logo CS Academy branco

White Space: Aprenda como encontrar espaços em branco para vender mais

Sumário

Já teve contato com o conceito de whitespace, mas não sabe ao certo o que é? Nós vamos te explicar em detalhes.

Afinal, é algo que tem potencial de transformar o seu negócio e a realidade de sua empresa. Todavia, não tem sido tão explorado quanto poderia.

Pensando nisso, a gente vai te explicar uma série de detalhes sobre os espaços em branco e como esse conceito pode ser usado para começar a vender mais.

O que significa o termo White Space?

Trata-se de um conceito criado por Mark Jhonson, que aborda uma área de oportunidade na qual os negócios podem crescer.

Nas palavras do próprio criador do conceito de espaço em branco vemos isso claramente Johnson em seu artigo para a Harvard Business Review, diz que um White Space significa “um lugar onde uma empresa tem espaço de manobra para inovar, em meio a um campo de jogo lotado”.

Ou seja, é uma alteração no modelo de negócio da empresa para atender demandas que não estão no foco dos concorrentes. Dessa forma, a sua empresa consegue inovar e faturar alto por um longo período.

Afinal, até os concorrentes identificarem a sua mudança e se adaptarem para copiar ou até mesmo melhorar sua ideia, o seu negócio terá lucrado atendendo essa demanda sozinho.

Portanto, é um conceito muito necessário para empresas de todos os setores nos dias atuais.

Uma vez que vivemos um momento de grande concorrência entre as empresas e muitas demandas de clientes seguem sendo ignoradas. Identificar e aproveitar não é simples, mas é necessário para a sobrevivência da empresa em um cenário econômico desafiador.

O que é um White Space em um negócio?

Podemos tratar como White Space a identificação da necessidade de uma grande parcela de seu público que não vem sendo atendido por nenhum concorrente.

  • Existem 3 formas básicas de aproveitar um espaço em branco:
  • Atendendo clientes inteiramente novos;
  • Suprir o que seus clientes atuais não encontram na concorrência;

Responder rapidamente uma mudança radical e posicionar a empresa para atender a nova demanda causada por uma mudança governamental, comportamental e afins.

Em todos os casos, a empresa entrará em um espaço em branco se tornando líder e única opção naquele mercado.

O que dá uma vantagem competitiva muito significativa. No entanto, é preciso ter um plano estratégico para explorar a inovação.

Tendo em vista que, em pouco tempo a concorrência será capaz de responder copiando sua ideia ou ainda melhorando ela.

Como encontrar o White Space em meu negócio?

Desafiador, o processo de encontrar o white space de seu negócio requer alguns cuidados, como:

1. Olhe profundamente para a realidade da empresa

É impossível ter uma ideia diferente quando o profissional não conhece cada detalhe da empresa.

Afinal, o objetivo é encontrar o espaço em branco dentro de sua empresa, de acordo com o que já oferece para os seus clientes.

A análise deve ser com o objetivo de identificar o que os clientes estão ou não estão recebendo da sua empresa. De modo que, seja possível identificar: qual tipo de serviço ou produto falta na empresa? É possível melhorar o que estamos oferecendo?

Uma forma relativamente simples de identificar a resposta para tais perguntas é justamente questionando os consumidores da marca.

Tendo em vista que, é comum que os clientes saibam exatamente o que a empresa poderia fazer para melhorar. E questionando é possível entender a realidade da empresa sob a ótica do cliente.

2. Identifique as necessidades de seus clientes

Por meio de pesquisa, observação e entendimento profundo da empresa é possível identificar quais são as necessidades de seus clientes.

De modo que, seja possível começar a desenvolver produtos e soluções que sejam compatíveis com as demandas de seus clientes.

É possível atualizar os produtos que já oferece em sua empresa ou ainda, iniciar produtos do completo zero visando realmente inovar em todo o processo.

Seja nos serviços ou na criação de produtos, é possível trabalhar em melhorias constantes sempre pesquisando as necessidades dos clientes e incrementando tudo aquilo que a empresa oferece.

3. Faça vendas cruzadas

Ao identificar as necessidades de seus clientes é possível usar a estratégia de upsell produzindo itens que produtos adicionais ou atualizações premium dos serviços que você oferece para seus clientes.

Dessa forma, os clientes interessados podem comprar o upgrade que sua empresa oferece, para que tenham acesso às soluções diferenciadas que a sua equipe é capaz de oferecer.

Na venda cruzada a empresa não só oferece uma solução como vai além, disponibilizando ao cliente tudo aquilo que ele espera da marca.

Aspecto que faz com que a diferenciação da marca seja alcançada por disponibilizar upgrades que realmente fazem sentido e proporcionam para o cliente tudo aquilo que ele busca.

White Space é o caminho correto para o crescimento da empresa

Para concluirmos, é útil destacar que o espaço em branco é o caminho ideal para o crescimento do negócio.

Afinal, é um método que diferencia o seu negócio de todos os demais. É justamente o que fez o Quinto Andar, Duolingo e outras empresas que usaram diferenciais para se destacarem e mesmo com inúmeros concorrentes copiando anos depois, continuam sendo líderes de mercado e crescendo.

Uma vez que, a inovação faz parte do DNA das empresas que usam a estratégia do espaço em branco.

Portanto, mesmo com cópias oriundas de concorrentes, a empresa continua se destacando e crescendo por chamar a atenção do público e ser autêntica em suas soluções.

Toda empresa pode aplicar a estratégia

É interessante destacar que, todas as empresas podem usar a estratégia do white space.

Tendo em vista que, produtos e serviços sempre podem ser melhorados para que seja possível atender as demandas de seus clientes.

Quando a empresa inova, investe no relacionamento com o cliente e busca se destacar, é possível alcançar os melhores resultados.

Portanto, é interessante aproveitar que conheceu o conceito para usar em suas vendas, visando que as soluções oferecidas por sua empresa possam atrair o público, fidelizar e diferenciar a marca. Afinal, crescer no mercado requer dedicação e diferenciação no mercado.

Sobre a CS Academy

A CS Academy é a maior referência em educação customer centric na america latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.

Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.

Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados