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Recurring revenue (Receita Recorrente)

Recurring revenue é o termo em inglês para “Receita Recorrente”. Ela acontece quando a sua empresa possui algum tipo de receita que se repete a cada mês com o mesmo valor. 

É o que acontece, por exemplo, quando falamos em modelos de assinatura. O cliente contrata um serviço e todos os meses você sabe que aquele valor será pago. Portanto, há uma recorrência com a qual você pode contar antecipadamente. 

MRR e ARR

Existem basicamente dois tipos de métricas que podem ajudar a medir a recurring revenue: Monthly Recurring Revenue e de Annually Recurring Revenue.

A primeira se refere ao levantamento mensal da receita recorrente. Já a segunda considera um ciclo maior, o ciclo anual de receitas que são geradas a cada mês – portanto, 12 meses.

Como calcular MRR?

Há um jeito simples de calcular a sua Monthly Recurring Revenue.

Basta subtrair as contas ativas do número de contas canceladas. Depois, multiplique esse resultado pelo valor pago mensalmente.

Nessa conta deve-se excluir serviços variantes e taxas adicionais, como de adesão ou contratação de serviços extras. 

Supondo que sua empresa possui um plano que custa R$ 100,00/ mês e possui atualmente 1.000 assinantes. Porém, nesse mês houve o cancelamento de 40 assinaturas.

A sua conta será:

  • 1.000x R$ 100,00) – (40 x R$ 100,00) = R$ 96.000,00. 

Portanto, você sabe que para o próximo mês há uma previsão de faturar R$ 96.000,00 com as assinaturas ativas.

Como calcular ARR?

Esse cálculo é ainda mais simples, pois basta somar os resultados de MRR dos últimos 12 meses para chegar a um ARR. Porém, é importante trabalhar com valores reais. 

Por isso, os cálculos de MRR devem ser muito precisos e condizer com a realidade. Não se esqueça de considerar upgrades, downgrades e churn em todos os cálculos. 

Afinal, isso impacta diretamente no valor pago por cada cliente e, portanto, na receita recorrente obtida.

Exemplos de negócios de recorrência

Fica mais fácil entender o conceito de MRR e ARR quando você percebe que conhece várias empresas que trabalham com esse modelo de faturamento como principal.

Veja alguns exemplos:

Streamings como Netflix, Amazon Prime, Disney Plus e Spotify;

Kindle Unlimited;

Antivirus como Avast;

Cursos e programas educacionais. 

Esse modelo de faturamento é especialmente comum em empresas SaaS.

Tem se tornado um tipo muito frequente de fornecimento de serviços/produtos por garantir um faturamento mais seguro. A receita recorrente pode revolucionar o seu modo de vender.

Leia mais:  Customer Success: conceitos, objetivos, quanto ganha um CSM

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