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10 tendências de Customer Success para 2023

Sumário

Conhecer as tendências de customer success é importante para que sua empresa possa atuar de acordo com os mais recentes movimentos de mercado. De modo que, consiga manter sua empresa relevante e eficiente.

Afinal, quando a empresa está em constante atualização demonstra sua capacidade de manter a relevância no mercado. E isso é importante para atrair cada vez mais público e sucesso para o negócio. Pensando nisso, trouxemos algumas tendências de Customer Success para se atentar para 2023.

Relembrando customer success

Antes de mais nada, é útil relembrar o conceito de customer success, que se trata de traçar estratégias para manter seus clientes felizes por mais tempo.

De modo que, isso contribui positivamente para que as pessoas sejam mais fiéis ao seu negócio, evitando que busquem concorrentes.

Portanto, customer success é um setor de extrema importância para o negócio. Visando principalmente que se tenha sucesso no longo prazo. Afinal, fidelizar é benéfico para que a empresa tenha uma base sólida de clientes, que compram, gostam da marca e ainda recomendam para os amigos.

Dito isso, é importante colocar em prática as tendências do setor, para que sua empresa esteja sempre em posição de liderança no mercado. Afinal, aqueles que estão antenados com o que há de mais moderno conseguem se destacar.

10 tendências de customer success para implementar em 2023

Listamos 10 tendências de customer success para 2023, de modo que, possa identificar quais implementar em seu negócio e traçar um plano estratégico para tal. Confira tudo a seguir:

01. Evolução no uso de dados

A evolução no uso dos dados é uma forte tendência. Segundo a Forbes 94% das empresas ouvidas em sua pesquisa usam análise de dados para o crescimento de seus negócios e transformação digital.

Portanto, é de suma importância começar a usar essa verdadeira mina de ouro para obter informações relevantes. De modo que, o time de CS tenha poderosos insights a partir dos dados coletados.

Dessa forma, é possível garantir decisões mais assertivas a partir da análise de todos os dados obtidos.

02. Mais empresas buscando profissionais de customer success

Com um cenário econômico desafiador e a busca contínua por crescimento, é natural que mais empresas estejam buscando profissionais da área.

Tendo em vista que, o foco no cliente e sua satisfação se tornaram movimentos cada vez mais apreciados pelos gestores de grandes negócios.

Todavia, é o tipo de contratação que impõe a necessidade de focar nos resultados. Afinal, com um cenário de economia desafiadora, os profissionais precisam realmente mostrar resultados para que mantenham seus cargos.

03. Automatização com toque humanizado

O uso de chatbot e outras ferramentas de automação de atendimento se mostra cada vez mais importante. Todavia, os clientes não abrem mão do atendimento humanizado.

Por isso, uma forte tendência de 2023 é que as empresas invistam em soluções tecnológicas, sem abrir mão da parte humana do atendimento.

Dessa forma, os clientes usufruem de qualidade de atendimento e agilidade ao mesmo tempo, aproveitando o melhor da automação com a humanização em conjunto.

04. Foco no aprimoramento da experiência de produto

Todo produto precisa passar por atualizações, de modo que, possa continuar gerando uma experiência positiva ao longo dos anos.

Afinal, o objetivo é que os clientes tenham produtos intuitivos, simples, elegantes e funcionais. De modo que, o cliente tenha autonomia de uso. Portanto, parte do trabalho do customer success é estar atento para a necessidade de implementar atualizações nos produtos.

05. Foco no resultado

Nos últimos anos as empresas se tornaram cada vez mais competitivas e a economia tem apresentado um cenário desafiador.

Por isso, o time de customer success precisa ter 100% de seu foco na conquista de resultados expressivos. Uma vez que, a falta de resultados consistentes poderá acarretar demissões para o setor.

06. Aumento expressivo da colaboração

Uma tendência de customer success em 2023 é que os profissionais da área estejam cada vez mais presentes nas comunidades, se envolvendo nas áreas de interesse de seus clientes.

Dessa forma, conseguem compreender mais detalhes sobre as preferências do público a partir das interações. E isso contribui positivamente para o ganho de assertividade em suas decisões.

07. Habilidades comerciais e de relacionamento

As equipes de CS em 2023 devem atuar no mapeamento de clientes para rastrear mudanças de seus interesses, visando economizar dinheiro.

Uma vez que, o rastreamento consegue prever quais são as estratégias que trarão mais resultados. Evitando que o relacionamento pouco aprofundado com o cliente dificulte a eficiência dos investimentos.

08. Equipe com foco no digital como estratégia

Visando vencer dificuldades macroeconômicas, as empresas tendem a contratar mais profissionais em 2023 que possam integrar um time de sucesso no digital.

Dessa forma, o time de CS contará com profissionais de orientação de dados, profissionais de marketing e os especialistas em CS propriamente.

De modo que, o time completo seja capaz de trazer mais resultados para a empresa, que terá como foco a expansão no mercado digital. Afinal, os negócios que não se digitalizaram em 2023 tendem a sumir do mercado.

09. Aprimoramento profissional

Com um mercado desafiador, o colaborador que atua como customer success manager precisa ter o cuidado de investir no próprio aprimoramento pessoal.

Caso contrário, terá dificuldade de entregar os resultados esperados por seus gestores. E é justamente isso que faz com que o colaborador fique de fora do mercado que está em crescimento apesar de existirem desafios econômicos que as empresas precisam vencer.

10. Personalização das experiências

A disputa cada vez mais acirrada pelos clientes desencadeia a nossa última tendência de customer success para 2023 que é a personalização das experiências.

De modo que, os clientes tenham um mix de atendimento automatizado e humanizado, sempre voltado para a personalização da interação.

Dessa forma, é possível garantir o atendimento da expectativa dos clientes, para que seja possível aumentar sua satisfação e felicidade.

Portanto, agora que você já sabe mais sobre as 10 principais tendências de customer success em 2023, vale a pena aproveitar esse conhecimento para que possa implementar melhorias no seu setor.

Ser um profissional antenado com o mercado e que está em constante evolução é benéfico para sua carreira e para a empresa.

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