Growth Hacking: O que é e como aplicar na sua empresa

Sumário

Growth hacking é um termo popular, em especial no nicho de tecnologia. Mas como o conceito pode ser usado em sua empresa? Entender o que é, como aplicar e como beneficiar cada negócio usando essa metodologia é fundamental.

De modo que, seja possível aproveitar essa forma de trabalhar para que o crescimento da empresa seja saudável, rápido e eficiente ao mesmo tempo.

Afinal, não adianta crescer sem um método ou um planejamento! Uma ação errada visando aumentar o número de clientes como uma promoção com atendimento que não suporta o volume de pessoas buscando o produto é uma chance de queimar a imagem ao invés de crescer com eficiência.

E por isso mesmo, vamos te explicar o que é o growth hacking para que possa entender, aplicar e ter eficiência em seu crescimento.

O que é growth hacking?

O termo se refere a uma forma de trabalhar estrategicamente o crescimento do seu negócio. Muitas pessoas confundem que o growth hacking seria uma ideia genial que muda a empresa por completo, mas não é isso na prática.

Na prática, o growth hacking consiste em focar os esforços do time naquele que é o principal problema da empresa para que ela seja alavancada, uma vez que, serão implementadas melhorias com foco justamente em resolver essa questão.

Além disso, o que será implementado precisa ser simples e testado. Dessa forma, ao longo do processo é possível aprender com os sucessos e com os fracassos. A partir disso, novos testes são feitos até que se encontre de fato um modelo que fará com que o problema seja resolvido da melhor maneira possível.

Ou seja, de forma simplista o growth hacking é um método interessante e lógico para resolver demandas e destravar o crescimento da empresa.

Por quais motivos devo fazer growth hacking?

Existem vários métodos para o crescimento de um negócio. No entanto, o growth hacking foi criado após uma longa análise de empresas que cresciam de forma acelerada.

Ou seja, é um método desenvolvido a partir da observação daquilo que realmente funcionou e foi validado por empresas de diferentes setores.

Quando bem executado, o growth hacking é eficaz. Mas além disso, trouxemos outros pontos que precisam ser analisados, são eles:

1. Um crescimento expressivo depende de pequenos passos diários

É muito raro que uma empresa consiga fazer uma mudança expressiva sem dar pequenos passos na direção do sucesso.

Ninguém acorda com 1 milhão na conta e os problemas resolvidos! Tudo depende de um processo, por isso, entender que o crescimento vem de pequenos passos é fundamental.

E esse crescimento pode ser alcançado com o growth hacking. Uma vez que, novas ideias vão surgir, serão aplicadas e testadas, para que seja possível experimentar e mover as alavancas corretas para resolver o problema que trava o crescimento da empresa.

YouTube video

2. O método possibilita fazer diferentes experimentos ao mesmo tempo

O mais interessante é que, os experimentos das ideias podem ser feitos em paralelo. Tendo em vista que, todos os experimentos precisam do teste do tempo.

E se a empresa optar por fazer um por vez, o resultado vai demorar muito. Por isso, o ideal é que diferentes ideias sejam experimentadas em paralelo.

Dessa forma, é possível evoluir processos, fazer ajustes e ir avaliando resultados conforme o experimento se dá.

3. Ganho de aprendizado e acúmulo de ideias

Por não ser um processo que descarta ideias, o growth hacking permite que muito aprendizado seja acumulado.

E isso é muito interessante para que várias ideias possam ser implementadas, para que seja possível ter um processo muito positivo.

Mesmo quando uma ideia é implementada e não funciona como o esperado, esse processo gera informações e aprendizado, além da possibilidade de trabalhar em otimizações.

Com os ajustes feitos, a empresa consegue trabalhar em todas as etapas fazendo as mudanças necessárias e todo o time se envolve com o processo. Portanto, é excelente para a obtenção de resultados.

Quais são os benefícios do método?

O método de growth tem como principal objetivo o crescimento saudável da empresa. Por isso, é um método que oferece diversas vantagens, como:

1. Resolve problemas

O growth hacking ajuda toda a equipe a se envolver na solução de problemas. Dessa forma, é possível garantir que a empresa terá um time colaborativo, que se sente valorizado, ouvido e entendido.

Todos conseguem participar oferecendo ideias excelentes e implementando as melhorias. O que contribui para que todos possam se sentir pertencentes ao processo.

2. Toda empresa pode aproveitar

O método se aplica para todos os tipos de empresas, sendo perfeitamente possível aplicá-lo em pequenos negócios, médios ou grandes.

Seja qual for o problema a ser resolvido, é possível conquistar resultados aplicando o growth hacking corretamente.

Rápido e eficiente, o método é capaz de reduzir erros, proporcionar soluções para problemas e impulsionar o negócio na direção correta para manter os clientes muito mais satisfeitos.

3. Decisões precisas

Após ter ideias, é possível implementar o que foi pensado, ajustar e garantir que a ideia implementada seja eficiente.

Todas as decisões são testadas, ajustadas e trabalhadas cuidadosamente para que tragam os resultados desejados sem “achismo”. Afinal, o método consiste em teste, análise de resultado e implementação.

4. Redução de riscos

Com o teste de ideias, é possível investir somente naquilo que realmente é eficaz. Se a empresa testa e vê que não obteve o resultado pretendido, pode voltar para o campo das ideias, implementar melhorias e iniciar um novo teste.

Isso reduz os custos e riscos de fazer investimentos. Uma vez que, todo o processo é controlado, analisado e o que será implementado é aquilo que realmente irá funcionar para que a empresa cresça de forma acelerada.

Como aplicar growth hacking na prática?

A aplicação do método se dá em basicamente 5 etapas que são auto explicativas, são elas:

  1. Gerar ideias;
  2. Priorizar ou remodelar ideias;
  3. Testar;
  4. Analisar resultados;
  5. Seguir para a próxima melhoria.

Agora que já sabe mais sobre o growth hacking, implemente em seu negócio! Sem dúvidas, será uma maneira assertiva de acelerar o crescimento da empresa por meio de uma metodologia eficiente.

Sobre a CS Academy

A CS Academy é a maior referência em educação customer centric na america latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.

Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.

Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados