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Como a Inteligência Artificial pode impulsionar o sucesso do seu cliente

Sumário

Sabia que inteligência artificial e sucesso do cliente possuem total relação? Muitas empresas ainda atuam como se fossem questões completamente distintas.

Todavia, na prática, a inteligência artificial pode impulsionar o sucesso do seu cliente!

Entender o cenário atual e como isso pode funcionar na prática é um enorme diferencial competitivo para o negócio. E é justamente isso que iremos abordar hoje.

Inteligência Artificial: entenda um pouco mais sobre

A inteligência artificial (IA) é um avanço tecnológico que está revolucionando o cotidiano de inúmeros brasileiros e negócios.

Tendo em vista que, é capaz de transformar o relacionamento com o cliente, aumentar a eficiência de atendimento e trazer uma série de benefícios.

No entanto, se engana quem pensa que a IA é uma tecnologia recente. Na realidade, tudo começou nos anos 50 com os cientistas Hebert Simon, Allen Newell, Jonh McCarthy e outros pioneiros que desenvolveram robôs com o intuito de que se tornassem mais humanos.

O desejo sempre foi de construir máquinas capazes de reproduzir a capacidade humana. De modo que, fosse possível usar a tecnologia no cotidiano.

É óbvio que nos anos 50 não havia tecnologia suficiente para fazer um projeto tão moderno quanto temos hoje. Todavia, os pioneiros precisam ser lembrados. Afinal, eles deram ideias importantes que contribuem positivamente para o que conhecemos como IA nos dias de hoje.

Qual a importância da inteligência artificial no cenário atual?

Nos últimos anos a inteligência artificial ganhou um papel cada vez mais expressivo no cotidiano das pessoas.

Afinal, quem não ouviu falar sobre Alexa ou ChatGPT nos últimos meses? Sem que a maior parte das pessoas percebam, a inteligência artificial se tornou parte de seus cotidianos.

Portanto, é perfeitamente compreensível que a inteligência artificial tenha total importância no cenário atual. Principalmente para as empresas.

Uma vez que, a maior parte das empresas já usam sistemas pautados pela IA para que possam acelerar o processo de atendimento ao cliente, por exemplo.

Praticamente todos os brasileiros já tiveram contato com algum atendimento automatizado ou tecnologia de inteligência artificial no dia a dia. No entanto, por ser algo extremamente normalizado é natural que as pessoas sequer percebam a importância da tecnologia no próprio dia a dia.

Apesar de já fazer parte do cotidiano de inúmeros brasileiros, a inteligência artificial ainda é uma tecnologia que tende a crescer ao longo dos próximos anos. E isso acaba oferecendo inúmeras vantagens para as empresas que utilizam corretamente.

Como a inteligência artificial pode ser usada no sucesso do seu cliente?

E quem ainda não se deu conta, a inteligência artificial pode ser parte importante do processo de impulsionar o sucesso do cliente. Uma vez que, é possível usar IA para diferentes demandas, como:

01. Automação do atendimento inicial

Aquelas perguntas que os clientes fazem de forma frequente, por exemplo, são passíveis de automação.

A inteligência artificial é capaz de oferecer respostas detalhadas para as dúvidas dos clientes. De modo que, sequer seja necessário encaminhar o contato para o atendimento humano.

Além disso, até mesmo quando o cliente precisa de atendimento humano, acaba tendo a demanda solucionada com maior facilidade e a empresa tem redução de custos.

Afinal, é natural que o número de atendimentos que chegam até os profissionais caia, justamente por existir uma série de informações e interações que já foram passadas pela IA.

Aspecto que faz com que mesmo uma equipe menor de atendentes seja capaz de atender toda a demanda diária da empresa. O que é fundamental para o crescimento da mesma.

02. Personalização

A personalização é possível a partir do uso da IA para melhorar a experiência do cliente. Nesse caso, são usadas análises de dados e a capacidade de aprendizado da IA.

Dessa forma, é possível oferecer produtos de acordo com as preferências de cada cliente, o que tem potencial para aumentar a satisfação do cliente e consequentemente a sua fidelização.

Afinal, um cliente que percebe o uso de tecnologia para sugerir boas opções de produtos que estão de acordo com suas expectativas, naturalmente usufrui do serviço por completo.

Além disso, o cliente percebe valor na ação da empresa ao oferecer aquilo que ele espera. Portanto, é natural que esse consumidor se mantenha fiel ao produto ou serviço por muito mais tempo.

03. Monitoramento

Com a inteligência artificial sendo aplicada ao cotidiano do negócio, é possível monitorar na internet o que as pessoas falam sobre a empresa.

Aspecto que é fundamental para a equipe conseguir identificar problemas e impulsionar o sucesso do seu cliente. Tendo em vista que, sabendo exatamente o que as pessoas pensam, é possível otimizar processos e se tornar muito mais assertivo.

Uma vez que, a empresa terá um panorama de reclamações, elogios e apontamentos que não passam por filtros.

Afinal, não é raro que as pessoas suavizam críticas quando são questionadas durante interações com colaboradores da empresa.

Todavia, online se sentem livres para falar mais abertamente suas opiniões e isso pode ser muito interessante para dar ao gestor a oportunidade de receber críticas construtivas.

De modo que, seja possível ter um resultado adequado a partir da implementação de melhorias de acordo com o que é recebido como crítica dos consumidores.

A inteligência artificial também pode ser usada para melhorar a tomada de decisão

O setor de sucesso do cliente precisa lidar com um significativo volume de dados, bem como, precisa ter líderes que sejam capazes de tomar decisões frente às demandas do setor.

Diante disso, é importante perceber que, a inteligência artificial também pode ajudar nestes desafios.

Uma vez que, os sistemas podem otimizar a análise de dados, contribuindo com relatórios detalhados que identificam padrões e tendências.

Além disso, é possível usar IA para descobrir oportunidades e minimizar riscos das decisões. Aspectos que são fundamentais para impulsionar o sucesso do seu cliente.

Afinal, o setor trabalhará com maior eficiência, contribuindo para que os consumidores sejam diretamente impactados pelas decisões assertivas da equipe.

Agora que já sabe mais sobre inteligência artificial, aproveite a tecnologia para impulsionar o sucesso do seu cliente. Uma vez que, ambos estão intimamente relacionados.

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