Conhecer osĀ 10 melhores livros de Customer SuccessĀ Ć© importantĆssimo para o profissional que deseja evoluir e se destacar na carreira. Afinal, a bibliografia dedicada a essa Ć”rea Ć© bastante rica e qualificada. Felizmente existem muitos livros sobre o tema. AlĆ©m disso, o mercado de CS Ć© competitivo e destaca-se quem estĆ” mais preparado e se mantĆ©m atualizado sobre o assunto.Ā
Nesse contexto, trouxemos uma lista com os 10 melhores livros de Customer Success para que você conheça mais sobre a Ôrea e se desenvolva profissionalmente. Acompanhe!
Lista de melhores livros de Customer Success
Estudar, pesquisar e se atualizar: essa é a receita para ser um profissional qualificado e se manter sempre em alta no mercado. A lista de melhores livros de Customer Success pode lhe ajudar nessa missão!
- BĆNUS:Ā Estruturando Customer Success – Lui Von HollebenĀ
- Customer Success – Nick Mehta
- A ExperiĆŖncia Apple – Carmine Gallo
- Mapeamento de experiĆŖncias – Jim Kalbach
- Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie
- Comunicação NĆ£o Violenta – Marshall Rosenberg
- O Jeito Disney de Encantar os Clientes – Disney Institute
- Customer Success: O sucesso das empresas focadas em clientes – Hiram Damin
- Pipeline de LideranƧa – Ram Charan, Stephen Drotter, James Noel e Ivo Korytowskig
- Chief Customer Officer – Jeanne Bliss
- Como construir uma estratĆ©gia de Customer Success – SenseData

Customer Success | Nick Mehta
āCustomer Successā Ć© um livro bĆ”sico sobre o tema. Nele acompanhamos desde o surgimento do conceito atĆ© tĆ©cnicas de sua aplicação elaboradas por um dos nomes mais importantes em Sucesso do Cliente.
O livro explora como o sucesso do cliente pode impulsionar o crescimento sustentÔvel e a retenção de clientes, abordando tópicos como a definição de métricas de sucesso, a implementação de estratégias de sucesso do cliente, e a importância da colaboração entre equipes.
O autor dÔ dicas e sugestões para iniciar essa importante estratégia e implantÔ-la de forma duradoura e qualificada em sua empresa, mostrando que o Customer Success vai muito além da satisfação dos clientes.
Sobre o autor:
Nick Mehta Ć© CEO da empresa mais importante de sucesso do cliente do mundo: a Gainsight. Ele estĆ” por trĆ”s do crescimento e expansĆ£o da marca, que saltou de um pequeno negócio para um empreendimento com escritórios espalhados pelo mundo.Ā
A experiĆŖncia Apple | Carmine Gallo
Em āA ExperiĆŖncia Appleā descobrimos quais sĆ£o as estratĆ©gias usadas pela gigante americana para cativar o seu pĆŗblico e tornĆ”-lo nĆ£o apenas fiel, mas absolutamente satisfeito com a empresa em todos os aspectos.
Ć um livro de customer success onde a autora detalha alguns dos princĆpios e prĆ”ticas de qualidade que tornaram a Apple uma lĆder absoluta de mercado e uma das marcas mais rentĆ”veis do mundo.
O livro oferece insights valiosos para empreendedores e profissionais que desejam aplicar os princĆpios da Apple em seus próprios negócios, focando na criação de uma cultura corporativa que coloca o cliente no centro de todas as decisƵes.
Sobre o autor:
Carmine Gallo Ć© um escritor e comunicólogo americano reconhecido como uma lideranƧa em comunicação empresarial. O autor Ć© um frequente convidado a palestrar nas maiores universidades americanas e Ć© fundador da Gallo Communications Group em Pleasanton e a mente por trĆ”s de um dos melhoresĀ livros de Customer Success.Ā
Mapeamento de ExperiĆŖncias | Jim Kabalch
Diversos elementos podem comprometer a experiência do cliente. Em uma estratégia de costumer success é importante obter dados coerentes e seguros para entender quais são os gargalos e os pontos de ruptura desse processo.
Ć justamente isso que āMapeamento de ExperiĆŖnciasā oferece: uma sĆ©rie de estratĆ©gias para criar grĆ”ficos e mĆ©tricas que ajudem a ter uma identificação mais visual do problema.
Com exemplos prÔticos e uma abordagem clara, o livro é uma leitura essencial para quem trabalha com design, UX e inovação centrada no cliente.
Sobre o autor:
Jim Kabalch é conhecido não somente pela autoria de livros na Ôrea de negócios, mas também como um importante palestrante americano. à também um reconhecido especialista em experiência do cliente e estratégia.
