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Como melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa?

Sumário

Como melhorar o atendimento ao cliente é uma pergunta frequente na mente de líderes de negócios de diferentes setores.

Em pesquisa realizada no ano de 2023 a Zendesk observou que 81% dos líderes questionados veem o suporte e a experiência do cliente como prioridades. O atendimento é extremamente importante em um mercado cada vez mais disputado.

Afinal, é uma oportunidade de diferenciar a sua empresa, fidelizar o cliente e gerar encantamento. É por isso que trouxemos soluções para te auxiliar a melhorar o seu atendimento ainda este ano.

Uma visão geral sobre o que é atendimento ao cliente

Na era digital, o atendimento ao cliente não pode ser reduzido às interações presenciais! Afinal, atendimento ao cliente é toda interação que visa dar suporte ao consumidor.

Seja presencialmente em uma das lojas da empresa ou virtualmente para esclarecer dúvidas sobre um produto do site.

O atendimento ao cliente é uma interação que pode definir como será a experiência daquele consumidor com a marca.

Ainda falando sobre a pesquisa da Zendesk, 73% dos vão para um concorrente após várias interações desagradáveis com uma marca.

Ou seja, a pessoa procurou a marca, teve uma experiência ruim e procurou o concorrente direto. O que deve sempre levantar o questionamento: quantos clientes sua empresa está repassando diariamente para a concorrência?

Seja por um suporte pós-vendas ruim, seja por uma interação virtual que leva horas até que o cliente seja respondido ou por outros problemas.

Se a sua equipe está despreparada para dar atendimento ao cliente em diferentes pontos de contato, está perdendo vendas diariamente.

Leia mais em nosso blog:

Qual a importância de um bom atendimento?

Saber como melhorar o atendimento ao cliente é importante justamente para viabilizar uma experiência encantadora para o consumidor.

Um atendimento ao cliente eficiente proporciona uma experiência positiva e conexão entre o consumidor e a empresa.

Aspecto que faz com que seja possível entregar valor ao consumidor, visando demonstrar que o cliente é ouvido, respeitado e valorizado pela marca.

Dessa forma, o cliente poderá criar um vínculo com a empresa, desenvolvendo a proximidade entre as partes.

O que é de grande valor para a empresa, que poderá fidelizar o consumidor entendendo suas demandas e visando adotar estratégias para atendê-lo.

Clientes satisfeitos dificilmente vão buscar a concorrência direta da marca. Portanto, a melhoria no atendimento ao cliente deve ser um objetivo contínuo dos gestores.

Sempre com o objetivo de garantir que os clientes tenham a melhor experiência possível e, com isso, possam se manter fiéis à marca.

5 formas de melhorar o atendimento ao cliente

Uma vez entendido qual é a importância do atendimento ao cliente, é natural buscar práticas eficientes para melhorar o setor. Dito isso, nós trouxemos dicas que podem ser aplicadas a partir de agora em seu negócio:

01. Treine a equipe

Todos os profissionais que lidam com os clientes da marca precisam continuamente passar por treinamentos.

Afinal, os profissionais precisam ser empáticos, ágeis, ouvir atentamente os clientes e oferecer soluções eficientes.

E para tal, é importante que a empresa tenha o cuidado de treinar continuamente a equipe. Aspecto que faz com que seja possível corrigir vícios nos atendimentos e equívocos que são comuns quando a equipe está desalinhada.

O ideal é que o treinamento da equipe seja constantemente atualizado, sempre visando que os colaboradores tenham a melhor postura possível.

Nos atendimentos o ideal é que todos os profissionais adotem a mesma linguagem. Portanto, é preciso reforçar os treinamentos para tal.

02. Ofereça soluções eficientes ao consumidor

Quando o profissional ouve atentamente o cliente, até mesmo quando é um caso de reclamação, é viável oferecer soluções eficientes.

O cliente que faz uma reclamação precisa ser ouvido atentamente, para que a empresa demonstre preocupação real e possa oferecer uma solução de qualidade.

Ao atender e efetivamente solucionar aquilo que é apontado pelo consumidor, o profissional consegue transformar uma insatisfação em fidelização.

E isso faz toda a diferença para manter uma base de clientes que cresce de maneira contínua e saudável. Afinal, todos conseguem se manter satisfeitos com o suporte recebido.

Além disso, cada cliente atendido para uma primeira venda ou experiência com a empresa deve ser ouvido e acolhido. Dessa forma, a empresa consegue oferecer soluções que são compatíveis com a expectativa do cliente, mantendo a satisfação sempre alta.

03. Ofereça canais de comunicação que sejam eficientes

O atendimento ao cliente somente por telefone e e-mail é algo que deveria ter ficado restrito ao passado! 

É importante que a empresa esteja presente no cotidiano do consumidor, com canais de atendimento eficazes e adequados ao público.

Algumas empresas precisam marcar presença no WhatsApp enquanto outras precisam de SAC funcionando 24 horas por dia. Portanto, cada negócio deve avaliar quais são os melhores canais para facilitar o relacionamento com o público.

Uma vez que, é necessário ter entendimento sobre o que facilita a dinâmica de acionar a empresa quando o cliente precisa de suporte.

Ter diferentes canais que permitam um atendimento cordial, ágil e eficaz é indispensável. Todavia, se a empresa atualmente oferece múltiplos canais e só um presta bom atendimento, a estrutura precisa ser repensada.

04. Tenha colaboradores ágeis

Parte do treinamento da equipe é justamente garantir que todos sejam ágeis ao oferecer o suporte ao cliente.

De modo que, os clientes possam ter soluções rápidas e práticas, que efetivamente agregam valor para a experiência de compra.

Caso contrário, o suporte oferecido será visto como de baixa qualidade e isso impacta negativamente na imagem da marca.

Portanto, todos os canais oferecidos de atendimento devem prezar pela máxima qualidade e agilidade. Justamente para que seja possível agregar qualidade para cada uma das interações.

05. Busque melhoria no atendimento ao cliente continuamente

É importante perceber que o treinamento da equipe, a busca por melhores soluções, agilidade e comunicação eficiente devem ser contínuas.

De modo que, a empresa tenha um aperfeiçoamento contínuo, demonstrando evolução para que continue sendo relevante para o mercado.

Aproveite as informações para que possa começar o processo de melhoria do atendimento ao cliente, justamente para que a empresa seja beneficiada. 

Afinal, quando se fala em investir no processo de melhorar a relação com os consumidores, o faturamento da empresa é diretamente beneficiado. O que faz com que seja importante investir continuamente para fidelizar clientes, encantar e garantir a perpetuidade de seu lugar no mercado.

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