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Como personalizar a jornada do cliente?

Sumário

Nos últimos anos, a jornada do cliente personalizada se tornou uma forte tendência de mercado, visando se diferenciar da concorrência.

Mas se o seu negócio ainda não adotou essa possibilidade, ainda há tempo! Personalizar a jornada é uma saída interessante para quem busca resultados diferentes e cada vez mais expressivos.

Nós vamos te explicar tudo sobre a importância de personalizar a jornada do cliente e como fazê-lo de forma eficaz. Confira a seguir para que possa implementar em sua empresa.

Lembrando o que é jornada do cliente

Antes de mais nada, é importante lembrarmos que a jornada do cliente é todo o processo que envolve desde o momento em que o cliente descobre a marca até o contato pós-vendas.

Esse processo é importantíssimo para que aquela pessoa tenha uma imagem positiva da empresa, fique com uma boa memória e queira voltar a consumir da empresa.

Se algo não é conforme o esperado ao longo da jornada do cliente, dificilmente essa pessoa voltará a fazer negócios com a empresa. Principalmente devido ao cenário de alta competitividade entre marcas que atuam no mesmo nicho.

Portanto, é cada vez mais comum que as pessoas invistam em personalizar a experiência de seus clientes. De modo que, o cliente possa se sentir ainda mais satisfeito ao ter contato com a empresa. Contribuindo para que estreite laços e queira se manter fiel ao negócio.

Por que se deve personalizar a jornada?

A personalização da jornada do cliente é indispensável para que a empresa venda mais e mantenha um relacionamento próximo com seus consumidores.

Tendo em vista que, isso garante maior assertividade na comunicação, aumentando a possibilidade de gerar desejo de seu cliente pelo produto.

Além disso, a personalização é uma forma de usar o seu banco de dados para fidelizar o público. Afinal, a pessoa já comprou da sua empresa, sabe como é o produto ou serviço e já tem uma imagem da empresa.

O que contribui para que a personalização da mensagem seja uma poderosa ferramenta de ativação. Isso faz com que essa pessoa volte a querer consumir seus produtos ou serviços.

Se a primeira experiência foi positiva, naturalmente a pessoa voltará a comprar após receber uma mensagem que foi idealizada justamente para ser um gatilho de compra.

Portanto, é perfeitamente natural que a personalização da jornada seja capaz de fidelizar e se tornar uma poderosa ferramenta aceleradora das vendas.

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Como personalizar a jornada do cliente na prática?

Entendido a importância de personalizar a jornada do cliente, é importante considerar como fazê-lo. Tendo em vista que, não é um processo simples.

É importante ter uma base de dados para que seja possível personalizar os contatos com o cliente. Existem diferentes informações para considerar, visando um mecanismo eficiente, confira:

01. Analise os dados do cliente

Tudo começa analisando o histórico de compras, interações nas mídias sociais e todas as outras informações que seu banco de dados guardou sobre o cliente.

Tendo em vista que, isso vai te dar um panorama geral sobre o cliente e permitirá obter informações sobre como ele se comporta.

Dessa forma, você terá insights de como pode personalizar sua oferta de produtos ou serviços para esse consumidor.

02. Segmentação de clientes

Com base na análise de dados, é possível agrupar os clientes que possuem preferências, comportamentos e características semelhantes. De modo que, consiga fazer campanhas em escala.

É possível oferecer um desconto específico para esse grupo, afinal, a personalização pode ser feita em larga escala quando a empresa já possui uma base de clientes grande.

Portanto, vale a pena investir na segmentação de clientes nesses casos, com o objetivo de facilitar a personalização e a conquista de resultados positivos a partir disso.

03. Use recomendações personalizadas

É possível usar em seu e-commerce uma recomendação personalizada de acordo com o produto que o cliente coloca no carrinho.

Para tal, é importante usar a inteligência artificial visando combinar produtos. Tendo em vista que, é possível oferecer itens que se complementam e tornam o ticket médio da compra mais alto.

04. Use marketing personalizado e automatizado

A equipe pode aproveitar as informações dos usuários segmentados para fazer o envio de e-mails e campanhas publicitárias personalizadas.

De modo que, a comunicação seja mais atrativa e muito mais eficiente. De modo que, esse cliente considere a proposta irresistível por ter sido adaptada para o seu gosto.

05. Use sistema de gestão para favorecer a personalização

É interessante usar o seu sistema de gestão para favorecer a personalização da jornada do cliente. Afinal, o sistema é justamente onde a equipe consegue coletar todas as informações que são relevantes.

Como é o caso do histórico de compras, preferências, informações relevantes e outros detalhes sobre o cliente.

Suponha que você possui uma loja de roupa feminina. É possível segmentar e formar um grupo de todas as clientes que vestem tamanho 40 e enviar fotos de todos os produtos disponíveis na loja para que essa cliente conheça o catálogo.

Dessa forma, ela já vai visitar a loja sabendo o que esperar e também poderá fazer a compra online. Percebe como as informações valem ouro e possibilitam novas vendas?

Personalizar experiências é uma poderosa tendência

Com o mercado cada vez mais competitivo, oferecer diferenciais para seus clientes é extremamente relevante.

Por isso mesmo, a tendência é que a cada ano as empresas personalizem as experiências de seus clientes, investindo cada vez mais na manutenção da relação com o consumidor.

De modo que seja possível alcançar um relacionamento longo, durável e que seja bastante lucrativo para a empresa.

Com a personalização, o cliente se sente importante e especial, o que por si só é um fator que motiva uma nova compra.

Se a sua empresa nunca experimentou investir nessa aproximação, vale a pena usar todos os dados de sua base de clientes para experimentar o poder da personalização.

Certamente a sua equipe ficará surpresa com o volume de vendas que pode ser gerado a partir de contatos personalizados.

E o melhor de tudo é que, basta boa vontade e a estratégia correta para fazer o cliente se sentir especial e querer comprar.

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