10 melhores livros sobre liderança

Sumário

Para quem deseja construir uma carreira sólida é importante seguir boas referências. Nesse sentido, os 10 livros sobre liderança que apresentaremos a seguir podem ajudar bastante a guiar a sua atuação profissional.

A literatura focada em desenvolvimento de líderes não traz apenas dicas.

Ela é desenvolvida, geralmente, por homens e mulheres que se tornaram referência de atuação no mercado e que compartilham as suas experiências e vivências com o intuito de fomentar novos profissionais altamente capacitados.


1. Comece pelo porquê – Simon Sinek

Em “Comece pelo porquê” o autor analisa como grandes líderes são capazes de inspirar não somente a sua equipe, mas todas as pessoas ao redor, estimulando para que tomem as melhores atitudes e adotem um perfil proativo.

Sobre o autor:

Simon Sinek é um importante autor britânico-americano e palestrante que se tornou conhecido por suas obras literárias voltadas para gestão e
liderança. Além de “Comece pelo porquê”, o autor também publicou títulos famosos como “O Jogo Infinito” e “Líderes se servem por último”.


2. Encontre seu porquê – Simon Sinek, David Mead e Peter Docker

Encontre seu porquê pode ser considerado como uma espécie de continuação de “Comece pelo porquê”. No primeiro livro o autor Simon Sinek destaca a importância de determinar um “porquê”, um bom motivo que guie a sua carreira.

Nesse aqui ele oferece algumas ferramentas que podem ajudar a chegar a esse grande motivo, tanto individual quanto o motivo da própria empresa estar em atuação.

Sobre os autores:

Além de Simon Sinek, que é um importante autor britânico-americano e palestrante que se tornou conhecido por suas obras literárias voltadas para gestão e liderança, o livro conta com autoria de David Mead, pseudônimo de um teórico da conspiração cuja real identidade é desconhecida e Peter Docker que, além de autor, se tornou um importante conselheiro para empresas que querem articular melhor o seu propósito.


3. Meu caminho até a cadeira nº 1 – Rachel Maia

Rachel Maia conta, em “Meu caminho até a cadeira nº 1” a sua trajetória em uma carreira brilhante, a frente de empresas de porte gigantesco como Tiffany & Co., Pandora e Lacoste.

Além de sua própria história, Maia compartilha com os leitores dicas de liderança e sua própria percepção do mercado.

Sobre a autora:

Rachel Maia é uma executiva brasileira do alto escalão que vem de uma realidade completamente diferente da sua atual. Negra, periférica e mulher, Maia conseguiu conquistar postos importantes em sua brilhante trajetória.

Formada em ciências contábeis pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, Maia faz parte do minúsculo grupo de 0,4% de executivas negras a frente de grandes organizações do país. Os dados são do Instituto Ethos, de 2015.

Leia mais: Melhores cursos de Customer Experience e Customer Success


4. Pipeline de liderança – Ram Charan, Stephen Drotter, James Noel

Em Pipeline de liderança os autores dão dicas, a partir de suas longas experiências em mercado, sobre como estruturar um plano de carreira e planejar a sucessão de líderes dentro do ambiente profissional.

Além disso, o livro mostra como um pipeline defasado pode prejudicar o desenvolvimento da empresa.

Sobre os autores:

Ram Charan é um importante autor, escritor e consultor indiano conhecido principalmente por seu trabalho exemplar na criação de linhas de sucessão de lideranças. Stephen Drotter é cofundador do Leadership Pipeline Institute e orientou empresas como Marriott, Citigroup, GE e Goodyear.


5. Desafios da liderança – Vários Autores

Desafios da liderança faz parte da renomada coleção de 10 leituras Essenciais, da Harvard Business Review, e reúne artigos dos maiores nomes em liderança e administração.

Sobre os autores:

A seleção de textos foi feita pela Harvard Business Review que, a partir de uma análise criteriosa, selecionou conteúdos relevantes para quem deseja saber mais sobre como adotar e manter uma postura de liderança verdadeiramente potente.

O livro reúne textos de nomes coo Jim Collins, Daniel Goleman, Peter Drucker, John Kotter, Peter Senge entre outros.

