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Habilidades essenciais para profissionais de customer success em 2024

Sumário

À medida em que o mercado de CS evolui, algumas habilidades para profissionais de Customer Success se tornam cada vez mais essenciais.

Entender essa dinâmica é indispensável para se tornar um profissional com as habilidades mais desejadas pelo mercado. 

Nós trouxemos algumas tendências e reflexões para que o profissional de CS entenda a importância de se atualizar continuamente. Afinal, seguindo tendências do mercado é possível ter o seu currículo disputado pelo mercado. Confira mais a seguir.

Evolução do mercado de CS e as novas habilidades que ele exige

Assim como ocorre em todos os outros mercados, o de Customer Success sofreu evolução com o passar dos anos após seu surgimento.

As novas tecnologias, os novos posicionamentos dos clientes e das próprias marcas desencadeou transformações para as quais os profissionais precisam se atentar.

Esse novo cenário faz com que o CS seja uma força propulsora do sucesso de negócios. Afinal, os clientes esperam boas experiências e por isso, os profissionais da área precisam se esforçar.

É indispensável seguir se atualizando, para que possa desenvolver as habilidades necessárias para continuar sendo um profissional relevante no setor de Sucesso do cliente. 

Leia mais:

5 habilidades para profissionais de Customer Success em 2024

Uma vez entendido que o mercado está passando por uma transformação, é hora de entender quais são as habilidades para profissionais de Customer Success em 2024. Nós trouxemos 5 habilidades essenciais, confira quais são:

Habilidades de liderança em customer success

As habilidades da liderança de Customer Success são cada vez mais importantes. Tendo em vista que, o profissional precisará liderar seus colegas e orientar boas práticas.

Além de liderar os colegas, sua postura de liderança também serve como inspiração, ao atuar proativamente e prever problemas antes que ocorram.

Uma pessoa que é capaz de liderar os outros e a si mesma sempre se destaca no mercado. Afinal, demonstra a capacidade de organizar as demandas, consegue delegar e é capaz de fazer o setor da empresa funcionar com eficiência.

Justamente para que as soluções cheguem aos clientes, impactem positivamente e tragam os resultados esperados pelos donos da empresa.

Clientes felizes e satisfeitos são fiéis, recomendam a marca e trazem lucro para o negócio. Portanto, é uma habilidade crucial para se tornar uma referência na atuação dentro de seu setor.

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Construção de relações

É indispensável que uma das principais habilidades para profissionais de customer success seja o de estabelecer relacionamentos fortes. E o que pode te surpreender: não apenas com clientes, os relacionamentos com colegas também devem ser fortes.

A capacidade de transmitir confiança, resolver conflitos e lidar com as pessoas é e continuará sendo vital para o profissional que atua no setor de CS Ops.

Mesmo com novas tecnologias sendo implementadas no cotidiano, esta sempre será uma habilidade pessoal indispensável para o colaborador.

Afinal, o gerenciamento de relacionamentos é base para qualquer negócio de sucesso. Uma vez que, permite construir uma relação duradoura, na qual o cliente é respeitado e tem uma equipe coesa que o auxilia a ter sucesso.

Quando os colaboradores se enxergam como colegas e possuem um bom relacionamento, todos trabalham alinhados. Portanto, é uma capacidade relevante para o mercado e que sempre será valorizada.

Habilidade de operação do setor de CS

O crescimento em funções de operações do cliente é expressivo. Profissionais que atuam em funções de operações do cliente precisam ser bons em capacidade analítica.

Tendo em vista que, a função requer analisar o processo, encontrar pontos problemáticos e corrigir sempre focando no aumento da eficácia.

Justamente para que o dinheiro investido em ações de CS seja bem empregado, aproveitando ao máximo a eficiência alcançada com as ações estratégicas.

O trabalho é bastante delicado e costuma demandar uma boa capacidade de correlacionar dados para que consiga fazer ajustes positivos.

Habilidade de entender e ser obsessivo pelo cliente

Pode parecer óbvio, mas não é! Para trabalhar em CS é importante desenvolver a habilidade de entender seu cliente e ir além.

A questão é que o profissional sempre deve acompanhar os processos internos para prever problemas, melhorar processos e estar um passo à frente.

Ser obsessivo com a experiência, buscar continuamente o aperfeiçoamento e ditar tendências é importante. De modo que, a sua atuação seja expressivamente relevante para o setor de CS no qual atua.

Para tal, é preciso exercitar a empatia, resolução de problemas e pensamento crítico, para que esteja sempre um passo à frente.

Habilidade de venda

Pode não parecer nada intuitivo, mas o profissional de Customer Success precisa ter alguma habilidade de venda para se destacar.

E a questão aqui é que o profissional precisa ser capaz de ouvir atentamente o cliente que está com um problema. Dessa forma, poderá mostrar a ele a melhor maneira de solucionar sua demanda.

Não é que o setor de CS tem meta de venda, mas o profissional que atua na área precisa aprender com os vendedores.

Até mesmo para que observe como eles atuam na empresa e o que pode ser melhorado nesse processo. Ao ouvir atentamente o cliente, é possível descobrir muitos insights poderosos e garantir resultados que são realmente diferenciados.

Como desenvolver essas habilidades para profissionais de Customer Success

É importante buscar formações que auxiliam a desenvolver tais habilidades. Além disso, a busca contínua pelo desenvolvimento pessoal também é válida para ser um profissional de customer success melhor. Afinal, o cotidiano de um especialista em CS sempre demanda:

  • Resiliência;
  • Capacidade de inspirar colegas;
  • Empatia;
  • Trabalho em equipe;
  • Boa capacidade de resolver problemas.

Além de uma série de habilidades que são adquiridas com experiência e desenvolvimento pessoal. A leitura de livros especializados na área é extremamente válida.

De modo que, o profissional possa aprender com especialistas como desenvolver habilidades interpessoais que costumam ser difíceis de aprender e exercitar.

Quem deseja ser um profissional de customer success melhor também investe em formação especializada na área. Aproveitando para aprender com profissionais experientes tudo aquilo que se pode absorver.

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