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7 dicas de como vender para quem já é seu cliente

Sumário

Se vender para novos clientes já não é uma tarefa fácil, vender para quem já é seu cliente pode ser tão difícil quanto. Muitas empresas ainda gastam muito dinheiro tentando conquistar novos clientes, quando seria mais vantajoso reconquistar os que já possui.

Saber como vender para quem já é seu cliente vai trazer um número maior e mais constante de vendas, fidelizando o seu público, e gerando futuros promotores da sua marca. Hoje vamos te ensinar 7 maneiras de colocar isso em prática.

Porque focar em vender para quem já é seu cliente?

Se você está atento ao mercado customer centric já deve ter ouvido que fidelizar clientes é mais barato que conquistar novos. É por isso que é tão importante saber vender para quem já faz parte da sua base de clientes.

Na hora de comprar o cliente sempre vai buscar um lugar onde ele possua confiança, e esse local tem que ser o seu negócio.Trabalhar técnicas para que o seus clientes comprem cada vez mais de você só vai fortalecer o relacionamento dele com a marca, e trazer benefícios para a sua empresa.

Pensando nisso, nós vamos te mostrar 7 dicas de como fazer o seu cliente continuar comprando no seu negócio. Leia a seguir quais são elas.

1. Conheça o perfil do seu cliente

Conhecer o perfil do cliente que você deseja vender é algo importantíssimo para essa estratégia, e para isso, é necessário coletar informações sobre os seus clientes a fim de entender as principais necessidades e dores que ele possui.

Ter esse perfil traçado vai te ajudar a fazer um atendimento personalizado para os seus clientes, o que pode acabar ajudando um vendedor a conseguir convencer um cliente a comprar, por exemplo.

2. Proporcione uma boa experiência

Um cliente com certeza não vai voltar a comprar com você se a sua primeira experiência não tiver sido das melhores, não é mesmo? Por isso é extremamente necessário garantir que o cliente tenha a melhor experiência possível dentro da sua empresa.

Fazer um bom onboarding, mapear bem a jornada do seu cliente, e garantir que ele obtenha sucesso com o produto adquirido, vai fazer com que ele crie uma boa impressão do seu negócio, o que posteriormente vai facilitar a sua volta.

3. Up Selling

Uma das estratégias que mais costumam funcionar quando falamos em vender para clientes da nossa base é o upsell. Essa técnica envolve oferecer ao cliente algum upgrade no produto ou serviço oferecido, gerando assim uma maior receita.

Quando você oferece um bônus em algum produto, o cliente entende como uma vantagem, o que o impulsiona a comprar mais , além de gerar um sentimento de “conquista” sobre a situação.

4. Cross Selling

A técnica de cross selling é um pouco similar à citada anteriormente, porém tem como objetivo estimular o cliente a adquirir novos produtos, sejam eles similares, ou que complementam o produto inicial que está sendo adquirido, fazendo assim com que o cliente gaste mais com a sua empresa e veja mais vantagens ao fechar negócio.

É necessário ter cuidado com os produtos oferecidos, pois tentar fazer o cliente comprar produtos que não vão o auxiliar a melhorar a sua experiência pode acabar sendo um tiro no próprio pé.

5. Crie uma oferta exclusiva

Criar ofertas exclusivas definitivamente não é algo simples de ser feito, por isso, é necessário contar com a criatividade e bom senso do time de vendas, além de conhecer bem o perfil dos seus clientes, a fim de montar boas estratégias e garantir que essas ofertas surtam o efeito esperado.

Existem diversas formas de fazer algum tipo de oferta exclusiva, e muitas delas vão te ajudar a fidelizar e engajar os seus clientes. A sua empresa pode, por exemplo, oferecer um desconto exclusivo para quem já comprou do seu negócio, ou até um cupom de desconto por um número determinado de compras.

6. Faça programas de fidelização e premiações

Uma tática muito eficiente para manter seus clientes comprando seus produtos e serviços é oferecer algum benefício pela fidelidade deles com a sua marca.

Programas de fidelidade tendem a dar muito certo de forma geral, porque o cliente se sente importante e próximo a empresa, principalmente quando esses programas trazem premiações para consagrar aqueles que mais se destacam.

Quando o cliente se sente valorizado pela empresa, ele tende a encarar as negociações e o processo de escolha de forma mais acolhedora com a sua marca, por isso é importante sempre oferecer vantagens a esse cliente por sua fidelidade.

7. Crie programas de incentivos para indicações

Programas de indicações vêm se tornando cada vez mais comuns dentro das empresas, principalmente porque além de manter os clientes dentro da sua base, eles ainda trazem novos clientes para a empresa de forma voluntária.

Normalmente programas de incentivo a indicações são feitos por um número determinado de indicações, e quanto mais pessoas o seu cliente indicar, mais prêmios ele irá conseguir.

Essa técnica se parece bastante com a citada anteriormente, mas com a diferença que os clientes vão ganhar brindes não só por sua fidelidade, mas também por suas indicações, o que também ajuda a reduzir o CAC da empresa consideravelmente.

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