Como definir KPIs em 4 passos

Sumário

Seja você um empresário de grande empresa, de médio ou pequeno porte, conhecer as melhores estratégias para geração de resultados é fundamental. Nesse sentido, saber o que é KPI e entender como defini-los vai impulsionar o seu negócio.

KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator. Em português, seria algo como “Indicador-Chave de Desempenho”. 

Referem-se, portanto, aos indicadores que podem ajudar a sua empresa a acompanhar estratégias e ações de maneira mais efetiva, identificando pontos fortes e fracos desses planos.

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Como os KPIs funcionam?

Estratégias precisam ser pautadas em dados. Qualquer coisa diferente disso foge do universo das estratégias e se torna achismo. Achismos, para os negócios, não trazem lucro.

Portanto, se você almeja um crescimento efetivo e escalável, saber o que são KPIs, entender a importância e conhecer os melhores métodos de medições é essencial. 

Um Key Performance Indicator acompanha um plano, uma ação e verifica se as demandas e as metas são atingidas conforme o esperado. É uma espécie de “monitor” para determinados objetivos.

Leia mais: O que é Customer Experience?

A importância dos KPIs para suas métricas:

Para determinar e saber como definir um KPI, você precisa primeiro entender quais métricas são realmente importantes para a sua empresa. Ou seja, O QUE, de fato, precisa ser medido?

É importante dizer que nem toda métrica é um KPI, mas KPIs podem se tornar métricas.

Basicamente porque um KPI precisa ter fundamento e ser determinado para mensurar algo muito específico, com um objetivo muito bem estabelecido. 

O que os diferencia é que KPIs se tornam essenciais para tomadas de decisões em uma cultura Data Driven. Eles devem gerar números comparativos, que mostram porque seguir por um determinado caminho é mais vantajoso para o negócio do que seguir por outro. 

Quais são os tipos de KPIs?

Tão importante quanto saber o que são KPIs é compreender quais são eles, em que tipos se dividem e como definir os melhores. 

Eles ajudam a entender de forma objetiva quais pontos da sua estratégia estão funcionando e quais demandam atenção. Mas, para que funcionem devem ser escolhidos com cautela.

Existem basicamente três tipos de KPIs:

  • Os KPIs primários,
  • Os KPIs secundários,
  • E os KPIs práticos.

Conhecê-los a fundo é crucial para entender suas finalidades e aplicações.

KPIs primários:

Os KPIs primários são aqueles que apontam métricas de resultados, ou de fatores “primários”, que se destacam, que são percebidos mais rapidamente.

Alguns exemplos são:

  • Leads
  • Tráfego
  • Taxa de conversão
  • Receita total, entre outros. 

Com esses KPIs você consegue definir rapidamente quais são as áreas que demandam mais investimentos ou recursos para se desenvolver, por exemplo.

KPIs secundários:

KPIs secundários aparecem em seguida, atuando especificamente em cada departamento. 

Então, eles permitem um acompanhamento mais cauteloso e delicado de cada setor, bem como estratégias específicas para eles.

Alguns exemplos são:

  • Indicadores-chave sobre origem do tráfego;
  • Interações com CTA;
  • Crescimento de views em vídeos etc. 

Eles são usados para acompanhar uma estratégia implantada e mostrar quais resultados, de fato, são obtidos com ela.

Leia mais: Como coletar e analisar dados de comportamento dos clientes

KPIs práticos:

Por fim, temos os KPIs práticos, que, podemos dizer, são aqueles mais “técnicos”. Eles são mensurados a partir de dados mais detalhados sobre os dois primeiros indicadores.

Alguns exemplos:

  • Pageviews;
  • Melhores landing pages;
  • Palavras-chave mais pesquisadas pelos internautas;
  • Conteúdos mais acessados em seu blog;
  • Tráfego;
  • Conteúdos que prendem a atenção por mais tempo;
  • Interações sociais etc.

É importante ressaltar aqui que esses indicadores são, geralmente, obtidos a partir de testes. Ou seja: você analisa duas estratégias num mesmo fator e identifica qual delas deu mais certo.

O que faz um KPI funcionar, de fato?

Para um KPI funcionar ele precisa ter uma coisa: relevância. É isso que os diferencia de métricasMétricas nem sempre são utilizadas para estratégias. 

Muitas vezes elas podem representar um papel de vaidade, apontando que a sua página tem muitas visualizações, que houve um bom engajamento…mas, no fim das contas isso não é proveitoso, de fato.

Um bom KPI deve ter potencial para ser revertido em melhorias, para ser usado como parâmetro de qualidade e dar suporte para novas decisões. 

Para tanto, você deve ter em mente como definir um KPI.

Para isso, pense nos seguintes fatores:

  • KPIs precisam ser objetivos;
  • Eles devem ser mensuráveis;
  • Precisam ser verificáveis;
  • Deve ter alguma finalidade e um bom valor agregado;
  • Deve existir servir para o objetivo definido.

O mais importante é pensar que você não pode definir KPIs para fatores que não geram dados. Por exemplo: criar um KPI para tráfego se o seu blog está inativo e não recebe visitas. 

Os KPIs devem ser implantados somente naquilo que pode ser mensurado e em dados que podem ser tratados. Caso contrário, eles não funcionarão.

4 dicas para definir os melhores KPIs

Uma curiosidade importante a respeito dessa pesquisa sobre o que é KPI é que eles não são pré-determinados. Os indicadores-chave variam de negócio para negócios. 

É justamente isso que faz dessa uma estratégia tão eficiente: ela não é engessada, e deve ser aplicada considerando as demandas e particularidades da sua empresa. 

Para garantir a coerência na hora de escolher, você deve pensar o seguinte sobre como definir um KPI:

  1. Qual é o meu objetivo? (Defina isso de forma muito específica. Não tenha medo de ser detalhista);
  2. Eu posso medir as ações que serão aplicadas para alcançá-lo? (É importante que esse objetivo dependa de ações mensuráveis).
  3. Esse objetivo é realmente importante para a minha empresa? (Livre-se de planos que envolvem apenas vaidade ou realizações pessoais. Pense estrategicamente).
  4. O objetivo é tangível?

A definição de cada um desses pontos ajudará a chegar nos melhores indicadores. Eles serão respostas importantes para o sucesso de seu negócio.

Customer Data Analytics

Saber o que é KPI é apenas uma das pontas de um processo muito mais amplo e eficaz: a Cultura Data Driven

Se trata de um posicionamento organizacional em que suas ações passam a ser pautadas em dados, em informações objetivas e reais.  Entender e praticar isso faz toda a diferença para os negócios. 

Por isso a CS Academy lançou um curso par quem quer parar de agir por achismo e pretende pautas suas decisões em informações verdadeiramente relevantes. 

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