 

Leia mais: 10 melhores livros de Customer Experience

 


6. A Coragem para liderar – Brené Brown

A Coragem para Liderar aborda a liderança com uma ótica menos técnica e mais emocional.

A autora analisa o quanto é importante formar líderes que sejam, além de excelentes profissionais, boas pessoas, com inteligência emocional.

A autora destaca que algumas habilidades humanas jamais serão substituídas por máquinas e que bons líderes devem desenvolvê-las.

Sobre a autora:

Brené Brown é uma professora, palestrante e autora americana que se tornou famosa após o sucesso de um TED Talk de 2010. Hoje ela possui mais de 30 milhões de visualizações em seus vídeos no Youtube e mantém uma agenda lotada com reuniões e palestras de negócios.

Leia mais: Empatia – como usar para melhorar a Experiência do Cliente


7. Transformando suor em ouro – Bernardinho

Um marco na história do voleibol brasileiro, o técnico Bernardinho sempre foi reconhecido por sua resiliência, excelência em liderança e postura ética impecável.

Transformando suor em ouro é a sua biografia. O livro conta como o técnico chegou a esse nível através do que ele chama de Roda da Excelência, se tornando um dos nomes mais importantes no mundo quando o assunto é esportes coletivos.

Sobre o autor:

Bernardinho traçou uma carreira exemplar à frente da seleção brasileira de vôlei de quadra. Antes disso, porém, ele se formou em economia pela PUC. Também é fundador da ONG Instituto Compartilhar, que foca em levar educação e esportes para crianças e jovens em situação vulnerável.

 

8. Manual do CEO – Josh Kaufman

Um dos livros sobre liderança mais indicados do mercado, o Manual do CEO surge como uma proposta interessante para ensinar pessoas que querem se tornar grandes líderes, mas não possuem condições para se matricular em uma escola de negócio conceituada.

 A obra reúne dicas e análises importantes a respeito de marketing, vendas, comunicação e outras áreas pertinentes aos líderes.

 Sobre o autor

Josh Kaufman é um importante autor americano que atua na área de negócios. Suas pesquisas focam principalmente em ensinamentos a respeito da obtenção rápida de novas habilidades para o empreendedorismo, aquisição de habilidades, produtividade, criatividade, psicologia aplicada e sabedoria prática.


9. Princípios – Ray Dalio

Em “Princípios” Ray Dalio compartilha com os leitores seu conhecimento obtido em mais de 40 anos de atividade mercadológica na área de administração, gestão e economia.

Os leitores serão guiados por uma viagem através de dicas valiosas para criação de equipes competentes e tomadas de decisões importantíssimas para os negócios.

Sobre o autor:

Ray Dalio é considerado o “Steve Jobs” dos investimentos. A frente da Bridgewater Associates ele se tornou um dos nomes mais importantes dos Estados Unidos quando o assunto e negócio bem-sucedido. O autor é considerado um gênio por Bill Gates e é uma grande referência para líderes do mundo inteiro.


10. A cor da cultura organizacional – Louis Burlamaqui

Para finalizar a nossa lista com os melhores livros sobre liderança, “A Cor da Cultura Organizacional” é um romance corporativo que aborda temas como busca por identidade, relações profissionais e a importância gigantesca da diversidade para o mundo corporativo.

O leitor acompanha a transição de poder de uma importante empresa e todos os impactos que são gerados a partir disso, levando o negócio a reavaliar ações e, principalmente, propondo mudanças fundamentais para velhos hábitos.

Sobre o autor:

Louis é Educador, pesquisador, escritor, músico, palestrante, mentor, consultor e empresário. Na área dos negócios publicou 4 livros que obtiveram excelente recepção de público: Flua, A arte de fazer escolhas, Domínio emocional em uma era exponencial e Liderança Fluída.

Como você pode ver, os melhores livros sobre liderança passeiam por diferentes temas e abordagens. Ser um bom líder requer que você esteja atualizado sobre a literatura acerca do tema. Então, separe um tempo para se atualizar e boa leitura.

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados