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Como utilizar a Inteligência artificial para melhorar a eficiência da equipe de sucesso do cliente

Sumário

A utilização de inteligência artificial (IA) é um dos temas mais comentados nos últimos meses. Mas já pensou em usar ferramentas de inteligência artificial para melhorar a eficiência de seu time de sucesso do cliente?

Fazer mais com menos esforço, alcançar ótimos resultados e garantir a satisfação dos clientes são possibilidades a partir do uso de novas tecnologias.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações relevantes sobre como atrelar inteligência artificial e sucesso do cliente, confira tudo a seguir.

Inteligência artificial e sucesso do cliente: entenda a relação

A inteligência artificial tem íntima relação com o sucesso do cliente. Uma vez que, existem inúmeros mecanismos tecnológicos que permitem tornar a empresa mais eficiente, inteligente e promover aumento da satisfação dos clientes.

Dessa forma, é possível alcançar uma série de resultados expressivos em suas estratégias de sucesso do cliente. Contribuindo para que a fidelização seja facilitada e a base de clientes da empresa possa crescer de forma saudável.

Não é de hoje que o setor de customer success pode levar vantagem ao utilizar ferramentas de IA, como o caso dos chatbots.

Comuns no cotidiano, os chatbots interagem com os clientes por mensagens de voz ou de texto, viabilizando um atendimento muito mais rápido e eficiente.

O que contribui para responder com rapidez as demandas frequentes dos clientes, proporcionando respostas adequadas e ágeis. De modo que, muitos problemas dos clientes são resolvidos em poucos segundos de interação, evitando até mesmo a necessidade de passar para o atendimento humano.

No entanto, com o avanço da tecnologia a inteligência artificial se tornou mais refinada, podendo ser usada de outras formas para melhorar a eficiência da equipe.

Por que focar na eficiência da equipe de CS

Focar na eficiência da equipe de CS nunca foi tão vital! O que acontece é que o mercado está cada vez mais competitivo, todas as empresas precisam se diferenciar de alguma forma.

O que faz com que a equipe de sucesso do cliente seja fundamental, para que o negócio possa continuar a existir no mercado em que atua.

Além disso, é natural que um trabalho de sucesso da equipe seja responsável por aumentar a base de clientes no médio e longo prazo.

Portanto, seria natural a necessidade de mais profissionais para a equipe de CS. Todavia, usando inteligência artificial e automação é possível escalar o processo, para que a equipe seja eficiente mesmo que tenha um time reduzido, o que faz com que o custo operacional não seja alto.

Ou seja, focar na eficiência atrelando uma equipe bem qualificada e tecnologia é o melhor cenário possível para alcançar bons resultados impactando os clientes com as soluções oferecidas pela empresa.

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 Como a IA pode melhorar a eficiência desse setor

Agora vamos à parte prática? É possível usar a IA para melhorar a eficiência da equipe de sucesso do cliente de diferentes formas, como:

Análise de dados

A análise de dados é uma das vantagens possíveis com o uso de ferramentas de inteligência artificial.

Com a análise de dados coletados de diferentes fontes, é possível identificar padrões e tendências de seu público, o que é extremamente vantajoso para a competitividade da empresa.

Redução no tempo de suporte

A tecnologia pode ser usada de diferentes formas para reduzir o tempo de suporte ao cliente.
A IA generativa, por exemplo, pode ser usada para ganhar conhecimento em casos de suporte, tendo como objetivo atuar em situações similares para responder às dúvidas de seus clientes.

Dessa forma, as respostas são oferecidas com alta qualidade, garantindo que o cliente fique satisfeito com o suporte ágil e eficiente e possa alcançar o sucesso do cliente.

Recomendação de produtos

A inteligência artificial pode auxiliar a equipe a analisar as preferências de compra de cada cliente. De modo que, seja possível recomendar produtos adequados que são relacionados ou complementares ao que o cliente está adquirindo.

Dessa forma, a estratégia se torna eficiente em aumentar a satisfação do cliente, que realiza uma compra eficiente e que oferece todas as soluções que o cliente espera ter.

Afinal, é muito ruim comprar um produto e não conseguir, por exemplo, instalar por faltar um adaptador ou cabo que foi esquecido durante a compra.

E quando a tecnologia faz a oferta, o cliente terá a possibilidade de tomar uma decisão, o que o ajuda a assumir o papel de protagonista. Se ele simplesmente optou por não comprar, sua insatisfação com a dificuldade de instalação recai sobre sua própria responsabilidade de não ter comprado tudo que foi oferecido.

Personalização do atendimento

Outra estratégia de sucesso do cliente que pode ser usada é justamente adotar medidas de personalização do atendimento.

De modo que, o cliente possa se sentir especial enquanto é atendido pela empresa. Aspecto que é muito importante para que a pessoa se mantenha fiel à marca.

Incluir o nome do cliente durante a interação no chat, por exemplo, é um cuidado que demonstra carinho e atenção para com o cliente.

Além disso, é possível oferecer descontos, promoções exclusivas para clientes fiéis e muitas outras condições personalizadas.

Justamente para que esse cliente se sinta especial e valorizado pela empresa. O que é fundamental no curto e longo prazo, para que consiga manter um relacionamento saudável com seu público.

Afinal, clientes que se sentem respeitados e importantes, que notam a valorização da marca em relação ao atendimento tendem a ser fidelizados, o que melhora muito a eficiência do time de customer success.

Portanto, é perceptível que o uso de IA proporciona eficiência sem que a equipe de sucesso do cliente fique sobrecarregada de demandas.

Aspecto que é importante para que seus clientes se sintam bem, tenham um bom aproveitamento da tecnologia para impactar a base de consumidores da empresa, sem que sua equipe se sinta pressionada e desgastada em prol da conquista do resultado.

A tecnologia otimiza processos, viabiliza resultados expressivos e minimiza o esforço da equipe. Contribuindo para que seja muito eficiente no curto e longo prazo.

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