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5 motivos para você investir em marketing de recomendação hoje mesmo

Sumário

Conquistar um cliente ao ponto de ele indicar a sua marca para outros é, talvez, o ápice da relação. Nesse contexto, apostar em estratégias de marketing de recomendação é algo crucial, pois é justamente focado nessa indicação de quem já desfrutou dos seus serviços.

Para isso, porém, é preciso garantir que esse cliente se sinta plenamente satisfeito e bem atendido pela empresa. Somente assim ele terá realmente interesse em indicar os serviços e apresentar a sua marca para outras pessoas.

Entender – e praticar – o marketing de recomendação pode ser o divisor de águas para que a sua empresa alcance os resultados esperados e além deles. Acompanhe até o final para entender tudo sobre essa estratégia.

O que é o Marketing de Recomendação na prática?

Imagine que um cliente foi até a sua loja virtual ou física procurando um determinado produto. Ele não somente encontrou o que procurava como também recebeu um excelente atendimento em todos os pontos de contato.

A experiência desse cliente com o produto provavelmente será incrível. Portanto, há grandes chances de que ele indique a sua marca para outras pessoas – amigos, colegas, familiares – sempre que houver oportunidade.

Esse não é somente um tipo de marketing espontâneo importante, é também um dos mais eficientes que existem. Isso porque nós temos a tendência de confiar muito mais em um produto/serviço quando ele vem de recomendação de alguém que gostamos.

E é por isso que o marketing de recomendação é tão importante e se tornou uma estratégia de grande potencial. Aplicá-lo como estratégia e não somente contar com ele “espontaneamente” é fundamental.

Dicas para aplicar marketing de recomendação

Um erro comum é acreditar que o marketing de recomendação acontece apenas espontaneamente. Sim, de fato, parte dessa estratégia depende da ação de seu cliente e do interesse dele em indicar o serviço.

Porém, a empresa pode, sim, agir para que isso aconteça de forma mais assertiva. Algumas dicas são:

Proporcione a melhor experiência:

O seu cliente só indicará o serviço/produto se ele realmente tiver a melhor experiência com a marca. Isso quer dizer que o cliente precisa desfrutar de um excelente atendimento, acolhimento, onboarding e, claro, pós-venda.

Deixar a desejar em qualquer etapa da jornada de compra pode ser o suficiente para que o marketing de recomendação falhe e o cliente não sinta o ímpeto de fazer a indicação do serviço. Garantindo uma boa experiência você induz esse marketing de indicação.

Ofereça bonificações para os indicados:

É interessante também oferecer brindes ou bonificações para os clientes que indicam e aqueles que chegam a partir de uma indicação. Esse também é um estímulo interessante para que a recomendação aconteça.

5 motivos para fazer marketing de recomendação

Existem muitos motivos para fazer marketing de recomendação. No entanto, para lhe ajudar a entender melhor o quanto essa estratégia pode lhe ajudar em relação ao Customer Success de sua empresa, separamos os 5 motivos para fazer marketing de recomendação.

Retenção de clientes:

A retenção de clientes é fundamental para o sucesso de sua empresa. Afinal, manter clientes cativos é mais econômico do que conquistar novos clientes. A retenção de clientes requer uma atenção extra com relação à experiência vivida com a marca.

O marketing de recomendação é parte fundamental disso. Se o cliente chega ao ponto de indicar a sua empresa é porque de fato ele está muito satisfeito e se tornou fiel ao negócio.

Aumento do LTV:

LTV é a sigla para Lifetime Value, ou, valor de tempo de vida do cliente. Basicamente, essa métrica ajuda a entender o potencial de lucro fornecido por um cliente durante o contato com a empresa.

Um cliente envolvido em marketing de recomendação, seja ele o que recomenda ou aquele que chegou a partir de uma indicação, possui um LTV muito mais positivo e interessante para o negócio, afinal, o mesmo já parte de uma experiência saudável com a empresa.

Preço como fator irrelevante:

Aqui vai um dos pontos mais importantes quando falamos em marketing de recomendação. O cliente que chega a partir de uma indicação de outro considera o preço um fator quase irrelevante.

Isso porque ele já parte do pressuposto de que a experiência será ótima. Nesse caso, é comum que esse cliente esteja mais disposto a pagar pelo serviço simplesmente para viver aquilo que lhe foi narrado por outro consumidor.

Processo de venda acelerado:

Conquistar a confiança de um prospect é uma das etapas mais demoradas da relação comercial. É realmente difícil desarmar o cliente e fazer com que ele observe a oferta com carinho.

Muitas vezes, ainda que haja interesse no produto, esse cliente resguarda aquela sensação de que a empresa está tentando “empurrar” a venda a qualquer custo.

Quando esse contato parte de uma recomendação de alguém conhecido, as coisas mudam. Podemos dizer que a empresa pega um atalho, nesse caso, e consegue ganhar a confiança mais facilmente.

Acelera o processo de adoção:

Também podemos dizer que o marketing de recomendação acelera bastante o processo de
adoção do produto. Isso porque esse cliente já possui orientações de que aquilo traz uma boa experiência e está ansioso por viver isso na pele.

Podemos dizer que para o cliente que compra a partir de uma recomendação se trata de um investimento de baixo risco, pois, alguém antes dele e de sua plena confiança já garantiu aquela qualidade.

Clientes fiéis geram clientes fiéis

O marketing de recomendação é eficiente porque aumenta potencialmente a possibilidade de fidelizar um cliente já no primeiro contato – e, às vezes, até antes.

Quem chega até um determinado serviço por uma indicação de um amigo, parente ou conhecido já está aberto a vivenciar a melhor experiência e até mesmo a ignorar aquilo que não for excelente.

Esse cliente quer ser fiel a sua marca assim como aquela pessoa que a indicou.

É por esse motivo que o marketing de recomendação não somente é interessante, mas é uma das estratégias mais eficientes para quem quer construir uma carteira de clientes fiéis e com relações comerciais duradouras.

O ponto de partida para isso é entender não somente a estratégia de marketing de recomendação em si, mas o Customer Success como um todo.

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