logo CS Academy branco

7 segredos para se tornar um profissional data driven

Sumário

O profissional data driven tem sido constantemente requisitado pelas grandes empresas nos últimos anos. Aqueles que possuem perfil para atuar na área naturalmente conseguirão bons salários, além da possibilidade de escolher entre muitas oportunidades de empregos.

Pensando nisso, trouxemos alguns aspectos da carreira que devem ser conhecidos por você. De modo que, possa se preparar para ocupar um cargo como um profissional data driven.

Afinal, é um bom momento para aproveitar o boom do setor e buscar se posicionar na área. Confira tudo a seguir.

O que é ser um profissional data driven?

Ser um profissional data driven se trata de orientar decisões a partir da análise e interpretação de dados. Dessa forma, é possível ganhar em assertividade na tomada de decisão, evitando que a gestão seja baseada em instinto apenas.

Portanto, um profissional data driven é estratégico para o crescimento da instituição. Uma vez que, ele atua analisando os dados e definindo ações que serão positivas para os objetivos da empresa.

Por que me tornar um profissional da área?

Além de saber o que é um colaborador data driven, é importante ter clareza de por quais motivos se especializar na área de dados.

O primeiro ponto é que a gestão de dados é uma tendência nas empresas. Afinal, com base nos dados coletados todos os dias é possível definir uma série de ações que trazem resultados precisos para o negócio.

Portanto, é um setor que está em franco crescimento e que tende a se manter assim ao longo dos próximos anos.

No mais, o profissional com afinidade na área tende a ganhar ótimos salários. Afinal, é um profissional estratégico para a gestão do negócio e sua assertividade é remunerada com um salário significativo.

Uma vez que, sua atuação é capaz de impulsionar o crescimento da empresa no rumo desejado. Por isso mesmo, profissionais que estão buscando uma posição no mercado e visam altos salários, possuem habilidade estratégica e boa capacidade analítica não vão se arrepender ao investir em se especializarem nessa área de atuação.

YouTube video

7 segredos para ser um bom profissional data driven

Agora que você já sabe o que é e porque ser um profissional data driven, é importante entender quais são os segredos para ser um bom profissional na área, confira:

01. Aprender os fundamentos da análise de dados

Um profissional que atue orientado por dados precisa conhecer as principais ferramentas usadas no dia a dia para análise de dados, como:

  • Bancos de dados e Big Data.
  • Linguagens de programação SQL, Python e R;
  • Domínio avançado de Excel;
  • Criar visualizações de dados usando ferramentas como o Tableau.

Para se destacar o interessado em se tornar um data driven pode investir em cursos de Data Analytics, de modo que, aprenda as principais habilidades necessárias para o cargo que deseja ocupar.

02. Desenvolver soft skills

É preciso ser bom em comunicação para que consiga passar os insights para o time. Além disso, pensamento crítico para compreender cenários e problemas é indispensável.

Assim como, as habilidades analíticas para resolver os problemas que se apresentam e determinar as melhores soluções inovadoras para alcançar seus objetivos são aspectos fundamentais do cargo.

O profissional data driven tem sempre uma postura de atenção aos detalhes, visando que todas as informações sejam usadas para que possa alcançar os melhores resultados a partir da análise do todo.

03. Capacidade de vincular decisões aos dados

Cada decisão que o data driven toma deve ser essencialmente vinculada à sua mentalidade analítica e embasado nos dados.

A ideia é que a empresa seja guiada pelas informações para que não caia no erro de gerenciar um negócio somente baseado em seus instintos.

Afinal, o objetivo do cargo é justamente que o profissional detecte padrões, analise os cenários e consiga estabelecer decisões assertivas com base nos dados avaliados.

04. Compreensão do negócio e capacidade argumentativa

Um profissional que é orientado por dados não está descolado da realidade do negócio. Ao contrário disso, é um colaborador que tem profunda compreensão do negócio.

De modo que, possa ser capaz de usar as informações coletadas e sua capacidade argumentativa para que tome boas decisões e consiga convencer os parceiros de trabalho de que está correto.

Afinal, não basta perceber uma tendência ou oportunidade, é preciso que todo o time esteja acompanhando o que o profissional data driven propõe. E ser bom em argumentação é um dos principais desafios do colaborador da área.

Uma vez que, geralmente, são profissionais muito apegados aos dados e que conseguem enxergar o que os colegas não percebem. Por isso, a dificuldade de explicar e argumentar precisa ser vencida para que o data driven faça um trabalho brilhante.

Customer data analytics

05. Capacidade de apresentação

É preciso usar ferramentas como Tableau e PowerBI para criar suas próprias visualizações. De modo que, consiga criar tabelas, gráficos e dashboards para identificar tendências e ter conclusões plausíveis.

Dessa forma, os dados contribuem para as visualizações, apresentando as descobertas por si só. O que também acaba sendo uma poderosa maneira de convencer os colegas de trabalho sobre suas análises e conclusões.

06. Data driven desenvolve continuamente suas habilidades analíticas

O profissional que atua na área deve se manter sempre atualizado em relação aos recursos de análise de dados, usando plataformas como Google Analytics, Adobe Analytics, planilhas, Query Language e muito mais.

Portanto, é um profissional que também precisa ter atenção para estar constantemente se atualizando não só na pesquisa e coleta de dados, como também, no uso de ferramentas para visualização dos dados.

Dessa forma, será um profissional cada vez mais competente e eficiente, visando alcançar a máxima assertividade.

07. Capacidade de correlacionar informações

O profissional data driven deve ser orientado pelas decisões conscientes e analíticas. De modo que, seja possível correlacionar insights e obter conclusões a partir da análise de padrões e correlações de diferentes tipos de dados.

Afinal, é necessário usar a correlação para que consiga analisar o alto volume de dados com os quais o profissional trabalha.

Aproveite que agora já sabe mais sobre essa profissão e desenvolva a sua carreira no sentido de se aperfeiçoar para ocupar um cargo voltado para o mercado data driven.

De modo que, possa usufruir de uma das centenas de vagas disponíveis para colaboradores capacitados que fazem a diferença nas empresas onde trabalham.

Sobre a CS Academy

A CS Academy é a maior referência em educação customer centric na america latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.

Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.

Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados