Usar frases prontas para atendimento com o intuito de enviar mensagem rápida para clientes é uma prática crescente no país. Tendo como principal objetivo fazer um atendimento por WhatsApp eficaz, que deixa o cliente satisfeito.
De acordo com relatório CX Trends, 70% dos clientes gastam mais com empresas que oferecem uma experiência positiva.
Portanto, é indispensável estruturar a comunicação com clientes no WhatsApp, para que possa prestar um atendimento de alta qualidade. Nós trouxemos dicas de atendimento ao cliente através da ferramenta, com o intuito de gerar encantamento.
A Importância de Frases Prontas no Atendimento ao Cliente
Com o avanço tecnológico os clientes estão em busca de atendimento ágil para suas demandas. E é nesse contexto que a comunicação com clientes no WhatsApp se moldar
De nada adianta ter um atendimento no canal se a equipe é incapaz de dar retorno em poucas horas após o início do contato. Afinal, a expectativa ao procurar suporte no WhatsApp é justamente de ter um atendimento rápido.
E geralmente, o cliente tem uma dúvida que interfere em sua decisão de compra ou na sua experiência com a marca. E é justamente por isso que o atendimento precisa ser rápido.
Seja para enviar uma segunda via de boleto, informar horário de funcionamento da loja física ou a disponibilidade de um produto, é preciso ser ágil. Portanto, é cabível que o cliente tenha a expectativa de um atendimento rápido e se sinta frustrado quando não encontra a solução esperada.
Com o uso do WhatsApp Business, é possível facilitar a comunicação com clientes usando mensagens automáticas. Dessa forma, o cliente é direcionado para o atendente melhor preparado para auxiliar e parte dos problemas é solucionado sem precisar de atendimento humano.
O que contribui para que o atendimento seja rápido, mesmo com uma equipe enxuta trabalhando no setor. Aspecto que faz toda a diferença para o orçamento de empresas dos mais variados portes.
A automação permite otimização para as duas partes
Um ponto de grande relevância é que a automação permite otimização para o cliente e para a empresa. Aspecto que faz com que o cliente tenha respostas rápidas e precisas, consistência na comunicação e eficiência na experiência de atendimento.
Portanto, a resolução de problemas se dá de forma efetiva, contribuindo para que possa reduzir o risco de frustrar seus clientes. Além disso, a automação evita que os colaboradores respondam de forma repetitiva informações como: segunda via de boleto, horário de funcionamento e outras dúvidas comuns.
De modo que, o cliente possa ter um excelente atendimento por não ter uma equipe que está sobrecarregada por questões triviais e repetitivas.
Como Criar Mensagem Rápida para clientes Eficientes para WhatsApp
Uma das dicas de atendimento ao cliente por WhatsApp valiosa é: envie frases práticas e mensagem rápida para clientes. Não crie diversas perguntas para o cliente responder inicialmente.
Crie uma mensagem de saudação informativa e prática que será a primeira a ser disparada. Por exemplo:
- Olá, você já é nosso cliente?” – Excelente para empresas de serviços recorrentes, como provedores de internet.
- Olá, tudo bem? Nossos atendentes não estão disponíveis, como podemos te ajudar? Deixe sua mensagem e em breve manteremos contato.
- Olá, tudo bem? Estamos fora do horário de atendimento que é de x a y. Como podemos te ajudar? Deixa sua mensagem e entraremos em contato durante o expediente.
Portanto, é preciso analisar quais são os atendimentos mais comuns em sua empresa, para que possa confeccionar as frases. Esses são apenas alguns exemplos que são úteis para iniciar o envio de mensagens automáticas, sendo a primeira saudação.
De modo que, o cliente tenha resposta imediata e possa ter o atendimento iniciado para que não fique irritado.
Exemplos de Frases Prontas para Diferentes Situações
Continuando nossos exemplos, trouxemos mensagem rápida para clientes, prontas para outras situações, confira:
- Oi, está procurando comida boa e promoção? Temos os seguintes pratos com desconto hoje (Saudação inicial de WhatsApp para empresa de delivery);
- Peço desculpas pelo ocorrido. Quero que saiba que estou fazendo o melhor para resolver seu problema. Pode me dar mais detalhes sobre o que aconteceu? (Frase pronta para lidar com cliente irritado por um problema);
- Até mais, obrigada por confiar em nossos serviços. Caso tenha alguma outra dúvida estamos à disposição (saudação para finalizar o atendimento).
Perceba que as frases prontas podem ser enviadas em diferentes contextos e tornam o atendimento mais prático. Afinal, o atendente não precisa digitar tudo do zero e pode contar com um modelo a ser seguido.
Isso faz toda a diferença para que tenha um atendimento prático, rápido e eficaz, capaz de manter o cliente satisfeito com a interação.
Dicas para Personalizar Mensagem Rápida para clientes e Encantar Clientes
Personalizar as frases prontas inserindo o problema relatado pelo cliente, o nome do cliente e o nome da empresa é importante. Obviamente, cada informação será usada de acordo com o contexto. Por exemplo: “obrigado por entrar em contato com (nome da empresa). Ficamos felizes em atendê-lo”.
Assim como “Olá fulano, agradecemos por seu feedback”. Dessa forma, mesmo que o atendimento esteja sendo feito com frases prontas, o cliente se sente muito bem atendido. E é isso que fideliza e importa para sua marca.
Erros Comuns ao Usar Frases Prontas e Como Evitá-los
Um dos erros mais comuns é achar que as frases prontas podem resolver tudo! Quando na verdade, seu cliente continua tendo necessidades específicas que precisam de atenção.
Algumas demandas são resolvidas parcialmente com frases prontas e parcialmente com protocolos internos de atendimento. Como a solução de conflitos, resolução de insatisfações e outras situações que demandam atenção especial.
Portanto, é indispensável ter clareza de qual abordagem usar com cada cliente, para que todos fiquem satisfeitos. Afinal, o uso de mensagem rápida para clientes tem como objetivo otimizar o tempo de atendimento.
Contudo, apesar de ser benéfico, é um dos protocolos de atendimento. O que revela a necessidade de ir além do envio da mensagem rápida para clientes. Sempre visando que o atendimento personalizado encante, traga bons negócios e possibilite clientes satisfeitos e fiéis à marca.