias para que possa satisfazer o seu público. E isso só é possível através de pesquisa contínua e comprometimento com a busca por aperfeiçoamento.

Quando os clientes encontram tudo aquilo que esperavam, é natural que eles se fidelizem ao negócio e se tornem defensores da marca. Portanto, é uma estratégia interessante para adotar em empresas de todos os segmentos e portes.

Justamente por potencializar os resultados do negócio, viabilizando o crescimento da empresa com uma base sólida de clientes satisfeitos.

Cases de Pequenas Empresas que Implementaram CS com Sucesso 

Já utilizou o Trello para acompanhar as etapas de seus projetos? A empresa implementou um feedback ativo, centro de suporte rápido e tutoriais educacionais.

De modo que, conseguiu melhorar a experiência dos usuários, preparando-os para fazer uso da ferramenta e alcançar o máximo sucesso. Por isso mesmo, conseguiu aumentar a adoção de sua ferramenta entre os usuários e fidelizá-los.

Atualmente, a empresa é referência em gestão de projetos e atende milhares de pessoas ao redor do país. Portanto, houve um significativo sucesso em seu crescimento a partir de estratégias de CS.

Que tal aproveitar todas as dicas e implementar uma estratégia de customer success em seu negócio? Conte com o nosso treinamento para auxiliar a desenvolver as melhores estratégias para sua empresa.

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