Sabemos que quanto mais clientes atraímos, melhor o negócio está fluindo, certo?
É bem provável que sim, mas é preciso ter em mente que manter os clientes é ainda mais importante e trabalhar para retê-los é um esforço contínuo e extremamente necessário, afinal, se em um mês temos 10 novos clientes para a empresa, mas outros 15 cancelaram o serviço, não há um lucro de fato.
Por conta disso, ter o controle da saída de clientes é necessário para trazer a reflexão sobre a qualidade do serviço oferecido e buscar pontos em que é necessário melhorá-lo. É nesse ponto que entra a taxa de churn.
Também conhecida como taxa de abandono ou desistência, é uma métrica utilizada para calcular a taxa de clientes que deixaram de consumir o seu produto ou serviço em um determinado período de tempo.
Como calcular minha taxa de churn?
Para calcular a taxa de churn, basta dividir a quantidade de clientes que foram perdidos até o final do período determinado por você pelo total de clientes que iniciaram.
Por exemplo, se uma empresa começa o mês de Março com 100 clientes e o termina com 90, o cálculo da taxa de churn a ser feito é:
Taxa de churn = 10 (clientes perdidos) / 100 (clientes ativos no início do mês) x 100%
Taxa de churn = 0,1 x 100
Taxa de churn = 10%
Isso significa que a sua taxa de churn no mês de Março foi de 10%.
E não para por aí! Ainda com um cálculo parecido, também é possível calcular o quanto de receita foi perdida com esses cancelamentos.
Nesse caso, o cálculo é feito da seguinte forma:
Churn de receita % = clientes que cancelaram no mês / número de clientes no início do mês
Essa taxa é chamada de Churn de Receita, e costuma ser mais utilizada por empresas que possuem mais de um produto ou plano de assinatura.
Sabendo disso, então qual é a taxa de churn ideal?
O resultado mais sonhado para a taxa de churn é, com certeza, o mínimo possível.
Porém, a taxa de cancelamento pode estar associada a muitos fatores internos na sua empresa, como o produto em si, o atendimento e suporte prestado ao cliente, prazos de entrega, dentre muitos outros. Isso tudo faz com que definir um valor fixo para a taxa seja mais complicado.
A forma mais saudável para definir uma meta de taxa de churn a ser atingida, é analisando o histórico da sua empresa, mas também é sempre recomendado levar em conta a média da taxa de churn do setor em que a sua ela atua.
De modo geral, a empresa Bessemer Venture Partners, que está sediada no Vale do Silício e gerencia mais de $ 4 bilhões em investimentos ao redor do mundo, indica que uma taxa de cancelamento aceitável deve ficar entre 5% e 7%. Muitos negócios costumam ter essa média como base.
E se você é uma startup que está procurando investimento, fique sabendo que churn é uma das taxas mais importantes para definir o valuation da sua empresa, isso por que o churn vai definir qual é saúde do seu negócio, pois ele aponta deficiências na operação, já que produto e atendimento bom, para o mercado certo, é certeza de sucesso.
Quais os principais motivos de churn?
Isso pode variar de negócio para negócio, pois o mais importante do que procurar benchmarks é analisar as causas no seu negócio. Seus clientes têm problemas específicos com o seu produto, seus processos de atendimento e com o resultado que eles estão gerando a partir da relação que vocês firmaram.
Por isso, pesquise bastante, fale com seus clientes que já cancelaram e tente mitigar cada vez mais os problemas para que essa taxa seja cada vez mais saudável para o seu negócio. Veja como o churn pode acelerar o crescimento da sua empresa:
Na imagem abaixo, perceba a diferença no MRR (receita mensal recorrente) de uma empresa com 2.5% de churn e se ela tivesse 5% de churn. Esse tipo análise pode decidir o sucesso ou não de uma operação. De nada adianta vender para um volume alto de clientes se do outro lado está saindo um volume alto também.
![](https://www.csacademy.com.br/wp-content/uploads/2023/11/MRR-1920w.png)
Acho que minha taxa de churn está alta, como posso reduzi-la?
Caso a sua taxa esteja muito acima do que foi citado, é recomendado analisar o que pode estar afetando a retenção de seus clientes e implantar uma solução de longo prazo o quanto antes.
Existem muitas dicas básicas para aumentar a taxa de churn, mas em resumo, as duas principais são:
- Conheça os seus clientes. Saber o motivo dos cancelamentos é de suma importância para que você possa melhorar a qualidade de tudo que envolve o negócio. Um bom aliado para saber o quão satisfeitos os seus clientes estão é o cálculo do NPS, que inclusive, pode ajudar também a prever quais clientes estão propensos a deixar de fazer negócios com você.
- Pesquisa e ação. Procure sempre saber como anda o mercado em que você atua, quais são as novidades e como poderia implementá-las. Ouvir o que os clientes e funcionários têm a dizer e sugerir sobre a empresa, produto ou serviço oferecido também é essencial.
A taxa de churn é uma métrica muito importante e precisa ser sempre monitorada e levada a sério para que você tenha o controle de como vai o seu negócio, pois os impactos de uma taxa muito alta podem ser trágicos.
Uma boa maneira de analisar o churn é com gráficos de cohorts, pois eles vão apresentar exatamente em quais safras os clientes cancelam, isso é muito importante para criar ações proativas e revisar os processos de atendimento, como onboarding, SLA de vendas ou até mesmo funcionalidades do produto.
Então resumindo, gerar valor e sempre apresentar bons resultados faz com que os seus clientes estejam sempre satisfeitos e promovam a sua marca, podendo fazer com que a sua receita aumente cada vez mais e, consequentemente, o churn diminua.
Tenha um propósito claro para onde a sua estratégia deve ser apontada, isso vai facilitar o entendimento do time todo, sem ter que ficar apagando incêndio depois, resgatar churn é uma prática muito comum no Brasil, mas que só prolonga o que geralmente já está perdido.
Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma pergunta para nos fazer sobre o que é uma boa taxa de churn para o seu negócio e como aplicá-la? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências!