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Onde aprender sobre Customer Success e Customer Experience

Sumário

Se você pretende aprender sobre CS e CX, saiba que existem vários cursos gratuitos além de espaços informativos, como blogs e comunidades. São espaços virtuais onde pessoas se reúnem para debater e compartilhar conhecimento sobre essas áreas. 

As siglas CS e CX referem-se, respectivamente, aos termos Customer Success e Customer Experience. São dois conceitos que levam em consideração a cultura de experiência e sucesso do cliente como tema central para gestão.

Essas são áreas que estão em plena expansão. Além disso, é provável que no período pós-pandemia as empresas sintam ainda mais necessidade de manter o cliente como centro de suas estratégias. Por isso, antecipe-se. 

Conheça alguns dos cursos gratuitos, blogs e comunidades para aprender CS e CX e alavanque a sua carreira para um novo patamar de sucesso. 

O que procurar em um curso de Customer Success e Customer Experience?

Antes de começarmos a indicar alguns cursos gratuitos para aprender CS e CX, é importante que você entenda quais são as características mais importantes que devem ser procuradas nessas aulas. 

Credibilidade da escola, instituição ou empresa:

Sem dúvidas uma das primeiras coisas é buscar por um curso que seja oferecido por uma empresa renomada. É muito importante escolher aquelas que sejam referências no mercado, afinal, isso pesa no currículo.

Melhores experts:

Tão importante quanto o nome por trás do certificado é o nome de quem vai lhe instruir durante o curso. Existem profissionais que são conhecidos como referência de mercado e que atuam em grandes players. Eles são ótimos mentores. 

Plano de aulas:

Por fim, não se esqueça de conferir o plano de aulas. Verifique quais são os assuntos abordados, a carga horária prevista e analise se está de acordo com suas expectativas.

A dica é sempre conhecer o curso antes de se matricular para evitar frustrações. Vamos agora conhecer alguns cursos gratuitos de CS e CX que você pode escolher. 

Cursos gratuitos de Customer Success e Customer Experience 


Sebrae – Customer Success: Como conquistar e manter clientes?

Curso do Sebrae explica o que é o Customer Success além de abordar as principais métricas e ferramentas para sua aplicação. 

Para tanto, as aulas são divididas em 6 módulos. São eles:

  • A importância do Customer Success;
  • O que é Customer Success;
  • Benefícios do Customer Success;
  • Como implementar o Customer Success;
  • Métricas e indicadores de Customer Success;
  • Retorno sobre o investimento de Customer Success.

Como você pode ver, são módulos bem explicativos, que abordam desde o conceito básico até a execução do planejamento. 

RD University – Customer Success: cursos introdutórios

RD University oferece uma série de cursos introdutórios que explicam o conceito e o básico para aplicação de CS e CX.

Alguns dos módulos oferecidos são:

  • O que é Customer Success;
  • Como começar com o pé direito;
  • O que é churn;
  • As métricas de sucesso da área de Customer Success;
  • O papel do Customer Success Manager;
  • As habilidades necessárias para atender o cliente;
  • Como prever orçamentos e estruturar um time.

Uma abordagem bastante ampla cuja intenção é preparar o profissional para aplicação da estratégia. 

CS Academy – Introdução ao Customer Experience e Introdução ao Customer Success

A CS Academy é uma das maiores referências na oferta de cursos para a área de Customer Experience e Customer Success. Aqui, trazemos dois cursos recém-lançados e oferecidos completamente grátis ao público.

Introdução ao Customer Experience2 horas de curso gravado com Gabriela Amaral da AMBEV e Cristiane Almeida do IFood. Alguns dos módulos são:

  • A história do Customer Experience;
  • O que é Customer Experience;
  • A importância de fazer CX;
  • Os benefícios que CX traz para o cliente;
  • Plano de carreira.

Introdução do Customer Success1 hora de curso gravado com o CEO e Founder da CS Academy, Diego Azevedo. Alguns dos módulos são:

  • O que é Customer Success?
  • Por que é importante fazer CS?
  • Quem está fazendo CS?
  • Objetivos e Estratégias;
  • Papéis em Customer Success.

Lembramos que os cursos da CS Academy possuem excelente reconhecimento no mercado e são ministrados pelos principais instrutores da área. 

Udemy – Como lidar com feedbacks dos clientes?

O curso da Udemy tem como expectativa preparar o profissional para lidar com feedbacks – uma das etapas mais importantes da jornada do cliente.

Os módulos abordados são:

Para cada módulo há diversos desdobramentos que serão tratados em minúcias. 

Leia mais: Melhores Cursos de Customer Success e Customer Experience

Por que se juntar a uma comunidade?

Além dos cursos, você pode recorrer às comunidades como método de aprendizado. São espaços em que internautas se reúnem para debater algum tema de interesse comum. 

A principal vantagem de uma comunidade de CS e CX é que você pode conhecer muito sobre o tema, compartilhar dicas e descobrir experiências de sucesso que servem como inspiração.

Veja algumas comunidades legais:

Participe das comunidades, debata e converse sobre o tema com outras pessoas interessadas no assunto. 

Como encontrar blogs relevantes de Customer Success e Customer Experience?

Para finalizar as nossas dicas, você pode aprender mais sobre CS e CX acessando blogs que sejam verdadeiramente interessantes. 

Nesse caso, o mais importante é selecionar conteúdo de qualidade, postado por empresas renomadas e que são autoridade no nicho. 

Algumas dicas são:

Em todos esses blogs você consegue acessar conteúdos preparados com cuidado, que buscam esclarecer dúvidas e educar a audiência a partir de textos simples, com linguagem acessível e escrita fluida. 

Dinamize os estudos para absorver mais informações!

O segredo é dinamizar. Se você quer aprender CS e CX, procure acessar conteúdos em diferentes formatos, mas sempre selecionando aqueles que são realmente relevantes e de alta qualidade. 

Dessa forma você tem a tranquilidade de consumir materiais com informações seguras e que podem, de fato, contribuir com seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Conte sempre com a CS Academy para aprender e estudar sobre Customer Success e Customer Experience!

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