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Como implementar o Customer Centric na sua empresa

Sumário

Customer centric é uma nova forma de pensar o negócio para que a experiência do cliente seja positivamente impactante.

De modo que, o cliente seja o centro do negócio e isso ajuda a melhorar a relação entre a empresa e o cliente. Garantindo fidelização e ótimos resultados de curto e longo prazo.

Nós vamos te explicar tudo sobre o negócio centrado no cliente e muito mais, para que você possa avaliar se vale a pena implementar a ideia em seu negócio.

O que é customer centric?

O customer centric é a empresa que considera toda a centralização do planejamento estratégico do negócio no cliente. Isso significa dizer que é uma empresa centrada na experiência satisfatória de seu cliente.

Dessa forma, desde o primeiro momento de contato com o cliente, a empresa se preocupa em oferecer uma experiência positiva.

Uma vez que, todas as estratégias de conversão são pensadas para que o cliente passe por todas as etapas da jornada de compra até o pós-venda de forma satisfatória. Sempre se sentindo satisfeito com o que a marca tem para oferecer.

A empresa centraliza a experiência do cliente a partir de estudos detalhados sobre seu comportamento, para que possa entender preferências, desejos, objetivos e dificuldades.

Dessa forma, todas as mudanças que a empresa aplica são pautadas não por achismos e sim por dados concretos sobre o público.

De modo que, seja possível lançar novos produtos, fazer lançamento de novos serviços e sempre atender com eficiência, por ter o foco no cliente.

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Quais as vantagens do negócio centrado no cliente?

Agora que já sabe o que é a estratégia, é importante saber quais são os benefícios dela, confira:

1. Aumento da satisfação do cliente

A colocação do cliente no centro do negócio é um aspecto intimamente relacionado ao aumento da satisfação do cliente.

Aspecto que é muito importante para manter seu público sempre fiel e em crescimento. Afinal, um cliente satisfeito indica seu produto para amigos e naturalmente a propaganda boca a boca beneficia seu negócio.

2. Melhora da reputação do negócio

É muito importante trabalhar a reputação da empresa em seu nicho. E com o cliente como foco do negócio isso é conquistado.

Uma vez que, o cliente fica satisfeito e acaba comunicando em suas redes sociais ou até em conversas com amigos que a empresa atende as expectativas.

O que contribui para que a empresa fique bem falada no mercado e possa usar isso como argumento para fechar mais negócios.

3. Fidelização

A satisfação do cliente é um fator que está intimamente ligado à satisfação. Por isso mesmo, acaba sendo uma vantagem competitiva em cenário de tanta concorrência.

A fidelização é excelente para reduzir custos com a conquista de novos clientes. Afinal, uma empresa que investe em ter clientes felizes e comprando sempre, pode reduzir seus aportes para conquistar novos clientes.

Trabalhando mais focado em sua base de consumidores que meramente só em busca acelerada por novos compradores.

A redução do CAC que é o Custo de Aquisição de Cliente é fundamental para o aumento da eficiência da empresa em suas ações desenvolvidas.

4. Aumento do ROI

Outro aspecto positivo de ter o cliente no centro é aumentar o retorno sobre o investimento. Uma vez que, o cliente com boa experiência compra mais e com mais frequência.

Como implementar o customer centric?

Implementar o customer centric demanda uma série de cuidados, de modo que, seja possível fazê-lo com a máxima eficiência, confira:

1. Entenda o cliente

Como já foi dito anteriormente, é preciso conhecer a fundo quais são as demandas do seu público. Caso contrário, as ações não serão de sucesso.

É possível usar ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente, para coletar dados e tornar a tarefa mais simples.

Bem como, é possível aplicar pesquisas junto ao público que compra frequentemente

2. Tenha lideranças que entendem a importância da estratégia

A empresa precisa ter uma cultura interna que valorize a experiência do cliente. E o primeiro passo para isso é que os líderes atuem sempre voltados para o cliente.

Os líderes precisam entender a importância de valorizar o cliente e como isso impacta positivamente no negócio. Afinal, eles são os tomadores de decisão dentro da empresa. E quando eles orientam seus times, todos vão estar voltados para os mesmos objetivos.

3. Os colaboradores precisam ter autonomia

Dentro da estratégia é preciso eliminar processos burocráticos e dar solução ágil para problemas dos clientes.

Tendo em vista que, o time precisa sempre se certificar de que o cliente fique satisfeito. E isso depende de um atendimento rápido, eficaz, que ouve o cliente, prioriza sua dúvida, esclarece e auxilia de fato.

Para tal, os funcionários precisam ser bem treinados e usufruírem de autonomia para tomarem decisões. Sempre pautados por processos que vão favorecer a experiência do cliente e fidelizar.

Portanto, é importante dar autonomia para que seus colaboradores usem diferentes recursos, criatividade e deem soluções eficientes para que os clientes possam ficar satisfeitos com os serviços ou produtos oferecidos.

4. Acompanhe o resultado

A gestão precisa acompanhar o desempenho da equipe. O objetivo é garantir que as estratégias funcionem e os clientes fiquem satisfeitos.

Acompanhar o desempenho da sua equipe é fundamental para que possa orientar o time e garantir que todo cliente fique satisfeito com as interações.

5. Use feedbacks de clientes

É importante também se pautar pelo feedback de clientes para que possa acompanhar os resultados.

De modo que, faça os ajustes necessários a partir dos feedbacks e consiga aprimorar continuamente o processo.

Justamente para que seu time possa ter a máxima eficiência nas interações e continue mantendo seus clientes com alto padrão de satisfação sempre.

Toda empresa pode se beneficiar do customer centric?

Sim! Todas as empresas podem se beneficiar ao adotar a centralização das estratégias no cliente.

Afinal, quando a empresa fideliza clientes por ter um atendimento diferenciado e estratégias que impactam positivamente em todas as etapas do processo de contato com o consumidor, é natural que cresça em seu segmento.

Portanto, agora que sabe como implementar o customer centric, vale a pena recorrer ao uso da estratégia em seu negócio.

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