Up selling : aprenda o que é e como aplicar

Quando o cliente está dentro da sua loja, o que você faz para que ele compre algo a mais? Existem diversas técnicas de vendas no mercado, e hoje vamos te ensinar uma delas para aumentar as suas vendas.

O Up selling é uma estratégia de vendas que faz com que o cliente adquira algum benefício a mais na hora da compra, o que aumenta o ticket médio, gerando maior receita para a sua empresa.

Continue lendo o texto abaixo para saber mais sobre essa estratégia, e o passo a passo de como aplicá-la para o seu negócio.

O que é Up Selling?

A estratégia de Up Selling é focada em oferecer um desconto para que o cliente troque o produto escolhido por um que seja superior, ou até o mesmo produto com algumas características melhores que o atual. Essa técnica é muito utilizada no setor de varejo, principalmente as plataformas online.

Um exemplo de Up Selling que pode ser visto com facilidade no dia a dia são os fast foods. Quando pedimos um combo por exemplo, a atendente tende a oferecer um refrigerante maior, por um x valor adicional, ou seja, ela está oferecendo um produto superior, a partir de um desconto no preço inicial.

Up selling

Porque fazer Up Selling

Trazer a estratégia de up selling para a sua empresa tende a gerar um aumento do faturamento, afinal, você vai estar vendendo produtos mais caros do que o seu cliente inicialmente pretendia comprar.

Além disso, essa técnica pode funcionar como uma forma de encantar e fidelizar os seus clientes. O up selling faz com que os clientes comparem os benefícios do upgrade que está sendo oferecido, e possa adquirir algo que vai gerar mais satisfação ao final da sua experiência.

Como aplicar na sua empresa

Aplicar up selling dentro da sua empresa pode não ser tão simples e prático como gostaríamos, e aí vão algumas dicas que podem te ajudar nessa empreitada.

1. Conheça seu público alvo

Conhecer o seu público é uma dica que vale tanto para o up selling, como para diversas outras estratégias de vendas. Saber quais são os hábitos do seu público vai te ajudar a definir diversas delimitações na hora de pôr essa técnica em prática.

Entender o comportamento do público que adquire seus produtos garante que você ofereça os produtos corretos, crie uma precificação adequada e defina o que pode ou não ser oferecido para cada cliente.

2. Mapeie suas oportunidades

Depois de fazer uma análise do seu público alvo, é hora de mapear as suas oportunidades e criar propostas a partir delas. Para fazer esse mapeamento é necessário pensar em todas as dúvidas que o seu cliente possa ter, e quais soluções você é capaz de oferecer.

Quando você busca solucionar os problemas dos seus clientes, fica mais fácil achar lacunas onde a estratégia de up selling pode ser inserida.

3. Faça testes e veja o que funciona ou não

Aplicar uma nova estratégia nunca vai ser simples e rápido, afinal de contas, é necessário saber de que forma ela melhor vai se moldar ao seu negócio, por isso é necessário testar as opções.

Fazer testes e analisar qual funciona melhor no modelo da sua empresa, vai facilitar diversos processos, além de garantir que as suas vendas sejam bem sucedidas ao utilizar essa técnica.

4. Ofereça apenas itens relevantes

Não ofereça qualquer tipo de melhoria para o seu cliente, não é porque você quer que ele compre um produto melhor, que deve ser oferecido o primeiro que estiver disponível.

É necessário oferecer itens que sejam de fato relevantes, e que vão fazer o upgrade eficiente para o seu cliente. Trazer melhorias rasas e sem uma justificativa convincente não vai fazer com que o seu cliente compre o novo produto.

5. Não ofereça produtos muito mais caros que o principal

Evite oferecer produtos com o valor muito acima do que o produto original, essa é uma dica importantíssima se você quer que a sua técnica de up selling seja bem sucedida, afinal, isso pode gerar muitos efeitos negativos para a venda.

Oferecer produtos com o valor muito alto, pode acarretar em um desconforto para o seu cliente, pois pode gerar a sensação de que o produto original é muito inferior à oferta escolhida pelo cliente, e pode fazer ele desistir da aquisição.

Outro motivo, é que ao oferecer algo com um alto valor você pode estar saindo da realidade financeiraem que o seu cliente se encontra, gerando constrangimento para o mesmo, o que pode estragar a experiência dele com a sua empresa.

A estratégia de up selling, se aplicada corretamente, com certeza vai render diversas vantagens para o seu negócio, afinal, essa técnica cria relacionamentos mais profundos com os clientes, o que ajuda a fidelizá-los a sua empresa.

E lembre-se sempre de priorizar a experiência do seu cliente com a empresa, o up selling vai te ajudar a obter um maior lucro, mas também serve para melhorar a jornada do consumidor, aumentando a satisfação dele ao final da experiência.

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