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Como as empresas SaaS podem medir o uso e a adoção ao produto?

Sumário

As empresas SaaS precisam medir a adoção de produto para que possam avaliar uma série de fatores, viabilizando o incremento de melhorias, por exemplo.

A partir da análise de adoção de produtos é possível identificar em qual fase o produto se encontra, visando prolongar seu ciclo de vida no mercado. De modo que, consiga evitar que o produto entre rapidamente no ciclo de declínio e seja necessário substituí-lo por uma inovação visando manter a empresa lucrativa.

Pensando sobre isso, trouxemos mais detalhes sobre o processo de adoção de produto nas empresas SaaS e como medir esse processo no dia a dia. Confira tudo a seguir para que possa implementar em seu cotidiano de trabalho.

O que é adoção de produto?

A adoção de produto é um processo que analisa o período no qual o cliente descobre o produto, adquire e se torna um consumidor frequente dele.

Monitorar esse processo é importante para estimular os clientes a manterem uma adoção maior, que é responsável diretamente por uma receita maior.

Afinal, com um processo de adoção de produto eficiente é possível manter uma retenção positiva para a empresa SaaS, o que contribui para que o tempo de vida do cliente na empresa seja prolongado.

É por isso que a adoção de produto precisa ser medida para que se torne a melhor amiga de um negócio SaaS. Uma vez que, entendendo o ciclo de vida do cliente na empresa é possível fazer as interações corretas para que possa estimular o cliente a se manter consumindo o produto.

Afinal, é preciso que uma empresa SaaS venda o mesmo produto todos os meses para o mesmo cliente, visando aumentar o ciclo de vida desse consumidor na empresa.

Monitorando a adoção de produto a empresa pode, por exemplo, estimular o cliente a explorar novas ferramentas do produto, garantindo que a retenção dele seja aumentada.

Como medir a adoção de produtos na prática?

Entendido o que é e a importância da adoção de produto, é preciso ter uma ideia de como está esse processo na empresa.

Acontece que a maior parte dos desenvolvedores de softwares simplesmente não sabem dizer como está a adoção de produtos e também não sabem como calcular o indicador. Se esse é o seu caso, não se sinta sozinho!

Existem diversas métricas que devem ser monitoradas de perto para que se tenha um entendimento do indicador que você deseja descobrir.

Sem dúvidas, já te adianto que a jornada é complexa, afinal, envolve a análise de diversos dados. Todavia, entender a adoção de produtos é recompensador para uma empresa SaaS.

A boa notícia, é que você vai aprender a partir de agora o que e como acompanhar. Confira:

1. Taxa de adoção

É importante calcular a porcentagem de usuários novos em relação ao total de usuários de sua empresa, calculando o número de novos usuários de um produto ou recurso específico.

O cálculo é simples: número de usuários novos x 100 / número total de usuários.

O valor irá revelar uma porcentagem que indica a taxa de adoção de um produto ou recurso específico.

2. Tempo para a primeira ação

O tempo para a primeira ação é o cálculo de tempo médio que uma pessoa leva para usar um recurso recentemente lançado pela empresa ou que leva para usar o recurso novo pela primeira vez.

O indicador é importante para identificar o grau de engajamento que as pessoas possuem em relação às novidades lançadas pela empresa de SaaS.

3. Porcentagem de usuários que realizam a primeira ação principal pela primeira vez

Indicador que é muito importante e que frequentemente é ignorado pelas empresas de SaaS, é uma métrica que revela justamente a porcentagem de usuários que realizam a principal ação pela primeira vez.

É importante medir esse processo justamente para que sua empresa saiba quanto tempo os clientes levam até ter o momento desejado de usar a principal ferramenta que a empresa disponibiliza. Afinal, é possível que o usuário comece a explorar o SaaS sem usar a principal ferramenta.

E por isso, são clientes que dedicam tempo para experimentar o todo, sem necessariamente ter um
momento “aha” com o produto. E por isso, podem vir a cancelar sem mesmo ter usado pela primeira vez a ferramenta principal. Se isso acontece com frequência, a empresa tem um sério problema com o qual lidar.

É útil usar ferramentas analíticas para entender a adoção dos produtos e monitorar todos os 3 indicadores, para que tenha um panorama geral de como está a adoção de produtos em seu negócio SaaS.

Afinal, sem esse acompanhamento é difícil trabalhar a retenção de clientes. Ocasionando a dificuldade de manter o negócio lucrativo e relevante para seu público.

Acompanhando os 3 indicadores é possível monitorar as métricas de adoção de produtos, contribuindo para que as medidas mais adequadas possam ser adotadas com o objetivo de aumentar a adoção dos produtos em sua empresa.

Como aumentar a adoção de produtos?

Acompanhou as métricas e não gostou dos dados coletados? Infelizmente resultados negativos são comuns quando a empresa começa a monitorar, por isso é tão importante a construção da jornada do cliente na área de produto.

Mas a boa notícia é que é possível melhorar os indicadores com alguns cuidados, como:

Melhorar o produto

Pode parecer óbvio, mas é algo que nunca pode ser ignorado. A empresa que trabalha continuamente
coletando feedback e trabalhando em melhorias dificilmente terá alta taxa de churn.

Por isso mesmo, é interessante atuar para inovar, trazendo novas ferramentas para o produto e oferecendo aos seus clientes sempre o que há de mais moderno e que realmente soluciona suas necessidades.

Quanto mais útil é a solução oferecida pela empresa para o público-alvo, menores são as chances de cancelamentos.

Ter um suporte melhor

Por mais que a empresa melhore continuamente o produto, é natural que dúvidas aconteçam como parte do dia a dia.

Oferecer um suporte qualificado faz toda a diferença para que o usuário tenha a ajuda necessária evitando cancelamentos.

Investir na experiência do cliente

Se o cliente não entende com eficiência como usar o produto, ele não vai conseguir ter sucesso no uso e por isso, o cancelamento é inevitável.

Portanto, vale muito a pena investir na experiência do cliente usando o produto, visando orientar, dar suporte e proporcionar o momento “aha” ao seu cliente.

Medir e melhorar o uso e a adoção ao produto são cuidados essenciais para que o negócio tenha eficiência em seu nicho.

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