AlĆ©m de āMapeamentos de ExperiĆŖnciasā, o autor tambĆ©m escreveu Designing Web Navigation (O’Reilly, 2007) e The Jobs To Be Done Playbook (Rosenfeld, 2020).
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas | Dale Carnegie
Esse Ć© provavelmente um dos tĆtulos mais importantes do mundo dos negócios. A obra foi escrita em 1936 e atĆ© hoje estĆ” presente nas prateleiras das grandes livrarias.
O livro trata sobre a importĆ¢ncia das relaƧƵes interpessoais para os negócios e a forma como o networking pode impactar diretamente na lucratividade. O seu sucesso se deve as suas dicas simples em uma linguagem acessĆvel e prĆ”tica
Amplamente considerado um guia essencial para quem deseja melhorar suas relaƧƵes pessoais e profissionais.
Sobre o autor:
Dale Carnegie nasceu em Nova York e se tornou um dos nomes mais relevantes do universo empresarial. O autor atuou como conselheiro de importantes lĆderes mundiais e fez sucesso nĆ£o apenas com o seu primeiro livro, mas com o seguinte, intitulado Como Evitar PreocupaƧƵes e ComeƧar a Viver.
Comunicação Não Violenta | Marshall Rosenberg:
A “comunicação nĆ£o violenta” Ć© a tĆ©cnica de comunicar-se de forma eficiente e gentil. Na obra, os leitores sĆ£o apresentados a alguns mĆ©todos prĆ”ticos e interessantes para aprenderem a se comunicar de maneira mais assertiva, diminuindo a violĆŖncia em todos os aspectos ā inclusive para lĆderes que desejam ser Customer Centric.Ā
O livro Ʃ uma ferramenta poderosa para melhorar relacionamentos pessoais e profissionais, promovendo conexƵes mais profundas e compreensivas entre as pessoas.
AtravĆ©s de exemplos e exercĆcios, o autor guia o leitor a adotar uma comunicação mais consciente e harmoniosa.
Sobre o autor:
PHD em psicologia clĆnica, Marshall Rosenberg ficou mundialmente conhecido pelas tĆ©cnicas de comunicação nĆ£o-violenta as quais se dedicou em grande parte de seus estudos.
A obra homĆ“nima se tornou um guia de resolução de conflitos em mais de 60 paĆses do mundo e aparece entre as opƧƵes de melhores livros de Customer Success. Marshall atuou fortemente como pacifista, visitando regiƵes em conflito e estimulando uma comunicação pacĆfica e diplomĆ”tica.
O Jeito Disney de Encantar os Clientes | Disney Institute
Conhecida pelo atendimento exemplar que conquista e cativa todas as geraƧƵes, a Disney se tornou um dos cases de sucesso mais conhecidos do planeta. Em āO Jeito Disney de Encantar os Clientesā, conhecemos os segredos praticados pela empresa para garantir a sua boa reputação e, com isso, estimular um crescimento escalĆ”vel e frequente.
Com exemplos prÔticos e insights valiosos, a leitura oferece lições que podem ser aplicadas em qualquer negócio, independentemente do setor, para transformar a maneira como os clientes são atendidos e fidelizados.
Sobre o autor:
VĆ”rios autores contribuem com a obra, sendo que Michael D. Eisner Ć© o nome mais importante por trĆ”s desse livro. O americano esteve na direção executiva da Walt Disney Company no que foram os provĆ”veis āanos de ouroā da empresa, entre 1984 e 2005. O diretor participou da criação de alguns filmes mais importantes, a revitalização da empresa e a aquisição de grandes meios de comunicação.Ā
Customer Success: O sucesso das empresas focadas em clientes | Hiram Damin
FortaleƧa a sua marca atravĆ©s da fidelização e encantamento de clientes. Esse Ć© o lema de Customer Success e tambĆ©m o cerne deste livro que apresenta estratĆ©gias possĆveis de serem implantadas em empresas de diferentes portes. Aprenda como lucrar mais sem aumentar as vendas, apenas focando na experiĆŖncia do cliente.
O autor aborda prÔticas, ferramentas e metodologias que auxiliam as empresas a manter seus clientes satisfeitos e, consequentemente, aumentar a retenção e o valor ao longo do tempo.
Este livro Ʃ indicado para profissionais de atendimento ao cliente, gestores de sucesso do cliente, e qualquer pessoa interessada em entender melhor como uma estratƩgia focada no cliente pode impulsionar resultados positivos para a empresa.
Sobre o autor:
Hiram Damim Ć© um importante estrategista em Customer Success e tambĆ©m foi 2 vezes eleito um dos autores best-sellers da Amazon. Com pouquĆssimo tempo de atuação, o brasileiro jĆ” atendeu mais de 200 empresas ajudando-as na implantação de estratĆ©gias de ExperiĆŖncia do Cliente.
