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CXO : Entenda como funciona o cargo de Chief Experience Officer

Sumário

O cargo de Chief Experience Officer (CXO) está em alta! Por isso mesmo, é interessante entender o que é e como funciona, para que se possa identificar se vale a pena contratar um profissional da área.

Bem como, é útil saber mais sobre a possibilidade de se tornar um profissional da área. Afinal, é uma carreira promissora ao longo dos próximos anos, por atuar diretamente atrelado à experiência do cliente.

Pensando nisso, trouxemos mais informações sobre o que é CXO, quais suas funções e mais detalhes sobre a carreira na área.

O que é CXO?

O CXO é um profissional que atua diretamente traçando estratégias para garantir que o contato do cliente com a marca seja positivo, memorável e impactante.

É um profissional que atua como diretor de experiência, portanto, é um cargo de liderança de grande importância para que a empresa impacte positivamente os clientes.

Garantindo que as estratégias ajudem o negócio a se diferenciar, garantindo que o consumidor possa se tornar mais fiel ao negócio.

Com a competitividade cada vez maior, é importante que as empresas atuem com foco em melhorar resultados de fidelização. Afinal, o cliente satisfeito e fiel é um defensor da marca, divulga o negócio e possibilita ótimos resultados para o crescimento da empresa.

E isso é de extrema relevância para empresas de todos os setores, principalmente quando desejam continuar crescendo. Afinal, quando uma empresa tem estratégias que são capazes de manter os clientes felizes, é natural que os resultados conquistados sejam os melhores.

De modo que, se tenha fidelização, satisfação dos consumidores e um longo ciclo de vida de clientes junto ao negócio. Aspectos que contribuem para que seja possível obter resultados significativos com o passar dos anos.

Quais as principais funções do Chief Experience Officer?

O CXO é um profissional que orienta a equipe em relação às necessidades do cliente. Por isso, ele é responsável por analisar o negócio, desenvolvendo estratégias que visam garantir que a empresa seja capaz de engajar o consumidor.

Dessa forma, é possível aumentar a retenção de consumidores, melhorando a fidelidade e possibilitando que a compra de produtos ou serviços da marca seja mais fácil.

Portanto, o objetivo de um CXO é que toda vez que o cliente entre em contato com a empresa, seja possível ter uma percepção positiva. E para isso, é preciso que o profissional identifique, compreenda e analise quais são os elementos que influenciam as experiências do cliente da marca.

Quando o CXO é eficiente, ele conseguirá garantir que a experiência do cliente seja parte da cultura da organização. E para isso, ele precisará atuar de desenvolvendo alguns trabalhos, como:

  • Supervisionar equipes de atendimento e demais departamentos, visando garantir que todos os setores são eficientes para a experiência do cliente se positiva;
  • Oferecer atualizações e treinamentos constantes para sua equipe;
  • Atuar assegurando que cada etapa da jornada do cliente seja positiva;
  • Mensurar qual é o sentimento geral do cliente em relação ao negócio;
  • Atuar junto ao marketing para desenvolver campanhas que melhoram a percepção o público em relação à marca;
  • Treinar e garantir que toda a empresa entenda a jornada de compra e ciclo de vida de cada cliente;
  • Atuar como um defensor das necessidades dos clientes durante o desenvolvimento de projetos e estratégias da empresa.

Perceba que, não é um cargo simples ou fácil. É preciso ter bastante análise de mercado, ser bom em traçar estratégias, acompanhar inúmeros relatórios, liderar equipe e por isso, é um cargo complexo.

Uma vez que, requer múltiplas habilidades, que demandam bastante eficiência do profissional e somam muita responsabilidade.

Quanto ganha um CXO?

Se você deseja aproveitar o cargo de CXO, vale a pena saber quanto ganha um profissional da área.

Segundo o Glassdoor, a média salarial de CXO no Brasil é de R$31.662 em 2023. Todavia, os salários partem do valor de R$15 mil e podem alcançar cifras maiores que a média citada.

A questão da experiência, formação e desempenho são fatores relevantes para que se possa alcançar salários mais altos.

Afinal, quanto melhor é o desempenho de um profissional, melhor tende a ser sua remuneração. Portanto, é fundamental perceber que, o salário começa mais baixo e conforme os resultados se apresentam ao longo de sua jornada como CXO na empresa, é possível obter aumentos, bônus e outros benefícios.

Como se tornar um CXO

Não há uma formação específica que garanta ao profissional preparo para se tornar um CXO de sucesso. No entanto, é possível investir em alguns aspectos que podem ajudar a ser um CXO, como:

1. Formação em áreas correlatas

Um bom Chief Experience Officer pode ser formado em marketing, administração ou áreas que preparam para atuação na área.

Profissionais que tenham experiência no setor de satisfação do cliente, que lidam facilmente com pressão e que se especializam em áreas que podem contribuir para uma carreira de Chief Experience Officer tendem a sair na frente.

Um profissional formado em administração e especializado em atendimento e suporte ao cliente, por exemplo, consegue ter uma formação que o prepara da melhor forma possível para lidar com os desafios do cargo.

2. Visão estratégica e habilidade de liderança

É impossível ser um bom Chief Experience Officer sem ter visão estratégica e habilidade de liderança.

Uma vez que, são características essenciais para que o profissional desempenhe suas funções no dia a dia.

Afinal, é preciso traçar planos estratégicos que vão impactar todo o ciclo de vendas. Bem como, é essencial coordenar a equipe para que todos sigam as instruções. Uma vez que, os planos precisam ser bem executados para que tragam os resultados esperados.

Portanto, é indispensável ter habilidade de comunicação, eficiência na liderança e atuar como uma referência para seu time.

3. Ser um bom resolvedor de problemas

O CXO é um profissional que é bem remunerado para que tenha capacidade de resolver problemas com eficiência.

Portanto, é um profissional que deve ser criativo, habilidoso e usar toda a sua expertise para resolver problemas com eficiência, usando os recursos disponíveis e inovando para que o cliente tenha a melhor experiência que o negócio é capaz de oferecer.

Por isso mesmo, é muito mais que meramente uma formação. Ser Chief Experience Officer exige dedicação ao cargo, habilidades e acima de tudo ser um profissional que busca melhorar a cada dia. Que tal seguir a carreira?

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