Glossário de Customer Success e Customer Experience

A maior biblioteca gratuita de conteúdo Customer Centric na América Latina!

Bad Fit

Bad fit é um termo usado para identificar clientes que não se encaixam no perfil de sua empresa. Ou seja, são aqueles que você não conseguirá atender com maestria, já que as expectativas não se relacionam. 

Saber identificar clientes bad fit é muito importante. Pode ser um passo determinante para evitar desperdícios de tempo, energia e até dinheiro com um perfil de consumidor que na verdade não é o ideal para o seu negócio. 

Leia mais: 3 Frameworks de Vendas aplicados ao Customer Success

Como identificar um cliente bad fit?

A forma mais eficiente de identificar um cliente bad fit é entender que as demandas de vocês não estão alinhadas. Isso significa que a solução oferecida pela sua empresa não é o que esse cliente procura ou precisa. 

É preciso ter maturidade e profissionalismo para entender que esse cliente chegou até a sua marca por algum engano, pois, ele deveria estar buscando solução em outro concorrente. 

Quais são as características de um cliente bad fit?

Clientes impacientes: 

Aqueles que não esperam os prazos estipulados para as soluções, tratam mal a sua equipe e os seus colaboradores e acabam causando tantos problemas que a relação não compensa.


Leia mais: Ghost Customer: o que é e o que fazer para reativar estes clientes

Clientes que demandam muito suporte: 

Aqueles que excedem qualquer limite e acabam precisando tanto de ajuda para usar a sua solução que geram mais gastos para a empresa do que lucro;

Expectativas irreais: 

É um tipo de cliente bad fit que idealiza uma solução que a sua empresa não pode alcançar. É um tipo de clientela que deve ser evitada. 


Esses são alguns casos em que o termo bad fit se encaixa. São circunstâncias em que a relação entre a empresa e o cliente parece não ser verdadeiramente vantajosa para nenhuma das partes. 

Leia mais: Segmentação de Clientes: melhores práticas


Por que evitar clientes sem fit com o produto ou serviço?

O principal motivo para evitar o cliente bad fit é justamente esse: você não pode atendê-lo conforme ele espera. Portanto, será um investimento financeiro e energético inútil. 

Além disso, esses são clientes que não geram lucro nem valor a longo prazo. Muito pelo contrário: a tendência é que causem cada vez mais problemas e demandam mais gastos da empresa para tentar alcançar expectativas irreais. 

Dicas para evitar o problema

Cliente bad fit podem surgir mesmo que a sua empresa seja muito cuidadosa. 

Mas há algumas dicas que podem ajudar a diminuir os riscos de se deparar com esses perfis:

– Seja claro na divulgação de suas soluções e serviços;

– Conheça as demandas de seu público-alvo;

– Alinhe as expectativas com a sua audiência;

É muito importante que as ideias e valores da empresa e de sua base de clientes se converse. Inclusive porque uma relação com cliente bad fit pode surgir por incompatibilidades de ideais éticos, políticos, morais etc. 

Procure conversar com um público que tem tudo a ver com a sua empresa. 

Leia mais: Ideal Customer Profile Vs. Público-alvo Vs. User e Buyer Persona

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter