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Profissional de Customer Experience: o que faz, salário e habilidades

Sumário

Você sabe o que faz um profissional de Customer Experience? Muitas empresas reduzem a atuação ao oferecimento de um atendimento qualificado aos clientes; mas essa é uma interpretação errônea da profissão. 

Fazer essa confusão é natural. Quando o CX e chegou no Brasil, alguns “gurus” propagaram essa ideia.

Isso também acontece porque o próprio termo – Experiência do cliente – nos remete em um primeiro momento ao atendimento, como se todo o bem-estar da relação cliente e empresa existisse apenas nesse aspecto. Mas, não é.

O ideal é que profissional tenha um olhar estratégico para toda a Jornada do Cliente.

Saber o que faz um profissional de Customer Experience é importante para empresas que almejam um crescimento e desejam implantar esses serviços. Então, vamos entender minuciosamente o que faz esse profissional. 

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O que faz um profissional de Customer Experience 

A primeira coisa que você precisa saber é que o profissional de Customer Experience lida com métricas e insights. 

A profissão é regida especialmente por métricas de CX que representam dados concretos, indo além da mera “impressão” de satisfação. Essas métricas são voltadas para a análise da Experiência do Cliente e usadas para implantação de diversas ações.

O que faz um Analista/Consultor de Customer Experience

A sua missão principal, portanto, é acompanhar toda a jornada, identificando pontos falhos e potenciais para que novas estratégias de melhorias sejam adotadas.

Principais atividades em Customer Experience:

  • Estudar as métricas de experiência;
  • Desenvolver e gerenciar ações voltadas para jornada do cliente;
  • Aprimorar a usabilidade do produto;
  • Identificar problemas que afetem a experiência;
  • Treinar funcionários que lidam diretamente com os clientes;
  • Simplificar serviços não funcionais, entre outras coisas.

Essas são apenas algumas das tarefas que podem ser designadas a esse profissional.

Porém, é importante entender também, quando falamos sobre o que faz um CX, que esse é um profissional que precisa ter versatilidade e facilidade ao assimilar novas tarefas.

O que é preciso para trabalhar com Customer Experience

Como você notou, um profissional de Customer Experience possui algumas tarefas bem específicas. Mas, não para por aí.

A versatilidade, como dito anteriormente, é um ponto essencial. 

Isso porque, durante a jornada de trabalho, o profissional de CX pode precisar lidar com diversas demandas e processar diversos dados disponíveis para a criação de suas estratégias.

Principais habilidades para atuar em Customer Experience?

A principal habilidade de um CX é a boa comunicação. Além disso, atribuições como conhecimento em marketing, publicidade e vendas também são diferenciais importantes.

Também é essencial ter conhecimento sobre o conceito Data Driven e facilidade com softwares de CRM e outras ferramentas tecnológicas de administração e gestão. 

Leia mais em nosso blog:

Informações importantes sobre a profissão:

Entenda algumas informações importantes sobre o profissional de Customer Experience.

Qual a missão do profissional de Customer Experience?

Identificar o comportamento e simplificar a experiência do cliente com a marca em todas as suas etapas – desde o primeiro contato até o pós-venda. Além disso, coletar e analisar os dados essenciais a respeito dos consumidores.

O que é preciso para trabalhar como Customer Experience?

Boa comunicação, capacidade de se relacionar bem com todos os setores da empresa, dominar métricas e metodologias de agilidade, ser criativo e identificar a dor do consumidor.

Mercado de trabalho 

Manter uma clientela satisfeita e fiel é um dos maiores desafios das empresas. Nesse contexto, contar com um Customer Experience qualificado pode fazer toda a diferença. 

É por isso que esse tem sido um cargo amplamente requisitado. Na mesma medida, ainda há um grande desfalque de mão de obra verdadeiramente qualificada. 

Portanto, o que temos é um mercado muito aquecido, com diversas oportunidades e muitas ofertas. Mas, para conquistar uma boa vaga é preciso construir um bom currículo a partir de um conhecimento adequado.

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Imagem do formulário de contato CS Academy.

Onde trabalhar com Customer Experience?

Existem oportunidades de trabalho em empresas de diferentes portes que pretendem adotar uma cultura centrada no cliente.

Embora seja mais comum a contratação em grandes empresas, o cargo tem sido cada vez mais valorizado por empresas em crescimento, como startups.

Podem ser bancos, e-commerces, supermercados, padarias, agências de seguros, consultorias empresariais. Se há cliente há experiência; portanto, existe oportunidade de atuação em Customer Experience.

O que estudar para trabalhar com Customer Experience?

É importante ressaltar que não há uma graduação voltada para essa área. Porém, o mais importante é mesmo fazer um curso específico sobre o cargo.

Nós temos um curso gratuito de Customer Experience, nele você encontra o impacto de CX em grandes e pequenas empresas, e foi desenvolvido para quem quer ingressar ou se especializar na função. 

Confira mais em nosso blog:

Qual é o salário de um Customer Experience?

Obviamente isso pode variar muito.  Fatores como experiência, tempo de mercado, preparo técnico, hierarquia e até região do país em que se atua podem impactar diretamente a remuneração. 

Mas, ainda assim, trata-se de um cargo que trabalha com valores bem interessantes, em especial se comparado com outras atividades. Com base no Glassdoor, podemos dizer que o salário de um profissional de Customer Experience pode variar entre 3 e 10 mil reais. 

Quanto mais preparado você estiver para concorrer às vagas e quanto melhor estruturado for o seu currículo, melhores serão seus salários. Por isso, foque em fazer bons cursos para participar de bons processos seletivos. 

Pós-pandemia:

Segundo entrevistas realizadas pelo site Infomoney, no período pós-pandemia o Customer Experience será um dos cargos mais requisitados.

Isso porque os comportamentos de compra e o conceito de satisfação podem mudar no “novo normal”. Com isso, manter pessoas qualificadas para entender as demandas da clientela e acompanhar a satisfação será fundamental.

A profissão está entre as 10 que devem crescer exponencialmente com a retomada das atividades. 

Estar preparado para lidar com essas demandas é fundamental! A sugestão é que as empresas comecem a estruturar um plano, buscando qualificações para implantar Customer Experience em seus espaços. 

A CS Academy ajuda a formar profissionais qualificados para lidarem com essas necessidades. Os cursos são voltados para dia a dia do mercado e preparam os participantes para a realidade da rotina de trabalho.  Conheça nossos cursos!

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