Antes de investir na carreira é importante entender o que faz um profissional Customer Success Manager e compreender quais são as atividades inerentes a esse cargo. Essa é uma função que tem sido muito valorizada no mercado.
Marcas de diferentes portes têm buscado por profissionais qualificados para atuarem justamente a frente dessa missão: o sucesso do cliente.
Mas, apesar de o termo se tornar cada vez mais popular, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que faz um CSM e como é a rotina desse profissional, bem como os desafios que são enfrentados por ele diariamente.
Vamos então conhecer mais sobre o profissional Customer Success Manager e tirar todas as suas dúvidas a respeito desse cargo tão importante – e essencial – para o sucesso da sua marca.
Função de um profissional Customer Success Manager
O Customer Success Manager é responsável por assegurar o sucesso do cliente, que inclui não somente a jornada de compra e a negociação em si, mas perdura por todo o tempo em que se mantém uma relação com o cliente.
Uma empresa que adota uma estratégia de Sucesso de Cliente deve contar com um profissional voltado para essa área, pois ele será responsável por gerenciar a carteira de clientes e garantir o sucesso em todas as etapas do relacionamento com o consumidor.
Principais objetivos dessa função
O objetivo principal de um CSM é fortalecer a relação entre a marca e o consumidor. Para isso, esse profissional se vale de uma série de estratégias que são voltadas em especial para os seguintes fatores:
Melhorar a experiência e agregar valor:
O CSM consegue acompanhar de perto o desempenho de cada cliente, garantindo que tenham a melhor experiência com a marca.
Nesse sentido, é necessário agregar valor na etapa de Onboarding, apresentando soluções práticas, claras e objetivas aos novos clientes de modo que os valores agregados a sua marca se tornem óbvios para o consumidor.
Engajamento:
Após a primeira etapa, é hora de gerar o engajamento. O profissional Customer Success consegue conduzir isso para que o cliente se empenhe em seu próprio sucesso.
Aqui, o profissional CSM é responsável por diminuir o tempo entre a venda e a percepção de valor da solução proposta pela sua marca. Ou seja, mais rapidamente o cliente perceberá que o seu produto/ serviço o atende com maestria.
Receber e repassar feedbacks:
Podemos dizer que também faz parte de suas funções enquanto profissional Customer Success Manager receber os feedbacks da dos clientes – e repassá-los aos departamentos adequados.
Dessa forma o CSM também contribui para o crescimento e a evolução da empresa em diferentes esferas, entregando um importante material para análise e insights de melhorias.
Essas são apenas algumas das funções inerentes a esse profissional. No entanto, é preciso ter o feeling para perceber quais são as demandas da empresa e entender as necessidades de cada público.
Essa percepção delicada e meticulosa é que será o grande diferencial para entregar um trabalho exemplar nessa carreira.
Habilidades necessárias para ser um CSM
Para entrar nesse mercado é preciso contar com um excelente preparo. Pode parecer simples e intuitivo no começo, mas atuar como profissional Customer Success requer mais do que isso. É preciso equilibrar um preparo técnico com suas habilidades.
Habilidades com vendas:
Ainda que o CSM não seja um vendedor, é preciso desenvolver suas habilidades comunicativas e seu poder argumentativo, pois, eles serão essenciais no processo de retenção de clientes.
Capacidade de relacionamento:
É importante que esse profissional consiga se relacionar com diferentes perfis. É preciso ser agradável, compreensível e empático, de modo que cative clientes – internos e externos – em pouco tempo.
Leia mais: Empatia: como entender as dores do cliente
Comprometimento e responsabilidade:
Lidar com uma demanda alta de trabalho e com uma carteira recheada de clientes não é uma função fácil para qualquer pessoa. Nesse sentido, ter um senso de comprometimento e responsabilidade é fundamental para o sucesso na carreira.
Habilidades com métricas:
As métricas serão grandes aliadas do profissional Customer Success. Sendo assim, lidar bem com números, tabelas e outras ferramentas que são utilizadas para gerenciamento de dados e estatísticas é essencial.
Leia mais: Descubra quais são as 5 principais métricas SaaS
Disposição para aprender:
Quando você descobre o que faz um CSM, percebe que existem diferentes atividades que podem ser atribuídas a ele. Por isso, esse profissional precisa ter um perfil dinâmico e estar disponível a aprender coisas novas sempre.
Afinal, quanto ganha um Customer Success Manager?
Talvez essa seja a principal dúvida de quem quer se tornar um profissional Customer Success: qual é o salário médio para esse profissional?
Obviamente existem inúmeros fatores que podem influenciar isso, a começar pela região geográfica, preparo do profissional e porte da empresa em que ele está empregado.
No entanto, podemos passar uma média salarial, de acordo com o Glassdoor, que fica em torno de:
- Estágios: R$1.500,00
- Cargos de analista: de R$ 2.000 a R$ 5.000.
Essa é uma média e podem ocorrer variações. Porém, ainda assim estamos falando de uma remuneração bastante interessante e que pode significar a possibilidade de independência financeira para os profissionais.
Leia mais: 6 dicas para ser um Customer Success Manager de resultado
Como se tornar um profissional de Customer Success?
Agora que você já sabe o que faz um profissional Customer Success, é hora de falarmos sobre como você pode ingressar nessa carreira.
Não há um atalho: a única forma e se preparando de maneira adequada para desenvolver as suas habilidades técnicas e pessoais. Para isso, portanto, uma sugestão é se matricular em um curso de qualidade.
Na CS Academy você encontra cursos dinâmicos e atualizados voltados para a área de atendimento, experiência e sucesso do cliente.
Já ajudamos diversos profissionais a se formarem e construírem uma carreira de sucesso. Acesse o site e saiba mais sobre nossos cursos.
Um profissional de Customer Success é muito mais do que um bom atendente. Ele assegura que todo o processo do cliente seja prazeroso e qualificado, garantindo uma satisfação que gera fidelização e admiração.
Por isso, essa é uma função que vem ganhando relevância no mercado e tende a se tornar essencial para empresas que almejam crescimento, desenvolvimento e ganho de mercado.
Para quem busca por uma função com possibilidade de crescimento e segurança financeira, ser um profissional Customer Success é uma excelente oportunidade.