ERP: Entenda como funciona o Enterprise Resource Planning

Sumário

Saber o que é ERP e como usar para beneficiar o cotidiano de um negócio é fundamental. De modo que, o Enterprise Resource Planning possa fazer parte do cotidiano da empresa.

Afinal, é uma ferramenta poderosa para aumentar a produtividade e comunicação entre os setores, possibilitando que o negócio evolua de forma significativa com o uso da ferramenta.

Pensando nisso, trouxemos todos os aspectos importantes para que você entenda o que é e como funciona um ERP. Confira tudo a seguir e identifique se é o que está faltando no cotidiano de sua empresa.

O que é ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que na prática, é um sistema de gestão integrado.
Trata-se de uma
ferramenta que auxilia a equipe de gestão a integrar os diferentes setores da empresa, melhorando todos os processos internos realizados no cotidiano operacional.

Através do sistema é possível unificar em uma única base de dados: vendas, finanças, estoque, recursos humanos e outros setores.

Dessa forma, todos conseguem as informações que são pertinentes para executarem suas funções em poucos cliques.

Com o fluxo de dados otimizado, é possível que todas as equipes consigam atuar com maior eficiência entendendo as demandas e compartilhando dados.

Aspecto que é fundamental para que a equipe atue com a melhor performance possível, todos se sintam parte de um time e o negócio seja melhor gerenciado.

Qual a importância do Enterprise Resource Planning?

A partir do uso diário de um sistema ERP, é possível otimizar o fluxo de trabalho aumentando a produtividade de toda a equipe.

Bem como, o negócio é impactado positivamente a partir da minimização de eventuais erros. Afinal, as informações não são duplicadas ou perdidas enquanto transitam entre os setores.

O vendedor, por exemplo, consegue identificar em poucos cliques qual é o estoque disponível de um produto, para que possa transmitir ao cliente um prazo de entrega coerente.

Portanto, o sistema aumenta a competitividade da empresa oferecendo fluidez, diminuição de erros e possibilidade de integração entre todos os setores do negócio.

Conheça as principais características e como funciona o sistema

Um bom sistema ERP é aquele que atende as necessidades básicas de uma empresa. Por isso, é um software que vai oferecer:

  • Gerenciamento de estoque;
  • Emissão de notas fiscais eletrônicas de produtos e serviços;
  • Controle financeiro;
  • Gestão comercial – CRM;
  • PDV online.

Cada empresa tem suas próprias necessidades, por isso, é comum que alguns negócios invistam até mesmo para personalizar um ERP para suas demandas.

Dessa forma, o time consegue ter o máximo de aproveitamento de todos os módulos do software, visando otimizar o uso diário.

Na prática, o sistema atua concentrando em um único local todas as informações da empresa. O que possibilita para os gestores relatórios detalhados com poderosos insights sobre todos os setores.

É possível perceber, por exemplo, eventuais gargalos produtivos que podem ser corrigidos a partir da percepção da existência de problemas no fluxo de trabalho.

Em geral, os colaboradores só possuem acesso às partes do sistema, usando senha e login para acessar, o que evita que todos tenham informações relevantes sobre as finanças e outros dados críticos do negócio.

De modo que, seja possível manter a segurança do uso dos dados. Visando evitar eventuais vazamentos de informações.

Tipos de ERP

Em geral, as empresas podem optar por um ERP local ou ERP na nuvem. Ambos são interessantes, mas é preciso identificar qual tipo é mais compatível com a sua demanda.

No caso do ERP local, existe um custo mais alto para a instalação e manutenção. O que faz com que seja uma solução mais interessante para empresas de maior porte, que já possuem um time de TI responsável por lidar com as demandas internas.

Já o ERP na nuvem é uma solução mais acessível do ponto de vista financeiro e que é indicado até mesmo para empresas que trabalham com colaboradores remotos.

Tendo em vista que, bastam alguns cliques e o colaborador terá acesso aos dados, seja no computador de cada ou até mesmo no smartphone para consultar ou adicionar dados.

O ERP em nuvem é seguro, desde que seja usado um sistema confiável de empresa que tem credibilidade no mercado.

De modo que, o sistema seja responsável por evitar ataques hackers e possa contribuir para que os dados de seu negócio estejam seguros.

Portanto, é preciso saber as diferenças entre os dois tipos de sistemas para que possa escolher a opção mais viável para a demanda de sua empresa.

Quais são os principais benefícios de usar o sistema?

E por fim, mas não menos importante, é útil conhecer os benefícios de usar um ERP em sua empresa. De modo que, essa solução possa ser apresentada para os responsáveis tendo convicção de que é realmente uma boa escolha de investimento. Pensando nisso, trouxemos os principais pontos para considerar, são eles:

01. Automação de processos

Um sistema do tipo ERP reduz o tempo dos trabalhadores com tarefas burocráticas. Dessa forma, é possível garantir que os processos sejam executados de modo padronizado.

Bem como, é muito mais fácil desempenhar tarefas com agilidade, usando o potencial dos trabalhadores para o desenvolvimento de tarefas que agregam ao negócio. Afinal, ao invés de ficarem presos em tarefas burocráticas os colaboradores conseguem usar a própria expertise beneficiando o negócio e seu crescimento.

02. Relatórios detalhados

Um sistema de ERP emite para o gestor relatórios completos sobre o negócio. Aspecto que dá poderosos insights para a tomada de decisões.

O que faz total diferença para que seja possível coordenar todas as ações da empresa, visando beneficiar seus objetivos. Seja o crescimento, ampliação de faturamento, base de clientes ou outros objetivos.

03. Redução de custos

A integração de dados reduz a possibilidade de erros, contribuindo para reduzir custos da empresa. Outro fator importantíssimo é que os setores integrados atuam com maior eficiência e todas as demandas ficam visíveis para seus responsáveis.

Dessa forma, é possível reduzir custos por falhas ou ociosidade, garantindo que o time esteja sempre focado em executar as demandas pendentes.

A redução de custos possibilita ótimos resultados para a saúde financeira da empresa e aumento de competitividade no setor. Além de muitos outros benefícios que o ERP é capaz de oferecer. Portanto, vale a pena analisar se o sistema é um bom investimento para a realidade de sua empresa.

Sobre a CS Academy

A CS Academy é a maior referência em educação customer centric na america latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.

Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.

Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados