Saiba a melhor forma de influenciar seus clientes com o Zero Moment of Truth

Sumário

Toda estratégia de marketing tem como objetivo influenciar alguém a fazer algo. Essa é a base dessa tática que busca convencer os consumidores.

Entretanto, existem momentos nos quais estes clientes estão mais suscetíveis a influência, sendo o melhor deles Zero Moment of Truth.

Traduzido para Momento Zero da Verdade, ou simplesmente ZMOT, ele se refere ao período em que os consumidores estão em busca de realizar uma decisão de compra.

Isso significa que durante esse momento o público está aberto a escutar e conhecer novas marcas e produtos. Assim, usufruir dessa oportunidade é mais do que essencial para as empresas.

Sabendo dessa importância, trouxemos este conteúdo completo para que você aprenda a aproveitar do Momento Zero da Verdade de seus consumidores. Acompanhe!

Os 4 Pilares do ZMOT

O ZMOT foi descoberto, como sendo esse mar de possibilidades, pelo Google, ao realizar uma parceria de pesquisa com a empresa Shopper Sciences.

Juntos eles investigaram mais de 5 mil marcas e descobriram certas similaridades entre as jornadas de tomada de decisão de seus clientes. A partir de tais semelhanças foram estruturados quatro pilares de sustentação do Momento Zero da Verdade.

Juntos, tais pilares conseguem influenciar os consumidores nesse momento de pesquisa e fazer com que a sua marca se torne mais atrativa para a escolha de consumo.São eles:

  • Ranqueamento em Mecanismos de Busca
  • Avaliações
  • Tabelas Comparativas
  • Cupons

Falando assim, os pilares do ZMOT podem parecer simples estruturas que muitos sites já se preocupam em seguir. Entretanto, o que torna eles tão especiais é o direcionamento que recebem.

Os pilares do ZMOT se baseiam em dados reais que comprovam sua eficácia. Assim, mesmo que você já pratique um ou dois deles sem nem ao menos perceber, ter consciência na hora e colocá-los em prática faz toda a diferença.

E sem mais delongas, vamos então entender o funcionamento e aplicação destes pontos do Momento Zero da Verdade.

Ranqueamento em mecanismos de busca

Todo profissional de marketing sabe da importância de ter uma boa posição entre os links ranqueados nas plataformas de busca, em especial no Google. Citamos essa com destaque, pois a plataforma, sozinha, é responsável por 90% de todas as pesquisas realizadas na internet.

Assim, o primeiro pilar do ZMOT se dedica a se fazer presente entre as opções de escolha dos consumidores desde o início da pesquisa de consumo. Para provar essa importância não precisamos ir longe. Pense em você e quais os passos que toma quando decide comprar um novo produto.

Ao pesquisar online é nos primeiros links ranqueados que clicamos, logo, estar entre eles é essencial para que os consumidores te encontrem. Apenas para trazer dados numéricos que comprovem essa afirmação, observe o gráfico da Smart Insights.

Nele vemos que os volumes de cliques caem drasticamente de acordo com o posicionamento do link, até se tornarem indiferentes para as empresas:

Saiba a Melhor Forma de Influenciar seus Clientes com o Zero Moment of Truth

Para melhorar seu posicionamento invista em estratégias de SEO. Elas irão otimizar o seu site para que o Google o veja como mais atrativo e o ranqueie em colocações mais altas.

Avaliações

Outro pilar que sustenta o ZMOT são as avaliações. Afinal, é mais do que esperado que os consumidores queiram saber a opinião de antigos clientes antes de comprarem.

Pense nos movimentos que o público toma em uma compra física. Eles analisam, olham, tocam e investigam o produto antes de consumi-lo. Mas no meio virtual isso não é possível.

Ir atrás de avaliações e reviews online é uma forma que os clientes encontraram de se sentirem mais seguros e confiantes para realizarem uma compra.

Em pesquisa, a Bight Local conseguiu comprovar que o fluxo de buscas por tais opiniões pode ser muito maior do que o esperado.

Eles descobriram que 95% dos consumidores entre 18 e 34 anos procuram constantemente por tais avaliações e que 57% deles só compram se os reviews forem entre 4 ou 5 estrelas.

Comprovaram ainda que 80% deles afirmam confiar na opinião de desconhecidos online tanto quanto na de amigos e parentes.

E se tudo isso ainda não te convenceu que ter boas avaliações online é importante, saiba que os clientes dizem estarem dispostos a gastar até 35% a mais por produtos bem avaliados!

Tabelas Comparativas

Seguimos rumo à segunda metade dos pilares do ZMOT, e com ela as tabelas comparativas.

Durante um processo de decisão, seja ele qual for, é normal que as pessoas se sintam um tanto perdidas quando têm muitas opções de escolha. Isso faz com que elas fiquem inseguras e, no caso do consumo, não realizam uma compra. As tabelas de comparação são uma forma efetiva de impedir tal fuga

Ao colocar lado a lado as vantagens e características dos produtos, as listas comparativas irão ajudar o cliente a se sentir mais seguro sobre sua escolha.

Além do mais, elas são uma excelente forma de melhorar a UX Design do seu site, fornecendo um artifício visual para que os consumidores tomem a melhor decisão possível.

Cupons

Por fim, o último, mas não menos importante, pilar do Momento Zero da Verdade são os cupons.

Pensando logicamente, se um cliente tem a possibilidade de comprar um produto na loja X pelo valor completo, ou comprar o mesmo produto na loja Y, mas com um desconto de 10%, qual ele escolheria?

É bem óbvio que a resposta é a loja Y! Exatamente por esse motivo que o último pilar irá se focar em oferecer cupons, promoções, descontos ou quaisquer vantagens financeiras para seus consumidores.

Desse modo nós conseguimos fazer com que o cliente seja convencido a comprar especificamente da sua marca.

E apenas para deixar esse argumento ainda mais forte, saiba que 90% dos consumidores buscam por cupons online para realizarem suas compras, tanto em lojas físicas como virtuais. E ainda, que eles dedicam cerca de 2 horas semanais a tal tarefa. 

Conclusão

O ZMOT é a oportunidade que muitos estavam esperando para conseguirem gerar mais conversões.

Oferecendo a possibilidade de influenciar e conquistar os clientes antes mesmo que eles se vejam na jornada de compra, o Momento Zero da Verdade é a forma mais certeira de conseguir aumentar sua clientela.

E agora que já sabe de tudo isso, o que acha de aproveitar as oportunidades que o ZMOT lhe oferece? Antes disso, apenas deixe um comentário com a sua opinião sobre esse conteúdo, vamos adorar saber!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados