Estratégia Data Driven: Como os dados podem ajudar a definir a sua área de CS/CX

Quando falamos em dados, logo nos vem à mente as diversas informações, números, planilhas, e dashboards. Mas no fim das contas, nos perguntamos o porquê de gerar tudo isso? A resposta é simples: essas informações precisam se transformar em algo útil e que ajude a empresa a montar a sua estratégia data driven.

Esse mundo de data analytics já é uma realidade em muitas empresas ao redor do mundo, e é por isso que devemos entender como os dados podem ser de fato transformados em informações úteis para o seu negócio, além de estratégias eficientes para a melhoria dos resultados.

Como transformar dados em estratégias?

A coleta de dados é uma parte essencial na cultura data driven, mas saber o que fazer com esses dados é definitivamente a parte mais trabalhosa. Quando falamos em dados , falamos de informações brutas, que aparentemente não tem muito valor de uso e por isso precisam ser processadas e interpretadas.

O resultado das informações processadas e interpretadas é a chamada informação estratégica, ou seja, que apresentam valor útil para as empresas, e que podem gerar insights, ações e ajudar nas tomadas de decisões para o negócio.

Existe uma quantidade enorme de dados e é justamente por isso que eles precisam ser reduzidos, analisados e transformados em algo útil, pois quando isso acontece eles se tornam relevantes e geram as novas ações e estratégias para dentro da sua empresa.

O que a sua empresa pode fazer para ter uma estratégia data driven?

Nós vimos que transformar os dados brutos em informações relevantes, é algo que precisa ser feito dentro das empresas para gerar de fato algum tipo de estratégia. Mas como fazer isso dentro da empresa? Aí vai algumas dicas que podem te ajudar.

Ter uma cultura data driven

Para montar uma estratégia dentro da cultura data driven, obviamente é necessário ter uma. Caso isso ainda não aconteça dentro da sua empresa, implemente-a, traga os dados para o centro das suas decisões, e ajude o seu negócio a se sobressair e ter melhores resultados.

Definir objetivos para a transformação dos dados

Quando se tem uma cultura data driven e os dados começam a fazer parte do seu negócio, é necessário fazer um planejamento e definir objetivos para esses dados. Saber o que a sua empresa espera obter a partir dessas informações é essencial para tornar esses dados relevantes.

Integrar os dados dos seus clientes

Com os dados fazendo parte do negócio é comum que cada área faça a coleta e os mantenha da forma que lhe é mais conveniente, porém quando queremos fazer com que esses dados tenham um objetivo mais estratégico é necessário uni-los e criar uma base integrada, a fim de facilitar a análise para a montagem estratégica geral da empresa.

Como os dados podem ajudar a definir a sua área de CS/CX

Que os dados estratégicos vão te ajudar a entender diversos aspectos da sua empresa você já entendeu, afinal de contas eles auxiliam nas tomadas de decisões, e na montagem estratégica da sua organização, independente do segmento. Mas hoje vamos falar um pouco de como esses dados podem te ajudar na sua área de sucesso e experiência do cliente.

Entender o comportamento do seu consumidor

Umas das principais funções dos dados estratégicos é prever os comportamentos, seja ele, do seu negócio, do mercado, ou do seu consumidor. Utilizar os dados para entender como se comporta o seu cliente vai te ajudar a antecipar suas ações, e fazer com que elas deem resultados mais efetivos, garantindo assim uma melhor experiência dentro do seu negócio.

Visualizar a jornada do seu cliente

Através dos dados é possível identificar e visualizar de forma geral a jornada que o seu cliente percorre dentro da sua empresa, o que é de grande importância para saber os acertos e falhas dessa jornada, e assim trabalhar em melhorias para fazer com que o cliente obtenha o sucesso desejado.

Personalizar experiência do cliente

Saber dados sobre o perfil do consumidor, suas interações, histórico de navegação e compras traz grande vantagem na hora de criar uma experiência única para o cliente. Essas informações podem gerar estratégias personalizadas para cada cliente, e muitas delas automatizadas, o que também facilitaria o trabalho do seu CSM.

Vantagens competitivas ao seu negócio

Uma empresa que se preocupa em obter não só as métricas de pesquisa, mas também a maturidade para usar esses dados de maneira correta, priorizando o sucesso do cliente, com certeza terá muita vantagem competitiva frente aos concorrentes. A utilização de dados para a criação de novas estratégias, leva a sua empresa para um lugar acima das demais.

Transformar dados em estratégias pode até dar um pouco de trabalho dentro da sua empresa, mas com certeza vai trazer resultados extremamente satisfatórios e que vão te ajudar a alavancar os seus resultados, e melhorar a eficácia dos seus processos dentro da sua área de experiência e sucesso do cliente.

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