Pipeline de LideranƧa | Ram Charan, Stephen Drotter, James Noel e Ivo Korytowskig Chief
Pipeline de LideranƧa Ć© um conceito desenvolvido por Ram Charan que entende que o espĆrito de lideranƧa pode se desenvolver em qualquer pessoa de acordo com suas habilidades.
Em uma abordagem simples, porĆ©m rica em informaƧƵes e qualidade, o livro traz algumas sugestƵes para quem quer se desenvolver enquanto lĆder excepcional e se destacar no mercado pela sua qualidade de gestĆ£o.
Com exemplos reais e ferramentas Ćŗteis, “Pipeline de LideranƧa” se tornou uma referĆŖncia essencial para gestores, executivos e profissionais de recursos humanos que desejam aprimorar suas estratĆ©gias de desenvolvimento de lideranƧa e garantir uma sucessĆ£o bem-sucedida dentro de suas empresas.
Sobre os autores:
Ram Charan se tornou um conhecido coach na Ć”rea de lideranƧa e jĆ” ajudou muitos profissionais a descobrirem o lĆder em si. Stephen Drotter Ć© autor de The Succession Planning Handbook for the CEO, e atuou frente a sucessĆ£o da General Electric, um importante case de sucesso em sua carreira.
James Noel tambĆ©m Ć© coach e trabalha em especial com executivos. AlĆ©m de Pipeline, o autor escreveu tambĆ©m Action Learning: How the Worldās Top Companies Are Re-Creating Their Leaders and Themselves, mais uma importante obra sobre lideranƧa.
Customer Officer | Jeanne Bliss
A experiência do cliente depende, primeiramente, de uma estrutura organizacional competente e qualificada. Nesse livro, a autora apresenta estratégias que elevam a comunicação e o trabalho em equipe a um novo patamar de qualidade, impactando diretamente no atendimento e experiência dos clientes.
O livro é destinado a executivos e gestores que querem ir além das métricas tradicionais e realmente entender e atender às necessidades dos seus clientes. Bliss enfatiza a importância de ouvir ativamente os clientes, criar um ambiente de trabalho colaborativo e alinhar todas as Ôreas da empresa para entregar valor consistente e relevante.
Sobre a autora:
Jeanne Bliss Ć© a mente por trĆ”s da CustomerBliss e Co-Fundadora da The Customer Experience Professionals Association. A sua experiĆŖncia Ć© a gestĆ£o focada em experiĆŖncia do consumidor. Para Jeanne, o consumidor Ć© sempre o centro das atenƧƵes em qualquer estratĆ©gia.Ā
Como construir uma estratƩgia de Customer Success | SenseData:
A nossa dĆ©cima indicação Ć© “Como Construir uma EstratĆ©gia de Customer Success“, considerado um dos materiais mais completos sobre o assunto. Na obra somos apresentados a uma sĆ©rie de estratĆ©gias e prĆ”ticas para gerenciar uma operação de Customer Success em sua empresa.
Através de conceitos bem definidos e exemplos aplicÔveis, a obra oferece ferramentas e insights valiosos para alinhar as metas da empresa com as necessidades dos clientes, garantindo uma relação cada vez mais benéfica e duradoura.
Sobre os autores:
A SenseData é a primeira plataforma de Gestão de Customer Success da América Latina. O sistema SenseData permite que seus algoritmos analisem de modo avançado grandes volumes de dados.
Essas são apenas algumas das obras de Customer Success indicadas para quem quer se desenvolver profissionalmente e pretende expandir o conhecimento sobre o tema.
BĆNUS: Estruturando Customer Success | Lui Von Holleben
“Estruturando Customer Success” Ć© um guia essencial para profissionais e lĆderes que desejam construir e aprimorar uma estratĆ©gia de Customer Success dentro de suas organizaƧƵes.
Com uma linguagem acessĆvel e exemplos do mundo real, o autor explora como alinhar a equipe de Customer Success com os objetivos de negócios, utilizar dados e mĆ©tricas para medir o sucesso, e criar uma cultura centrada no cliente.
à um recurso valioso tanto para iniciantes quanto para profissionais experientes que buscam otimizar suas estratégias e maximizar o valor entregue aos clientes.
Sobre o autor:
Lui Von Holleben é um profissional com mais de 8 anos de experiência em CS, fez parte de um dos primeiros times de CS no Brasil na RD Station e foi responsÔvel pela estruturação de CS em times como Geekhunter e Movidesk.
Nos últimos anos trabalhou no mercado americano, em experiências na ActiveCampaign, Birdie e Convenia. à especialista em Customer Success focado em escalabilidade, retenção e expansão através da base de clientes.
Acompanhe outros conteúdos para se manter atualizado sobre o assunto e conheça os cursos oferecidos pela CS Academy para você quer se especializar em Sucesso do Cliente.