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Como melhorar a experiência do seu cliente através da gamificação

Sumário

Motivar e melhorar a experiência do cliente com a marca é sempre um grande desafio para qualquer empresa, por isso existe sempre uma busca constante para implementar novas estratégias que ajudem nesse processo, e a gamificação é uma delas.

Hoje você vai aprender como funciona essa estratégia e como aplicá-la dentro do seu negócio.

O que é gamificação

A gamificação é uma estratégia que busca utilizar elementos e técnicas comuns aos jogos para ações do dia a dia, com o objetivo de gerar mais engajamento, criatividade, motivação e sensação de recompensa das pessoas envolvidas.

A principal característica da gamificação é trazer a metodologia utilizada em games para diversos propósitos, seja ele, facilitando a execução de tarefas, fazendo com que conteúdos mais densos se tornem mais acessíveis, ou até mesmo melhorando a aprendizagem de forma geral.

Isso pode ser feito com diversos elementos presentes nos jogos como, a criação de um sistema de pontuação, um objetivo a ser alcançado, e sistemas de rankings e recompensas.

Por que gamificar

As empresas estão buscando novas formas de engajar seus consumidores, investindo em estratégias como o live commerce, provadores online ou até mesmo o uso de realidade aumentada para imersão e interação com o produto.

A gamificação vem se destacando pois, jogar faz parte do cotidiano das pessoas, e usar esse recurso para tornar a experiência dos clientes mais estimulante é uma estratégia que tem dado certo para diversos gestores e facilitadores.

Gamificar a sua empresa vai tornar os seus processos mais atraentes, dinâmicos e divertidos aos olhos dos consumidores. Fazendo com que o seu negócio tenha mais atração e fidelização de clientes.

Pilares da gamificação

O especialista em Behavioral Design Yu-Kai Chou, foi o maior responsável pela inovação e popularização da gamificação. Ele foi o inventor da metodologia Octalysis Framework, que é um octógono no qual estão estruturados os 8 pilares da gamificação. São eles:

Significado e Vocação

Neste pilar a pessoa acredita que está fazendo algo maior que ela mesma, e sente que tem um propósito. O indivíduo acredita que foi escolhido e que o que está fazendo tem grande importância.

Realização

Este pilar traz a conquista dos desafios como a melhor forma para se obter recompensas. É o principal elemento para alcançar metas e superar obstáculos.

Feedback

As pessoas gostam de expressar a criatividade, testando e descobrindo novas coisas, e precisam visualizar os resultados do seu processo de desenvolvimento, e isso se dá através do feedback.

Posse

Todos nós temos uma grande motivação para a posse, e investimos tempo e energia, através de ações que nos beneficiem para a conquista de bens. Quanto mais batalhamos pela conquista, mais ela tem valor, o que reforça o pilar de realização.

Influência Social

É da nossa natureza nos relacionar e criar laços com outras pessoas, e esse sentimento de conexão também cria competitividade entre os indivíduos. Sempre que um amigo tem algo admirável ,ficamos motivados a ter isso também.

Escassez

Nós associamos a escassez à raridade, e tudo que é raro gera o sentimento de grande valia. A sensação de ter consigo algo tão difícil de conseguir gera um sentimento de exclusividade, que também é uma forma de motivar as pessoas.

Curiosidade

A motivação que temos de querer descobrir o que vai acontecer depois é o que gera o engajamento na gamificação, o ser humano é curioso por natureza e se engaja mais quando existe a possibilidade de ganhar – e não a certeza. Esse é um dos motivos para os jogos de azar fazerem tanto sucesso.

Perda

Esse elemento está relacionado ao medo de perder algo que já conquistamos, e nos faz continuar trabalhando por isso. Normalmente quanto mais difícil foi aquela conquista, maior será a perda.

Quais os benefícios de utilizar a estratégia para engajar os clientes

Existem diversos benefícios em utilizar a gamificação para o engajamento dos clientes, entre eles estão:

  • O incentivo ao comportamento proativo do cliente;
  • Fazer com que os clientes experimentem e cometam erros;
  • O aumento do nível de fidelidade;
  • Reforço a uma visão positiva sobre o seu negócio;
  • Geração de sentimentos de conquista e confiança;
  • O incentivo a colaboração;
  • Senso de progresso;

Empresas gamificadas com foco no cliente

Os elementos de gamificação contribuem para criar uma experiência muito mais rica e significativa, eles são usados para engajar e fidelizar os consumidores das empresas, por meio de recursos como desafios. Esses resultados têm feito várias empresas aderirem a gamificação na experiência do cliente, e entre os principais cases de sucesso estão:

Starbucks

O Starbucks Rewards, é um programa de fidelidade por pontuação com aplicativo próprio. Quanto mais consome, mais vantagens o cliente recebe, de acordo com o seu nível dentro do esquema da empresa.

Nike

A gigante esportiva tem dois aplicativos voltados para o público e fãs da marca: o Nike Training Club, com treinos desenhados de acordo com o perfil e objetivos do usuário, e o Nike Run Club, voltado para usuários que querem transformar e acompanhar o crescimento dos seus treinos de corrida.

Microsoft

A Microsoft criou um sistema que possibilita que as equipes que trabalham com testagem de softwares desenvolvidos pela empresa, encontrem de forma mais rápida e dinâmica as falhas de programação dos mesmos.

Passo a passo para implementar a gamificação na sua empresa

Gostou da estratégia de gamificação e ficou interessado em aplicá-la na sua empresa para os seus clientes? Aqui vai um passo a passo de como fazer essa implementação.

1. Encontre seu público-alvo

O primeiro passo é definir para qual segmento você quer utilizar essa estratégia. Ter o seu público definido vai auxiliar em todos os processos seguintes e garantir a implementação correta da gamificação.

2. Identifique o problema e encontre a solução

Consulte o seu público para entender as suas necessidades e ideias e assim encontrar as melhores soluções, que posteriormente irão servir como objetivo para sua estratégia.

3. Estabeleça metas

Trace metas, pois elas vão direcionar quais as tarefas e comportamentos devem ser seguidos e recompensados para alcançar o propósito final.

4. Teste elementos dos games

Levando em consideração o interesse do seu público-alvo, foque em motivá-los utilizando os elementos dos games como rankings, prêmios, fases, bônus, etc.

5. Monitore os resultados

Defina métricas para acompanhar os resultados, elas vão auxiliar na verificação da eficiência da gamificação dentro da sua empresa.

Independentemente do seu produto ou serviço é importante que seu usuário sinta-se motivado, e nós vimos que trazer a gamificação na experiência do cliente é uma ótima forma de fazer isso acontecer.

Agora que você já sabe tudo sobre essa estratégia, e como ela vai melhorar a experiência do cliente dentro do seu negócio, é só colocar a mão na massa, aproveitar essa ferramenta, e obter clientes cada vez mais engajados com a sua marca.

Quer aprender mais sobre como melhorar a experiência do seu cliente, e fazê-lo atingir o sucesso desejado? Venha fazer parte da comunidade CS Academy.

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