logo CS Academy branco

Glossário de Customer Success e Customer Experience

A maior biblioteca gratuita de conteúdo Customer Centric na América Latina!

ARR – Annual Recurring Revenue

Annual Recurring Revenue (ARR) é o termo em inglês para Receita Anual Recorrente. Se trata de uma importante métrica que analisa o lucro proveniente de serviços de assinatura. 

A ideia é analisar esse lucro durante o tempo de vida útil da assinatura. A ideia é analisar o valor anual e pode ser feito a cada ciclo de 12 meses. Conhecer e saber como fazer esse cálculo é importantíssimo.

Por que o Annual Recurring Revenue (ARR) é importante?

Para empresas que trabalham com assinatura, analisar o valor recorrente é essencial. Com a métrica é possível analisar o crescimento e verificar a saúde do negócio. 

O Annual Recurring Revenue (ARR) pode ajudar a definir ações para estratégias específicas como aumento de vendas e de ticket médio. Além disso, serve para entender os dados de downgrade taxa de churn

Portanto, ele ajuda em alguns fatores fundamentais para o bem-estar empresarial, bem como:

Analisar a saúde da empresa;

Previsão e aumento de receita;

Retenção de talentos (planejando melhor as estratégias e diminuindo a rotatividade de equipes ao contratar os profissionais adequados), entre outros. 

Leia mais: O que é e como calcular Customer Effort Score

Melhore a relação com os clientes

Para empresa de SaaS manter uma boa relação é mais importante do que captar novos clientes. Afinal, esse modelo de negócio sobrevive com a fidelidade, não com a quantidade. 

Analisando a Annual Recurring Revenue (ARR) você consegue entender melhor o comportamento do seu cliente entendendo quais são os ápices de cancelamento e downgrades no negócio e bolando estratégias para conter isso. 

Como calcular

Para calcular o ARR é preciso dividir o valor total do contrato pelo número de anos relativos. Então, se você possui uma assinatura com contrato de 4 anos no valor de R$4000 é necessário dividir o valor pelos anos. 

A conta será:

R$4000 (custo do contrato) / 4 (anos)

ARR = R$1000 por ano.

A conta pode se repetir para cancelamentos. Caso o mesmo cliente decida não prosseguir com o contrato R$ 4000 em dois anos, basta dividir o valor pelos anos que restam.

Portanto:

R$4.000 (custo do contrato) por 2 (anos)

ARR = R$2.000.

É importante lembrar que só devem ser consideradas taxas recorrentes, não cobranças únicas. Portanto, a receita variável deve ser contabilizada separadamente.

ARR vs MRR

Enquanto o Annual Recurring Revenue (ARR) considera a receita anual, o MRR considera a receita mensal. portanto, contratos de curto prazo que permitem cancelamento mensal devem ser calculados por MRR.

Leia mais: MRR (Montly Recurring Revenue)

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter