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Ativação da base de Clientes: como obter sucesso com essa estratégia

Sumário

Trabalhar a ativação da base de clientes é fundamental para que a empresa mantenha um ticket médio alto, gerando bons ganhos.

No entanto, para ter resultado é preciso entender o que é ativação de clientes, qual sua importância e como obter sucesso com a estratégia.

De modo que, seja possível organizar seu negócio para alcançar o resultado pretendido. Confira a seguir tudo sobre como a gestão pode trabalhar a ativação da base de clientes.

O que é a ativação de clientes?

Já aconteceu de baixar um app ou comprar um curso e simplesmente deixar de lado? Isso é comum, por isso mesmo, a ativação de cliente é uma estratégia essencial.

Quando um cliente por algum motivo não interagiu com o serviço ou produto após a aquisição, é preciso passar pela fase de estimular a evolução para as próximas etapas.

Justamente para que esse cliente tenha sucesso desejado em sua compra e por isso, se mantenha fiel ao produto ou serviço.

Suponha que sua empresa oferece cursos EAD. Se o cliente comprou e não assistiu, dificilmente ele continuará comprando mais cursos e indicando a plataforma.

Assim como, não irá alcançar o resultado inicialmente desejado e com isso, vai acabar ficando com a sensação de que não valeu a pena fazer a compra.

Portanto, a empresa precisa manter os clientes inativos em seu radar, para que consiga aumentar a imagem positiva da marca e ao mesmo tempo, o ticket médio.

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Qual a sua importância para o negócio?

É muito importante saber qual a importância da ativação de clientes para o negócio. Uma vez que, tendo esse conhecimento é possível justificar a implementação da estratégia.

A implementação da ativação de clientes irá proporcionar alguns resultados para a empresa, como:

1. Diminuição de custos

Toda empresa está constantemente trabalhando para diminuir seus custos. E com a ativação de clientes é possível reduzir justamente o custo de aquisição por cliente.

Ao aumentar as vendas para o mesmo cliente, o custo de aquisição cai, portanto, é um esforço que vale a pena no curto e longo prazo.

2. Redução de churn

Churn é uma métrica usada para acompanhar a quantidade de clientes que deixam a base de uma empresa com o passar do tempo.

A ativação de base é responsável por manter o cliente na empresa, por começar a usar o produto ou serviço conforme o desejado, atingindo a satisfação que era esperada quando efetuou a compra.

Por isso, a empresa será capaz de reduzir a saída de clientes de sua base, gerando também
maior potencial de vender novamente para esses clientes.

3. Fidelização

Fidelizar o cliente é o objetivo da maior parte das empresas e com a técnica de ativação torna-se mais fácil.

Uma vez que, o cliente atingirá seu objetivo inicial com o produto ou serviço, terá satisfação com a compra e a partir disso, diminuem as chances de realizar a saúda do cliente da base da empresa.

4. Melhora da reputação

Uma empresa que demonstra se preocupar com a experiência de seu cliente naturalmente terá melhora de sua reputação.

O que significa dizer que é possível ter clientes fiéis, satisfeitos, que falam bem da empresa e ainda indicam para os amigos.

5. Cliente ativo é cliente rentável

E por último, mas não menos importante, o cliente ativo é mais rentável para a empresa.

Afinal, ele conhece o produto ou serviço, conhece a relação da empresa com o cliente e sabe que pode comprar mais por ter todo o suporte necessário.

O que faz com que esse cliente esteja sempre comprando da empresa e gerando renda, que beneficia a saúde financeira do negócio.

Como obter sucesso com essa estratégia?

Para obter sucesso com a estratégia de ativação da base de clientes é necessário ter o cuidado de planejar todos os passos de execução da estratégia em si.

Por isso, fique atento para implementar seguindo os passos que trarão o sucesso desejado. São eles:

Construa uma persona

Para o processo de ativação é preciso compreender as necessidades, motivações e principalmente expectativas do cliente.

Por isso, a persona é importante. Ela será usada para abordar e identificar quais são os elementos de valor aos olhos de seu cliente.

A construção da persona é uma etapa muito importante para uma empresa que deseja sucesso na interação com seu público. Toda empresa que não investiu ainda em construção de persona deveria fazê-lo. Afinal, é fundamental para que as estratégias de marketing e relacionamento com o cliente possam ser eficazes no curto e no longo prazo.

Estude a jornada de compra

Após concluir a construção da persona, avalie o processo comercial. É preciso que as abordagens sejam eficientes para que o cliente siga as etapas de compra de forma natural.

Conhecendo as conversões de sua empresa por etapa do funil, é possível fazer uma estratégia para cada etapa que está ocasionando a perda de clientes.

Promover um processo mais harmônico é fundamental para que todo o funil de vendas se dê da melhor forma possível.

Entenda suas perdas

Também é importante estar atento ao processo de perdas do negócio. Tendo em vista que, será necessário fazer segmentação para uma abordagem de ativação mais conveniente e coerente com cada caso.

De modo que, a estratégia funcione e seja possível otimizar processos a partir de então. Afinal, clientes que tiveram grandes problemas e já anunciaram que não voltariam a fazer negócios com a empresa,
não são os melhores perfis para começar a aplicar a estratégia.

Trace a estratégia e continue melhorando

Após traçar sua estratégia para a ativação da base de clientes, implemente, monitore e continue melhorando.

De modo que, possa encontrar a fórmula ideal para obter o máximo de resultados. É a partir do monitoramento e da melhora contínua que uma empresa poderá alcançar o máximo em resultados.

Afinal, consegue compreender quais são as falhas do processo, o que está agradando os clientes e quais são os melhores argumentos. Tudo isso faz com que o negócio seja mais lucrativo e possa alcançar bons resultados.

Aproveite que agora já sabe sobre a ativação da base de clientes e use a estratégia em sua rotina de gestão.

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